Chocolates: Beneficios e Malefícios

E ae galerinha, beleza?

Páscoa está chegando! Hummmm, chocolate, chocolate, chocolate!!!

Vocês sabiam que o chocolate também faz parte do mundo cristão antes mesmo da existência da páscoa e capitalismo extremista?
Há especulações de que o chocolate vem do ano de 1.500 A.C pela civilização Olmeca e posteriormente os Maias, Toltecas, a Azteca utilizavam o cacau em forma de bebida e o consideravam como um alimento dos Deuses, sendo porém ingerida apenas pelos sacerdotes em rituais religiosos. Tempos depois, o caroço do cacau se tornou moeda corrente.
Pois bem, o histórico não importanta tanto assim. Na verdade não importa nada, o que importa mesmo é comer!
ahuahuahuah
Brincadeiras a parte, se alguém quiser ler mais sobre a história do chocolate, clica aqui e boa leitura.

Aproveitando que lá vem um monte de chocolates por aí e promoções pós-páscoa, listarei um pouco das maravilhas que este doce faz no nosso organismo e também as consequências do excesso de chocolate no organismo. Aham, precisa alertar sim antes que alguém tenha uma overdose de chocolate (é, eu ainda sabendo de tudo isso, vou correr o risco sim xD)

Benefícios:
♥ Nutritivo, contém vitaminas e sais minerais, além de alto teor de flavonóides (antioxidantes que podem ajudar a reduzir os riscos de doenças cardiovasculares)

♥ Alguns estudos, não conclusivos, dizem que os antioxidantes presentes no chocolate amargo combatem os radicais livres, retardando, assim, o envelhecimento, e ajudam a diminuir os níveis de LDL (o mau colesterol) no sangue. Ele contém vitaminas A, B, C, D e E e sais minerais, como o ferro e o fósforo.

♥ O óleo do cacau hidrata a pele apenas superficialmente, podendo ser usado em peles ressecadas ou envelhecidas, embora existam produtos mais eficazes.

♥ Substância presente no chocolate age como protetor cardiovascular e contribui para transformar o colesterol ruim em benefício para a saúde do coração

♥ Para as mulheres o chocolate ainda ajuda na redução dos sintomas da síndrome de tensão pré-menstrual.

♥ O chocolate libera endorfinas, podendo estimular o apetite sexual e causar sensações de bem-estar

♥ Esta guloseima contém as vitaminas B1 e B2. Tais propriedades ajudam a recuperar peles secas e envelhecidas, seja pelo sol ou pelo tempo. Além disso, o acido graxo encontrado no chocolate, forma uma espécie de película protetora ao redor da pele, impedindo a sua desidratação.

♥ Uma pesquisa realizada com 300 grávidas, tiveram maior facilidade de responder que seus bebês se encontravam mais felizes e sorridentes do que os bebês de mulheres que não ingeriram o doce, além de que não tinham medo quando se deparavam com situações adversas.

♥ Os fitoquímicos do cacau melhoram a secreção da adiponectina, o que aumenta a ação antiinflamatória, reduzindo os riscos de diabetes e aterosclerose (alterações nos vasos sanguíneos que levam a obstrução dos mesmos).


Malefícios:

oO Altamente calórico

oO Deve ser consumido com moderação inclusive por pessoas saudáveis.

oO O chocolate ao leite e o branco são os menos recomendados, devido às gorduras saturadas presentes no leite.

oO Pessoas sensíveis podem ter enxaqueca provocada por alergias ou devido à ação de substâncias vasodilatadoras presentes no chocolate, além de irritações na pele, no estômago e na mucosa intestinal.

oO A tosse pode ocorrer como manifestação alérgica, embora não seja comum.

oO A diarréia pode ser causada pelo consumo excessivo, devido ao alto teor de gordura, razão pela qual pessoas com problemas no fígado devem evitá-lo.

oO Estima-se também que de 10% a 15% das pessoas com doenças labirínticas tenham problemas com o metabolismo de açúcar.

oO Alguns dermatologistas, no entanto, afirmam que pacientes com propensão à acne relatam piora após a ingestão exagerada de chocolate.

oO O chocolatee contém três substâncias que podem provocar dependência química: a teobromina, a cafeína e a feniletiamina. Para ser caracterizada como dependente, a pessoa precisa consumir chocolate para se sentir bem ou ter sintomas depressivos quando fica muito tempo sem comê-lo. Geralmente, o problema afeta os indivíduos angustiados e os ansiosos.


Cientes de todas essas coisas, coloque seu cabeção no lugar na hora de se deliciar, assim você evita que seu braço caia, olhos saltem e cabeça exploda.
\ficaadica! xD

And here we go again!
Beijos da Samu

0 Comentários em "Chocolates: Beneficios e Malefícios"

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.
ELA É DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA PARA NÓS!

Identifique-se, pois queremos estar sempre em contato direto com nossos leitores!

Obrigado por acompanhar, divulgar e orar pelo blog O Semeador!
Que Deus abençoe sua vida, em nome de Jesus!

Blog Archive

TEXTOS MAIS ACESSADOS