Leitura Diária • O livro de Jeremias





  • 24° livro da Bíblia
  • 52 capítulos
  • 1.364 versículos
JEREMIAS

Há uma lacuna de quase 70 anos entre os livros de Jeremias e Isaías. Durante o tempo de Isaías, a Assíria destruiu Israel,a nação das dez tribos. Mas com o passar dos anos, o Império Assírio enfraqueceu consideravelmente e, gradualmente, a Babilônia ganhou a supremacia.
Jeremias nasceu cerca de 75 anos após os assírios derrotarem o Reino do Norte de Israel. Ele profetizou durante a última parte da história do reino de Judá. O ministério de Jeremias continua através dos reinados de Josias, Joaquim, Jeoaquim, Zedequias, e Gedalias. Durante esse tempo, os babilônios derrotaram dois grandes impérios, o assírio e o egípcio.
O profeta Jeremias clamou à nação de Judá pelo arrependimento de seus pecados e para servir ao Senhor, mas o povo rejeitou. Por último, Nabucodonosor, rei da Babilônia, atacou Jerusalém, conforme profetizado pelo profeta.
Depois de ser sitiada por 18 meses, a cidade foi derrotada, os muros e o Templo destruídos e muitas pessoas foram levadas cativas para a Babilônia.
Nabucodonosor deixou Jeremias e as pessoas pobres em Jerusalém, e nomeou Gedalias como governador fantoche em Jerusalém. Depois de apenas dois meses, Gedalias, o boneco de Nabucodonosor, foi assassinado. Temendo a reação de Nabucodonosor, os poucos que permaneceram em Judá fugiram para o Egito levando Jeremias como refém.
O último registro que temos do velho profeta Jeremias, é quando ele estava pregando contra as mulheres judias que adoravam a "rainha dos céus" (Jeremias 44:15-30).
Embora Jeremias viveu para ver sua profecia cumprida contra Israel, também profetizou que a Babilônia cairia para nunca mais levantar-se novamente (Jeremias 51:64), e que o povo de Judá voltaria e a nação seria restaurada.


DATA, LOCAL E AUTOR
O livro foi escrito por Jeremias (Jeremias 1:1,11; Jeremias 7:1; Jeremias 30:1; Jeremias 52:1) em aproximadamente 685-616 a.C.

Texto traduzido e adaptado do blog "JesuCristo es la solución"

0 Comentários em "Leitura Diária • O livro de Jeremias"

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.
ELA É DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA PARA NÓS!

Identifique-se, pois queremos estar sempre em contato direto com nossos leitores!

Obrigado por acompanhar, divulgar e orar pelo blog O Semeador!
Que Deus abençoe sua vida, em nome de Jesus!

Blog Archive

TOP 10