Leitura Diária • O livro de Jonas


Por Eliézer Sejač Rodrigues.


  • 32° livro da Bíblia
  • 4 capítulos
  • 48 versículos

JONAS
Jonas viveu durante o reinado próspero, mas ímpio do rei Jeroboão II e foi um profeta de destaque em Israel. Ele havia profetizado o grande sucesso militar do rei Jeroboão II sobre a Síria (II Reis 14:25).
O livro de Jonas é um relato histórico da missão de Jonas ao povo de Nínive, o grande inimigo de Israel, para anunciar a sua destruição. No princípio, Jonas não queria cumprir voluntariamente a ordem de Deus, mas após uma série de acontecimentos dramáticos, Jonas obedeceu com relutância. No entanto, ele não ficou feliz quando o rei e o povo de Nínive se arrependeram e o juízo de Deus foi evitado.
Este livro apresenta Deus como um Deus de amor e misericórdia. Aquele que perdoa e salva até mesmo os inimigos do Seu povo se se arrepender, ao invés de puni-los e destruí-los.
Jesus colocou em contraste o arrependimento do povo pagão de Nínive, que tinha pouco conhecimento do juízo de Deus, com a dureza dos israelitas que tinham grande conhecimento da Palavra de Deus e de Seus caminhos.
O povo de Nínive se arrependeu com a pregação de Jonas, mas a maioria das pessoas se recusaram a se arrepender quando Jesus pregou.
O que aconteceu com Jonas era uma analogia da ressurreição de Cristo: "Pois, como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim estará o Filho do homem três dias e três noites no seio da terra." (Mateus 12:39-41; compare com Lucas 11:29-32).
O juízo de Deus é seguro! Não importa se temos pouco ou muito conhecimento de Sua Palavra. Quem não receber a Cristo como seu Salvador estará eternamente perdido.
Somos privilegiados por ter a Palavra de Deus à nossa disposição. Com esse privilégio vem a responsabilidade de partilhar com os outros.


DATA, LOCAL E AUTORIA
Escrito na Palestina, cerca de 853-824 a.C. pelo próprio profeta Jonas. (Jonas 1:1; Jonas 2:1; Jonas 4:1; II Reis 14:23-27; Mateus 16:4)

Texto traduzido e adaptado do blog "JesuCristo es la solución"

0 Comentários em "Leitura Diária • O livro de Jonas"

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.
ELA É DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA PARA NÓS!

Identifique-se, pois queremos estar sempre em contato direto com nossos leitores!

Obrigado por acompanhar, divulgar e orar pelo blog O Semeador!
Que Deus abençoe sua vida, em nome de Jesus!

Blog Archive

TOP 10