Leitura Diária • Mateus 13-14


Por Eliézer Sejač Rodrigues.

DESTAQUES

  • Parábolas de Jesus
  • A execução de João Batista
  • Alimentação para 5 000 pessoas
  • Jesus caminhando sobre as águas.

TEXTO ÁUREO: "...Eis que o semeador saiu a semear... uma parte da semente caiu ao pé do caminho... E outra caiu em boa terra..." (Mateus 13:3,4,8)


ANÁLISE
Uma grande multidão se reuniu para ouvir Jesus e, para revelar a condição espiritual do seu coração, Ele lhes contou uma parábola. Ele falou de quatro tipos de respostas a Sua Palavra, e então explicou por que tão poucos a recebem.
Alguns reagem com uma indiferença auto-destrutiva a Sua Palavra; é a semente que caiu "junto ao caminho" (Mateus 13:19).
Outros parecem muito receptivos à Sua Palavra: "Brotam rapidamente" Que entusiasmo! Que velocidade de crescimento! O "convertido" parece tão promissor, tão cheio de vida. Mas em poucos meses ou mesmo dias, é difícil ver sinais de vida, porque a semente tinha caído "em pedregais" (Mateus 13:20). Como não houve profundidade, todo o interesse evaporou-se quando enfrentaram "... angústia... ou perseguição por causa da palavra" (Mateus 13:21).
Outros são enganados pelos "cuidados deste mundo e pela sedução das riquezas" (Mateus 13:22). Este conflito da semente entre espinhos, revela o homem vacilante que não é indiferente como o primeiro, nem superficial como o segundo, mas outros interesses têm a mesma devoção em seu coração. O resultado trágico é que "a Palavra de Deus" é sufocada e fica infrutífera.
O diabo, a carne e o mundo são as três perturbações que destroem o fruto entre três tipos de pessoas que ouvem a Palavra.
Mas parte "caiu em boa terra". Estes receberam com humildade a palavra semeada, a qual pode salvar sua alma. Nosso fruto depende da medida que Sua Palavra controla nossas vidas e realizamos a Sua vontade.


"Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e as riquezas" (Mateus 6:24)


PENSAMENTO DE HOJE: Quando obedecemos à Palavra de Deus, nossa fé é fortalecida.

REFERÊNCIAS

  • Mateus 13:14-15 <> Isaías 6:9-10.
  • Mateus 13:35 <> Salmos 78:2.

Texto traduzido e adaptado do blog "JesuCristo es la solución"

0 Comentários em "Leitura Diária • Mateus 13-14"

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.
ELA É DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA PARA NÓS!

Identifique-se, pois queremos estar sempre em contato direto com nossos leitores!

Obrigado por acompanhar, divulgar e orar pelo blog O Semeador!
Que Deus abençoe sua vida, em nome de Jesus!

Blog Archive

TEXTOS MAIS ACESSADOS