Leitura Diária • O livro de Daniel


Por Eliézer Sejač Rodrigues.


  • 27° livro da Bíblia
  • 12 capítulos
  • 357 versículos

DANIEL
Daniel, um judeu de linhagem real que amava a Deus, estava entre os primeiros judeus cativos levados para a Babilônia depois que Nabucodonosor tomou Jerusalém em torno de 605 a.C. (Daniel 1:1-7). Naquela época, Daniel tinha entre 16 e 23 anos de idade. O ministério de Daniel abrange todo o período de 70 anos do exílio de Judá na Babilônia. Ele serviu como oficial nas cortes da Babilônia e da Pérsia.
O livro de Daniel foi escrito na época em que os judeus sofriam perseguição e opressão.
A primeira seção (capítulos 1-6) fala de Daniel e de alguns de seus companheiros de exílio que, pela fé e obediência a Deus, triunfaram sobre seus inimigos. Embora estivesse rodeado de pecado na grande cidade da Babilônia, longe de casa, Daniel se manteve fiel a Deus. Na verdade, Daniel é um dos poucos indivíduos nas Escrituras que nenhum pecado é registrado. Ezequiel compara a vida digna de Daniel às vidas de Noé e Jó (Ezequiel 14:14,20).
A segunda seção (capítulos 7-12) registram as visões de Daniel. Daniel revelou que os impérios da Babilônia, Pérsia, Grécia e Roma iriam se levantar e cair. Ele também profetizou a vitória do povo de Deus.
O livro de Daniel revela a intervenção de Deus nos assuntos governamentais, bem como nos pessoais. Ele está no controle de TUDO.
As visões de Daniel profetizan o momento em que o ministério do Senhor começaria. O reino de Cristo é descrito como uma pedra "cortada sem mãos ..." sem a intervenção do poder humano, um reino que jamais será destruído, e vai trazer um fim a todos os outros reinos (Daniel 2:44-45).
Daniel fornece informações vitais sobre os últimos dias de Israel e da terra. Ele também revela a superioridade e soberania de Deus sobre toda a criação, incluindo os governos deste mundo.
Jesus frequentemente cita o livro de Daniel e falou dele como "o profeta Daniel", ou aquele que recebe a revelação divina (Mateus 24:15, Marcos 13:14).


DATA, LOCAL E AUTORIA
Escrito na Babilônia e em Susã, cerca de 616 a 536 a.C.
O autor do livro foi o próprio Daniel, um príncipe cativo de Judá (Daniel 1:3-6); um intérprete de sonhos e visões (Daniel 1:17; Daniel 2:12-49); primeiro-ministro de diversos reis (Daniel 5:29; Daniel 6:1-3); e profeta de Deus (Daniel 8:1; Daniel 12:4-13).


Texto traduzido e adaptado do blog "JesuCristo es la solución"

0 Comentários em "Leitura Diária • O livro de Daniel"

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.
ELA É DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA PARA NÓS!

Identifique-se, pois queremos estar sempre em contato direto com nossos leitores!

Obrigado por acompanhar, divulgar e orar pelo blog O Semeador!
Que Deus abençoe sua vida, em nome de Jesus!

Blog Archive

TOP 10