Leitura Diária • Jonas 1-4


Por Eliézer Sejač Rodrigues.

DESTAQUES

  • Jonas é comissionado
  • O esforço de Jonas para evitar a vontade de Deus
  • Jonas é engolido pelo grande peixe
  • A oração de Jonas
  • Segunda comissão de Jonas
  • Arrependimento de Nínive
  • Desgosto de Jonas.

TEXTO ÁUREO: "E veio a palavra do SENHOR a Jonas, filho de Amitai, dizendo: Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive, e clama contra ela... Porém, Jonas se levantou para fugir da presença do SENHOR para Társis. E descendo a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem..." (Jonas 1:1-3)


ANÁLISE
Jonas não estava disposto a ser um missionário estrangeiro em Nínive, a grande capital do cruel inimigo assírio. Erroneamente acreditava que podia escolher em qual cidade serviria a Deus; que podia ignorar a vontade revelada de Deus para sua vida e mudar o pensamento de Deus.
Deve ter sido a resposta às suas orações quando Jonas encontrou um navio que viajava para Társis no mesmo dia de sua chegada em Jope. Mas enquanto Jonas descobria tais respostas satisfatórias às suas orações, muita coisa foi acontecendo, que estão registradas: "descendo a Jope"; "entrou no navio..."; e, finalmente, "desceu até a fundamentos dos montes " (Jonas 1:3, Jonas 2:6).
Por um momento, parecia que as circunstâncias favoreciam o plano de Jonas, que teve tanta calma que logo "tinha ido dormir" no porão do navio (Jonas 1:5). No entanto, as circunstâncias favoráveis ​​para evitar a vontade de Deus nunca produzirão um resultado satisfatório. Jonas pensou que tinha deixado seus problemas para trás, mas tal "boa sorte" sempre acaba em "águas profundas". Com frequência, persistimos em nosso próprio plano de ruína que em buscar a vontade de Deus.
Quando Jonas pagou sua passagem, ele não percebeu o alto preço que estava pagando por sua própria satisfação. Alguém pode alegar que trabalha para Deus e dizer que tem a sua aprovação, mas se for uma pessoa que busca se satisfazer em lugar de agradar a Cristo, os seus passos sempre irão para baixo ... baixo ... baixo.
Deus amou tanto esse profeta instável que não permitiu prosperar em seus caminhos egoístas. 


"Porque o Senhor corrige o que ama, E açoita a qualquer que recebe por filho." (Hebreus 12:6).
PENSAMENTO DE HOJE: Peça ao Senhor para não deixar você fazer a sua própria vontade se ela estiver em conflito com a Sua vontade para sua vida.
CRISTO REVELADO

  • Em Jonas (Jonas 1:7, Jonas 2:10).
  • Jesus usou esta ilustração para falar sobre sua morte, sepultamento e ressurreição, quando os fariseus pediram-lhe um sinal sobre quem ele era (Mateus 12:39-40, I Coríntios 15:4).

Texto traduzido e adaptado do blog "JesuCristo es la solución"

0 Comentários em "Leitura Diária • Jonas 1-4"

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.
ELA É DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA PARA NÓS!

Identifique-se, pois queremos estar sempre em contato direto com nossos leitores!

Obrigado por acompanhar, divulgar e orar pelo blog O Semeador!
Que Deus abençoe sua vida, em nome de Jesus!

Blog Archive

TEXTOS MAIS ACESSADOS