Leitura Diária • O livro de Lamentações de Jeremias


Por Eliézer Sejač Rodrigues


  • 25° livro da Bíblia
  • 5 capítulos
  • 154 versículos

LAMENTAÇÕES
Jeremias viveu em Jerusalém e viu suas profecias cumpridas. Jerusalém foi submetida aos horrores da fome (Lamentações 2: 19; Lamentações 4:10), depois os exércitos babilônios saquearam a Cidade Santa, destruindo o Templo. Fora de Jerusalém, Jeremias chorou.
O livro de Lamentações é uma mensagem de profundo pesar pela destruição do reino que Jeremias, tão arduamente, tentou salvar.
Jeremias sabia as inevitáveis consequências da desobediência do povo: " ... o Senhor a entristeceu, por causa da multidão das suas prevaricações" (Lamentações 1:5). A cidade de Deus tornou-se tão má como Sodoma (Lamentações 4:6; compare com Lucas 12:47-48).
Sabendo que Deus é misericordioso, Jeremias recorreu a Ele em oração. Mas ele não pôde impedir que o povo de Judá se afastasse Deus e nem pôde levá-los de volta à adoração. Embora o livro das Lamentações mostra que o Deus de amor e justiça também deve ser visto como o Deus de juízo sobre o pecado. Há uma nota de confiança em Deus e esperança para o futuro.

DATA, LOCAL E AUTORIA
O livro foi escrito na Palestina logo após a destruição de Jerusalém, em aproximadamente 616 a.C.
Embora não exista o nome do autor no texto, uma invariável tradição antiga atribui o livro à Jeremias. A Septuaginta diz: "E aconteceu que, depois de Israel ser levada cativa e Jerusalém ficar desolada, Jeremias sentou-se chorando e pranteou com esta lamentação sobre Jerusalém e disse: ..." A Vulgata também atribui o livro à Jeremias.

Texto traduzido e adaptado do blog "JesuCristo es la solución"

0 Comentários em "Leitura Diária • O livro de Lamentações de Jeremias"

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.
ELA É DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA PARA NÓS!

Identifique-se, pois queremos estar sempre em contato direto com nossos leitores!

Obrigado por acompanhar, divulgar e orar pelo blog O Semeador!
Que Deus abençoe sua vida, em nome de Jesus!

Blog Archive

TOP 10