AS TRÊS IGREJAS

Os cristãos são chamados para serem LUZ DO MUNDO E SAL DA TERRA

Paz do Senhor!
Não! Eu não desisti do blog, e nem fui arrebatado!
Estou sem net e, ao mesmo tempo, estava em viagem missionária... Mas estou de volta, se os leitores me aceitarem!
Eu tenho compartilhado uma impressão que tenho tido em alguns lugares por onde tenho passado. Talvez se os leitores visitem igrejas de denominações diferentes, podem me ajudar e complementar esta idéia.
Mas o objetivo deste texto NÃO É julgar as denominações, mas sim auxiliar para que cada um reflita sobre si mesmo, quanto a qual lugar tem ocupado na igreja.
As três formas de igreja que eu tenho visto por aí resumiria nisto:

Igrejas "Tipo 1":
Voltadas para sua própria liturgia e costumes, permanecem fechadas em si mesmas e alheias a tudo no mundo. Podem ser grandes ou pequenas... Ativistas ou paradas... Avivadas ou tradicionais... Mas são todas fechadas em si mesmas. As igrejas do "tipo 1" não se preocupam com o que acontece do lado de fora de suas portas, ou fora de seu plano de ação. É como se o mundo todo se resumisse à sua própria denominação!
As igrejas do "Tipo 1" permanecem investindo em seu "modus vivendi", em seus costumes, ritos, liturgias, "visão", e perderam muito da espiritualidade viva. Têm "aparência de crente": aparentemente fervorosa, mais comprometida mais com sua própria doutrina do que com o Reino de Deus e a Sua Justiça.
As pessoas da igreja "tipo 1" se sentem "os crentes". Estão ensoberbecidos por uma religiosidade vazia e alienada. Algumas vezes pode entrar naqueles "modismos evangélicos", como ondas, ou se fechar em tradicionalismo. São, na verdade, muito carnais, que tratam a igreja como uma espécie de "clube religioso" para satisfazer suas necessidades psicológicas e sociais. São "mornos", porque conhecem e crêem na Palavra, mas não fazem nada para mudar de vida e ter um encontro transformador com Jesus Cristo.

Igreja "Tipo 2":
São, na verdade, falsas igrejas. Distorcem a bíblia, criam doutrinas heréticas e manipulam a fé dos seus membros para conquistar: dinheiro, poder e notoriedade. Não são igrejas, de fato, mas imitações da igreja que podem até alcançar certa notoriedade! Não é raro essas falsas igrejas alcançarem destaque na mídia, e conquistarem grande número de "fiéis". O emocionalismo e a apelação motivacional, através de rituais bombásticos e muita publicidade, são atrativos para pessoas de fé tola e ignorante! A Palavra de Deus é manipulada em favor das ideologias e interesses dos líderes de tais falsas igrejas.
Os membros das falsas igrejas (do "tipo 2") são pessoas materialistas, nada espirituais! Elas buscam à igreja como uma espécie de barganha com Deus: correm atrás de bênçãos, sinais e coisas do gênero. Vão aos cultos para assistir a espetáculos de "mágica", e relacionam-se com Deus não em adoração, por interesse: buscam em Deus não o Pai e o Senhor, mas simplesmente o abençoador!
Estas falsas igrejas, do "tipo 2", só crescem porque o povo é materialista, carnal e imediatista! Se o povo buscasse a Deus por adoração a Quem Ele É, por gratidão ao que Ele já fez, e o procurasse através da meditação da Palavra de Deus, tais falsas igrejas não teriam como subsistir! Mas como muitos buscam a religião para aliviar seus medos, ou para conquistar seus objetivos frívolos e mesquinhos, ou por simples tédio, tais se tornam presas fáceis desses lobos devoradores!
O pior é que as igrejas do "tipo 2" blasfemam e mancham o Nome de Deus e sujam a imagem da Igreja de Cristo pois, se dizendo cristãs, estão comprometidas com princípios satânicos e se tornam péssimos testemunhos para aqueles que ainda não creram!
Eu mesmo, quando era ateu, me revoltava contra todos os cristãos, devido à imagem do cristianismo passada a mim através dessas "falsas igrejas"!
Bom, desde o início da igreja primitiva, havia várias igrejas, cada qual com seu jeito... Mas como saber quais eram verdadeiras e quais eram as falsas? Pelo padrão Bíblico, e isso daria um estudo apologético bem interessante. (Quem sabe, no próximo texto!)
Mas apesar da frieza e individualismo das igrejas do "tipo 1", e da perversidade das igrejas do "tipo 2", há ainda - graças a Deus! - as...

...Igreja do "Tipo 3"
As igrejas do "tipo 3" são cheias de defeitos!
As igrejas do "tipo 3" passam por lutas e crises!
As igrejas do "tipo 3" enfrentam dificuldades e, muitas vezes, quase acabam!
Sabe por quê?
Porque buscam a SINCERIDADE!
Quando somos sinceros, os defeitos aparecem!
Quando não mascaramos os problemas, os problemas aparecem!
Quando somos autênticos, as peseguições aparecem!
Mas tem algo de muito bom nas igrejas do "tipo 3": apesar de todos os defeitos e debilidades humanas, tais igrejas buscam MESMO uma conversão genuína e a mudança de vida para o padrão cristão autêntico!
As igrejas do "tipo 3" procuram, cada vez mais, ser fiéis à Palavra de Deus, e buscar a santificação e a paz com todos!
E, como buscam a "paz com todos", não se isolam, mas investem na comunhão com outras denominações!
E como buscam a santificação, não toleram o pecado e tentam, rapidamente, corrigir seus erros na medida que são descobertos!
Os membros das igrejas do "tipo 3" são capazes de tolerar a exortação, pois sabem que Deus exorta a todos quanto ama!
Também tais membros não seguem, simplesmente, modismos e ondas, mas procuram construir sua liturgia com base no que a comunidade local está de fato vivendo, sem transgredir em nada os princípios da Palavra!
A santificação e a comunhão são os motores-mor que regem as ações das igrejas do "tipo 3" e, por conseqüência, também são socialmente ativos e solidários! Afinal, quem não ama não conhece a Deus, e a fé sem obras é morta!
Repito: as igrejas do "tipo 3" não são pefeitas! Ao contrário, estão cheias de defeitos!
No entanto, a sinceridade e a busca de crescimento em Deus fazem de tais congregações um grupo de pessoas de coração quebrantado, pronto prá se humilhar e endireitar os caminhos!
(Creio que isso agrade, em muito, o coração de Deus!)
As igrejas do "tipo 3" não estão preocupados, unicamente, com sua denominação ou com "sua visão", mas sim no estabelecimento e crescimento do Reino de Deus como um todo, e vê nas denominações co-irmãs importantes colaboradoras neste projeto conjunto de edificar o Corpo de Cristo na terra.
Respeito, sinceridade, fidelidade à Palavra, busca da comunhão íntima com Deus e com os irmãos... Pontos em comum com as igrejas do "tipo 3"!
Deixa eu compartilhar mais uma coisa que descobri:

No passado recente, foram justamente as igrejas do "tipo 3" que se tornaram palco de grande avivamento, e que marcaram suas gerações!!!
Me entristeço ao ver - e visitar - igrejas dos tipos 1 e, mais ainda, 2. Mas fico feliz em descobrir que ainda existem igrejas do "tipo 3" espalhadas por este Brasil.
Não sei quanto a ti, mas eu desejo ser um "cristão tipo 3", e me humilhar perante ao Senhor, pedindo os frutos do Espírito Santo, para que o caráter de Cristo seja manifesto em mim!
E desejo o mesmo para meus irmãos de toda minha congregação e, não só dela, mas de todas as demais denominações!
Quero te convidar para ser um Atalaia de Deus, denunciando os enganos das falsas igrejas, conclamando o despertar das igrejas mornas e fortalescendo e animando o trabalho das igrejas autênticas!
Eu creio que os tempos do fim estão próximos, e que não há mais tempo de "brincar de crente": ou somos guerreiros de Cristo, ou somos massa de manobra nas mãos do inimigo! Não há mais meio-termo!
Precisamos voltar aos princípios da Palavra e, dirigidos pela comunhão íntima com o Espírito Santo, praticar com ousadia as obras da fé, para que a Luz de Cristo brilhe entre as nações!
E quem é a Luz de Cristo?
Sou eu!
És tu!
Somos nós, a Igreja de Cristo, chamados para ser luz do mundo e sal da terra!
Então, que a Luz de Cristo brilhe em nossas vidas, dissipando as trevas e despertando os moribundos!
Que Deus te guarde, ilumine, conduza e abençoe, em Nome de Jesus!
Forte abraço!
Ev. Danielson

3 Responses to "AS TRÊS IGREJAS"

  1. Eu quero ser tipo 3 :) É preciso tentar e lutar muito, mas eu sei que vale a pena... Graça e paz Danii, se cuida... Beeeeijo

    ResponderExcluir
  2. Já voltou com tudo... deixando Deus te usar para nos trazer uma ótima mensagem aos nosso corações. Bom ter você de volta, mano! Paz!

    ResponderExcluir
  3. A minha igreja é do tipo 1. Eu tenho tentado mudar a cabeça de alguns da liderança... tá difícil e acho que devo parar!

    Mas tenho uma convicção: Somos (minha esposa e eu) do tipo 3, somos há muito tempo, nós não conseguimos nos adaptar ao jeito dessas igrejas, são hipócritas e demagogos, são "líderes" que abandonam os liderados, não sabem fazer ou não querem fazer MAS não deixam quem sabe fazer, barram talentos, desmotivam recém-convertidos, são permissivos em tudo aplicando o "sofismo" dentro da igreja, gostam de ser bajulados mas não amam a ninguém, apenas, e eu disse "apenas" gostam que a liturgia seja seguida a risca.

    Lêem a Bíblia, enchem a boca ao lê-la.
    Cantam corinhos de "amor a Deus" etc etc mas só de lábios...

    Eles nunca erram. Nunca admitem. Nunca pedem desculpas e principalmente perdão, nunca! pq assim fazendo estarão "confessando que erraram". E como eu observei: Eles não erram!

    Descobrimos que há até suicídio no histórico recente desta "igreja" por falta de cuidado, mas não ligam... abandonaram o rapaz depressivo.

    Então, nós ficamos perplexos por expor alguns projetos "de salvação" e eles desprezarem com tanta rapidez! São rápidos! São cruéis na verdade... Não estou julgando não, estou constatando estes fatos (ou frutos) neles, estou vendo os frutos deles, e conhecendo-os...!

    Lembro-me do versículo que fala:

    "O Senhor diz:Esse povo se aproxima de mim com a boca e me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. A adoração que me prestam é feita de regras ensinadas por homens." (Isaías 29:13)

    Estamos ali porque Deus quer que estejamos... para que um dia, Deus possa dizer: "Eu enviei a vós e vós desprezastes."

    Claro que, nem sempre fui assim, nem sempre aceitei isso, pois fácil não é ser desacreditado por quase todos, ser um "incômodo" lá, não ser totalmente aceito e não aguentar ver estes ensinarem heresias às ovelhas.

    Enfim, eu questionei muito a Deus sobre pq estar alí e Ele me responde (de diversas formas) que ainda não é o tempo de sair... ainda mais um tempo.

    Mas uma coisa eu sei: Eu sou do tipo 3!

    A Paz maravilhoso do Nosso Senhor Jesus seja contigo.

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.
ELA É DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA PARA NÓS!

Identifique-se, pois queremos estar sempre em contato direto com nossos leitores!

Obrigado por acompanhar, divulgar e orar pelo blog O Semeador!
Que Deus abençoe sua vida, em nome de Jesus!

Blog Archive

TOP 10