QUEM TEM OUVIDOS PARA OUVIR, QUE OUÇA! - Parte II

O Apóstolo João recebeu de Deus a revelação do livro de Apocalipse

A Paz do Senhor!
Tenho que confessar algo: eu SEI o assunto que devo tratar, mas pareço estar vazio, sem vontade nenhuma de escrever. Sinceramente, não sei quantos costumam ler estes textos, e menos ainda que efeitos estes textos produzem... Claro que escrever é uma satisfação pessoal, mas não é por minha satisfação pessoal que eu escrevo: escrevo porque creio que Deus possa usar estas letras para avivar Sua Igreja.
Eu estava ontem um pouco desanimado, quando me veio ao coração a seguinte frase: "Como se converterão, se não há quem pregue?". Busquei na Bíblia, e encontrei na carta do Apóstolo Paulo aos Romanos o seguinte versículo:

"Como, pois, invocarão aqu'Ele em Quem não creram? E como crerão naqu'Ele de Quem não ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue?" (Romanos 10 : 14)

A partir daí, creio que nunca é demais escrever sobre a Bíblia. Eu nem sei como, mas meu desejo é que as pessoas que estejam lendo este texto venham a conhecer a cada dia, mais e mais, ao Senhor, e invocar Seu Santo Nome, e seguir a Sua Palavra! Digo "não sei como", porque tenho plena consciência de que, sem a ação do Espírito Santo, isso não passa de um amontoado de letras sem valor... Mas creio que, pelo Espírito Santo de Deus, este amontoado de letras pode ser usado por Deus para falar aos corações, em Nome de Jesus!
Te convido a te reportar ao livro de Apocalipse. Creio que, dados ao momento histórico da iminência da proximidade da segunda vinda do Senhor Jesus, este livro tem muito a nos dizer. E, especificamente hoje, creio que Deus tem algo a dizer em especial para pessoas que costumeiramente assumem um dos dois tipos de atitudes que vou descrever, ou que intercalam momentos entre essas duas atitudes. Não vou nomear as atitudes por agora, mas no final, sim.
A primeira atitude encontramos no capítulo 2 de Apocalipse:

"2 Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos, e o não são, e tu os achaste mentirosos.
3 E sofreste, e tens paciência; e trabalhaste pelo Meu Nome, e não te cansaste.
4 Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor.
5 Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres.
6 Tens, porém, isto: que odeias as obras dos nicolaítas, as quais Eu também odeio.
7 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus." (Apocalipse 2:2-7)

Quantos aqui sabem que eu moro numa base missionária? Pois é... Minha colega, Msª Caren, descobriu na Bíblia (Atos 19.9) que o apóstolo Paulo ensinava numa espécie de "base missionária", mantida pela igreja de Éfeso, chamada "Escola de Tirano". Brincadeiras à parte, sabe-se que Éfeso era um centro de avivamento da igreja primitiva, onde as pessoas tinham grande conhecimento da Palavra e viviam em intensa atividade evangelística. Eram contra a prática da prostituição e idolatria dos nicolaítas, assim como Deus condenava tais práticas. Dotados de dons e talentos, os cristãos efésios foram elogiados pelo Próprio Senhor Jesus por suas abundantes obras... mas...
...foram repreendidos por sua frieza e ameaçados de perderem seu lugar no Reino de Deus, se não se arrependessem e retornassem ao seu Primeiro Amor!!!
Obras não salva!
Deus é Todo-Poderoso... Prá quê Ele precisaria de Obras?
Não se compra o Reino dos Céus com talentos, dons e obras! (Aliás, tudo isso foi o Próprio Deus que deu!)
Não se esconde a podridão do pecado com talentos, dons e obras! Muitas pessoas tentam fazer isso: ocultar seus pecados e falhas de caráter (que também é pecado) atrás de uma intensa atividade religiosa! Triste engano: Deus conhece o coração de cada um, e a Ele não se pode enganar!
O ativismo religioso vazio leva a um cansaço inútil, e a uma soberba perigosa: acostuma-se tanto em fazer as coisas com as próprias mãos, que chega-se a um ponto de se esquecer da dependência de Deus!
Não importa quanto conhecimento, dons, talentos ou quantas funções, e obras, e o quanto nos mantemos "santos": se o que vivemos não tem amor, tudo isso é sem sentido e inútil!
Em sua primeira carta aos Coríntios, o apóstolo Paulo fala, no capítulo 13, que de nada vale as obras sem o amor... E foi justamente este amor que muitos ativistas religiosos DE HOJE estão perdendo!
Sim, a fé sem obras é morta (Tiago 2:17), mas grande parte das vezes nossas obras não são motivadas por fé nem por amor, mas sim por vaidade, interesse, compulsão religiosa, compensação de culpa ou sei lá que tipo de perversidade!
As obras PELA FÉ agradam o coração de Deus!
As obras POR AMOR agradam o coração de Deus!
Mas obras por obras, por qualquer outro motivo, pode até impressionar aos homens, mas em nada interessam ao coração de Deus!
Muitas vezes, nossas mãos, talentos, esforços servem à Igreja de Deus, mas nosso coração está afastado d'Ele!
E é para este primeiro grupo de pessoas que Deus está falando: para os ativistas religiosos!
Eu iria escrever agora sobre a segunda atitude que Deus quer que mudemos, ou para o segundo grupo, mas vou deixar para o próximo texto, que deverá se chamar "Quem Tem Ouvidos Prá Ouvir, Que Ouça - Parte III", e deverei publicar - se Deus assim permitir - no próximo domingo.
Quero deixar bem claro uma coisa: Deus não faz nada "em vão"! Eu creio, quanto ao ensino da Palavra, que Deus não permitiria que lesses este texto se Ele não teria nada para te dizer através dele! O que Deus tem para passar não é para seu amigo, vizinho ou pastor, ou liderado... É para ti mesmo!
Se tu te encontras, ou tendes a, praticar um ativismo religioso, quebrante teu coração e peça ao Espírito Santo que te conduza de volta ao Primeiro Amor! Não sejas orgulhoso e soberbo: peça perdão e a ajuda de Deus, para que não percas teu lugar no Reino!
De que vale ganhar o mundo por e para Jesus, mas perder-se a própria alma? Muitas pessoas estão exercendo funções, cumprindo tarefas e ministrando em igrejas, mas seus corações estão frios, afastados de Deus, e desviados da Palavra!
Peço que o Espírito Santo esteja ministrando em nossos corações, mostrando onde caímos, para que retornemos, nos arrependemos e reencontremos nosso Primeiro Amor!
Lembra quando ler a Bíblia era algo lindo, empolgante e intenso? Cada versículo, cada trecho... Sempre algo tão surpreendente, que mal se podia esperar para ler a Palavra???
Lembra quando nem se conseguia dormir de madrugada, de tão empolgante que era orar ao Senhor, e derramava-se as lágrimas diante dele, e isso era a melhor coisa que se podia viver?
Lembra-se quando as coisas simples eram vistas como tão importantes, porque eram feitas por amor de Deus?
A este tempo é que Deus quer que retornemos, e são estas as obras que Deus quer que voltemos a praticar: obras da fé, por amor de Cristo!
Aqueles que vencerem o ativismo, a soberba, a frieza, o orgulho... Deus restaurará a comunhão de filhos, dando a comer do fruto árvore da Vida!
O fardo de Cristo é leve! Não carregue sobre si cruzes que nem são tuas!
Vença isso e confia que a Obra é de Deus, e não tua!
Deus tem "a tua parte" para que cumpras... Mas não queiras ir além disso: isso pode esfriar teu amor!
Volte!
Volte ao primeiro amor!
Volte, em Nome de Jesus, às tuas primeiras obras de fé e devoção, que tanto agradava o coração de Deus!
Pára de agradar aos homens, e a si mesmo, com um ativismo tolo!
Por ação do Espírito Santo, tuas obras de fé serão maiores do que estas... Desde que reencontre teu Primeiro Amor! E, aí sim, o galardão será merecido!
(Deus galardoa àqueles que O buscam, por fé... não aqueles que buscam "outras coisas"!)
Que o Espírito Santo de Deus continue ministrando sobre nossa vida e nos reconduza ao Primeiro Amor, em Nome de Jesus!
Deus te guarde, ilumine, conduza e abençoe em Nome de Jesus!
Forte abraço!
Ev. Danielson

0 Comentários em "QUEM TEM OUVIDOS PARA OUVIR, QUE OUÇA! - Parte II"

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.
ELA É DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA PARA NÓS!

Identifique-se, pois queremos estar sempre em contato direto com nossos leitores!

Obrigado por acompanhar, divulgar e orar pelo blog O Semeador!
Que Deus abençoe sua vida, em nome de Jesus!

Blog Archive

TEXTOS MAIS ACESSADOS