Notícias da Semana (26/01/11 a 01/02/11)

Um caso raro da medicina foi protagonizado pelas gêmeas Josiane e Helena, que nasceram em um intervalo de 49 horas no Hospital da Universidade Federal de Santa Catarina (HU), em Florianópolis. O parto de Josiane foi feito na última quinta-feira, 27, por volta das 23h10 após 24 semanas - seis meses de gestação. Já Helena veio ao mundo ontem, à 0h30. Prematuras, as irmãs nasceram com 700 e 740 gramas, respectivamente.
Por serem prematuras, as crianças permanecem internadas na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Neonatal do Hospital Universitário ligadas por aparelhos. O caso, segundo o chefe de obstetrícia do HU, Alberto Trapani, é o primeiro em mais de 20 mil partos realizados nos últimos 15 anos naquela unidade maternal. Normalmente, conforme o especialista, gêmeos nascem com minutos ou poucas horas de diferença um para o outro.
"O parto prematuro é bem mais frequente no caso de geminares. A opção de se aguardar um pouco mais se deu pela condição da prematuridade", explicou Trapani, acrescentando que as gêmeas Josiane e Helena se encontram bem e que é muito cedo para se fazer qualquer previsão de alta médica.
Ansiosa pela alta das crianças, a mãe Ellen de Oliveira, de 17 anos, declarou que não vê a hora de poder pegá-las no colo. "Já estou pensando lá na frente quando elas completarem 15 anos. Uma delas vai ter de abrir mão da data certa do aniversário para que tenha só uma festa", brincou. Após o nascimento da primeira criança, Ellen parou de sentir contrações. A espera pelo segundo parto só foi possível porque as crianças foram geradas em placentas diferentes.

Uma grande tempestade atinge o Meio Oeste dos EUA nesta terça-feira (1º), provocando atrasos de voos na região.
A previsão é de nevascas na feixa entre os estados do Colorado e do Maine. Segundo a meteorologia, há possibilidade de tornados no sul do país.
Durante a manhã, a chuva e a neve já atingiam a área do Texas a Ohio. Havia relato de blecautes em Ohio e Oklahoma, e o trânsito estava difícil em estradas de muitos estados.
Mais de 4.400 voos foram cancelados nos Estados Unidos devido a uma gigantesca tormenta e uma nevasca que caíam ao longo de uma extensa faixa do país, informou nesta terça-feira um site especializado em tráfico aéreo.
As aeronaves cancelaram preventivamente 2.428 voos previstos para a quarta-feira, informou o site FlightAware.com, e cerca de 800 voos já tinham sido cancelados na segunda.

O senador José Sarney (PMDB-AP) foi reeleito, nesta terça-feira, presidente do Senado com 70 votos. É a quarta vez que o peemedebista, de 80 anos, ocupa o cargo.
Sarney teve apenas um adversário de última hora, Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), que anunciou na véspera sua candidatura e teve 8 votos. Houve dois votos em branco e um nulo.
'Foi previsível e traduz a força do senador Sarney, que teve 70 votos', avaliou o senador Armando Monteiro Neto (PTB-PE), eleito em outubro. 'Fortalece a Casa e legitima sua atuação na Presidência.'
O resultado contrasta com a situação enfrentada por Sarney há pouco menos de dois anos, quando, envolvido em uma série de denúncias em torno dos chamados 'atos secretos' do Senado, esteve perto de se ver forçado a renunciar ao comando da Casa.
Em discurso logo após a eleição desta tarde, Sarney fez coro ao presidente do Supremo Tribunal Federal, Cezar Peluso, que, na abertura do ano do Judiciário nesta manhã, defendeu a independência dos Poderes .
'É a Constituição que define nosso rumo ao traçar que os Poderes são harmônicos, mas ela acrescenta o dever de exercê-los com independência', disse Sarney.
Mais cedo o próprio presidente do Senado e outros líderes defenderam a priorização da reforma política nos trabalhos da Casa .
'A minha experiência é de que aqui na Casa se não votarmos a reforma política, a partir do segundo ano é impossível votarmos, porque a partir daí, de certo modo, os grupos corporativistas se manifestam e não permitem que isso ande', disse Sarney a jornalistas, ao chegar para o início dos trabalhos legislativos.

Há dez anos o nome Kaká soava estranho e era apenas o apelido de Ricardo Izecson dos Santos Leite, uma promessa das categorias de base do São Paulo. Hoje, o jogador é uma das maiores estrelas do futebol mundial e a personalidade brasileira mais seguida no Twitter. E justamente no famoso microblog, o meia do Real Madrid lembrou que em 1º de fevereiro de 2001 debutava oficialmente.
- Muito obrigado pelas mensagens. 10 anos atrás estreava como jogador profissional - escreveu.
O jogo em questão era um duelo contra o Botafogo pelo extinto Torneio Rio-São Paulo. Kaká, que na época ainda se escrevia com “c”, entrou aos 14 do segundo tempo com a camisa 30 no lugar de Fabiano. O jogo terminou 1 a 1.
Um ano depois, Kaká, já com “k”, fazia sua estreia na Seleção em um amistoso diante da Bolívia em Goiânia (triunfo canarinho por 6 a 0).  Posteriormente, foi a surpresa de Luiz Felipe Scolari na lista de convocados para a Copa do Mundo de 2002 e, ainda coadjuvante, conquistou o penta no Japão. A partir daí, a carreira deslanchou.
No segundo semestre de 2003 chegou ao Milan, que tinha o português Rui Costa como grande nome e ainda contava com Rivaldo. Rapidamente, deixou os dois no banco de reservas e se tornou ídolo da torcida, conquistando o Campeonato Italiano na sua primeira temporada na equipe rossonera.
Vestindo a camisa 22, Kaká seguiu encantando a Velha Bota e, em 2007, chegou ao ápice da carreira, sendo o grande responsável pelo título da Liga dos Campeões e do Mundial de Clubes da Fifa. Com todas essas conquistas, foi eleito o melhor jogador do mundo
Em junho de 2009 foi vendido ao Real Madrid para tristeza da torcida do Milan que protestou muito contra os dirigentes rossoneri por conta da transação. No clube merengue, ainda não conseguiu repetir as estupendas exibições dos tempos de Milan, muito mais por conta das seguidas lesões do que por problemas de adaptação.

Após 5 anos de crescimento, floresceu nesta terça-feira (1º) em Brasília (DF) a "maior orquídea do mundo", alcunha dada à espécie Grammatophyllum speciosum, nativa da Malásia. A planta tem 2,5 metros de altura e 19 hastes florais que atingem até 3 metros, segundo o Ibama.
A planta gigante floresceu no Orquidário Nacional do Ibama e foi gerida por meio do projeto Orquídeas do Brasil, de acordo com o órgão ambiental. A orquídea tem mais de 400 flores.
Segundo a bióloga Lou Menezes, chefe do Orquidário, a planta adaptou-se bem ao clima do Planalto Central. Ela recebeu a planta ainda pequena de Odilon Cunha, um colecionador pernambucano e colaborador do projeto Orquídeas do Brasil.
Após o florescimento da orquídea, Lou Menezes realizou o cruzamento da espécie originária da Malásia com outra, típica do cerrado brasileiro, a Cyrtopodium brandonianum. A iniciativa representa o primeiro passo para o crescimento de uma nova espécie híbrida.

 O Twitter divulgou um manifesto na última sexta-feira apoiando o livre fluxo de mensagens e pensamento na internet.
Denominado “The tweets must flow” (Os tuítes devem fluir), o texto vem à tona no mesmo momento em que o governo do Egito bloqueia a internet no país como forma de restringir manifestações online de pensamento da população.
Assinado pelo cofundador do Twitter, Biz Stone, e pelo conselheiro da empresa, Alexander Macgillivray, o manifesto afirma que o objetivo to Twitter é “conectar as pessoas instantaneamente em todos os lugares em torno daquilo que é mais significativo para elas. Para que isso aconteça, a liberdade de expressão é essencial”, afirmaram.
“Alguns tuítes podem facilitar uma mudança positiva em um país reprimido, alguns podem nos fazem rir, alguns nos fazem pensar (...). Nós nem sempre concordamos com o que as coisas que as pessoas tuítam, mas mantemos o fluxo de informações, independentemente de qualquer opinião que possamos ter sobre o conteúdo”, completaram eles.
Na última sexta-feira, o governo do Egito, liderado pelo presidente Hosni Mubarak, cortou parte das conexões com a internet do país e a troca de mensagens via SMS. O objetivo era reprimir a divulgação e a organização das manifestações populares que tomaram conta das ruas do país. Mubarak está no poder há 30 anos. Antes, o acesso ao Twitter já havia sido bloqueado.
No início do mês, manifestações parecidas aconteceram na Tunísia. Os protestos resultaram na derrubada do ex-presidente Zine El Abidine Ben Ali após 23 anos no poder.  Os protestos contaram com ampla adesão, organização e divulgação por meio das redes sociais.

  

Fiquem com Deus.
Até semana que vem.




MSN:cintia-taynara@hotmail.com
Follow me: @cintiatay

0 Comentários em "Notícias da Semana (26/01/11 a 01/02/11)"

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.
ELA É DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA PARA NÓS!

Identifique-se, pois queremos estar sempre em contato direto com nossos leitores!

Obrigado por acompanhar, divulgar e orar pelo blog O Semeador!
Que Deus abençoe sua vida, em nome de Jesus!

Blog Archive

TEXTOS MAIS ACESSADOS