QUAIS OS FUNDAMENTOS DE TUA FÉ?

Falsos profetas enganam o povo com falsas doutrinas, como lobos em peles de ovelha!

A Paz de Cristo Jesus esteja contigo!
Certa vez fiquei admirado perante a grande proliferação de igrejas em algumas regiões do Brasil, ao quê meu pastor, na época, comentou: "Melhor mais igrejas, que outros bares, prostíbulos e pontos de droga!". Concordei, evidentemente.
Só que o que ainda me impressiona, e seguidamente me entristece, é a grande "guerra fria" entre as denominações: uma acusando a outra, uma segregando a outra, cada qual arvorando-se a si mesma como donas da verdade bíblica, e como única tábua de salvação! Será que os líderes denominacionais não sabem que todo reino que se divide contra si mesmo acaba sucumbindo?
(PIOR AINDA: se eles sabem disso, então estão fragmentando o Corpo de Cristo propositalmente... E isso é satânico!!!)
É com base nisso que eu sempre defendo a tese: a Verdade que nos une deve sempre ser maior que as diferenças que nos separam...
Que diferenças são estas?
Liturgia e costumes!
Se despirmos as denominações dos ritos litúrgicos e de seus costumes, encontraremos o fundamento da nossa fé: Jesus Cristo é o Caminho a Verdade e a Vida, e ninguém vai ao Pai se não for por Ele! E ir a Cristo é arrepender-se de seus pecados e viver conforme Sua Palavra. Pronto! É isso!
Agora...
...temos que ter cuidado, sim, com algumas coisas. Coisas que vão além de liturgia e costume... Ou "liturgias estranhas", "costumes bizarros" e "doutrinas questionáveis"... Vejamos o que nos diz o Próprio Senhor Jesus:

"Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores. Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus." (Mateus 7.15-17)

O aviso de Jesus é atual, mas também antigo. Atual, porque com a facilidade que se tem hoje para se criar novas denominações, é muito fácil que falsos profetas criem doutrinas heréticas de engano... Mas antigo, no sentido de ser um problema que acompanhava a cristandade desde seus primórdios! Vejamos o que nos relata o ap.Paulo, sobre esse problema enfrentado pela igreja primitiva:

"Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo. E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz." (II Coríntios 11.13-14)


E no mesmo sentido, já alertava o apóstolo João:

"Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo." (I João 4.1)


Foi uma das primeiras coisas que aprendi, logo que me converti. Em oração, eu dizia ao Senhor: "Como é possível discernir o que é verdadeiro e o que não é, se até o demônio pode se disfarçar de anjo?" E o Espírito Santo revelou ao meu espírito: "Pelos frutos!".
A Verdade SEMPRE está em conformidade com a Bíblia, e gera maior comunhão com Deus e com o próximo.
A Verdade produz santificação e fé.
A Verdade produz arrependimento!
A Verdade produz mudança de caráter!
O fruto da Verdade é:

"Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança." (Gálatas 5.22)


O que não produz isso, de maneira consolidada e permanente, não vem de Deus!
O que produz contenda, divisão, inveja, confusão, concupicência... Não vem de Deus: vem da carne e do demônio!
Se uma doutrina não glorifica a Deus, produz santificação e comunhão, com toda certeza, não vem de Deus! Tudo que afasta da santificação e da comunhão, e não rende glórias a Deus, não vem de Deus!
Toda Verdade está fundamentada na Bíblia... Mas existem, também, os SOFISMAS! "Sofisma" é o exercício filosófico de destituir uma sentença de seu valor conceitual. Trocando em miúdos: fazer um sofisma é distorcer de tal maneira uma verdade até que ela perca seu sentido! Sofisma é uma mentira com aparência de verdade!
Existem sofismas instalados no cristianismo desde os primórdios. Uma época importante na instalação de sofismas em massa foi a transição do século III para o século IV, quando começou-se o esboço daquilo que viria a ser chamada "Igreja Católica Apostólica Romana" (ICAR). Nessa época, vários costumes pagãos e doutrinas demoníacas foram inseridas na liturgia cristã de Roma, e se dissiminaram por quase todas as igrejas. A proibição do acesso as Escrituras impedia que os fiéis percebessem esses sofismas, que tomavam como dogmas de fé. Esses sofismas só puderam ser quebrados séculos e séculos mais tarde, no período da Reforma Religiosa, quando as doutrinas católicas passaram a ser confrontadas pelo estudo bíblico. Um dos expoentes nesta quebra de sofismas foi Martinho Lutero. Te convido a pesquisar pessoalmente sobre isso.
Os sofismas continuam surgindo nos dias de hoje... E o meio para identificá-los e destruí-los continua sendo: comunhão com o Espírito Santo e conhecimento profundo da Palavra de Deus! Quanto mais conhecermos a Bíblia, pela revelção do Espírito Santo, mais estaremos seguros contra falsas doutrinas!

"Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar." (Hebreus 4.12-13)

O maior interessado que não conheçamos a Bíblia é satanás e seus falsos profetas! Quanto menos da Palavra connhecermos, mais facilmente somos enganados por sofismas e caímos em falsas doutrinas!
Há pessoas no mundo todo tentando distorcer a Palavra de Deus para proveito próprio: privilégios, poder e riqueza. Se tornam manipuladores de massa, que abusam da fé dos tolos que não conhecem a Verdade e, simplesmente, seguem falsas doutrinas para seus próprios prejuízos... Como sabemos que uma doutrina é falsa? Sabemos,porque conhecemos a DOUTRINA VERDADEIRA! E como conheceremos a Doutrina Verdadeira? Estudando e aprofundando-se no conhecimento bíblico puro!
Não permita que ninguém invente novos fundamentos! A Palavra de Deus é o único fundamento! A vontade, ou o talento, ou o pensamento de homens não pode sequer se comparar com o Poder do Evangelho!
Há religiões que colocam as palavras de seus líderes em pé de igualdade com a Palavra de Deus! Os líderes só têm autoridade no limite da doutrina Bíblica! Ou seja: tudo que fugir da doutrina bíblica não deve mais ser considerada!

"Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo." (I Coríntios 3.11)


Uma igreja não pode ser considerada "verdadeira" ou "falsa" por questões como riqueza, idade ou grandeza. Por mais rica, antiga e grande que uma denominação seja, ela será FALSA se defender doutrinas anti-bíblicas!
Por exemplo: uma grande denominação, renomada, próspera e numerosa em membros, mas que defende o aborto e/ou pena de morte, está ferindo o "Não matarás" e, portanto, está ensinando uma falsa doutrina!
Não adianta fazer cara feia e dizer "O evangelista Dani ficou doido!"... Quebrar princípios bíblicos é: Sofisma, hipocrisia e doutrina de demônios!
E não importa quem esteja pregando! Pode ser uma pessoa de bom testemunho, um "santo", mas se quebra princípios bíblicos, está pregando heresias e palavras de engano! Está escrito:

"Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo para outro evangelho; O qual não é outro, mas há alguns que vos inquietam e querem transtornar o evangelho de Cristo. Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema. Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema. Porque, persuado eu agora a homens ou a Deus? ou procuro agradar a homens? Se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo." (Gálatas 1.6-10)


Eu corro o risco de nunca mais ser lido por muitos, após este texto... Mas não posso deixar de perguntar:
A quem daremos ouvidos: À Bíblia ou a doutrinas humanas?
A quem serviremos: a Deus ou aos homens?
O que é melhor: seguirmos doutrinas agradáveis, mas que nos conduzem ao inferno, ou sentirmos o peso da exortação de Deus, nos convertermos e vivermos na bênção do Senhor?
Será que este texto te desagradou? Será que sentiste uma "comichão nos ouvidos"?

"Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas. Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério." (II Timóteo 4.3-5)

Se me cabe mais um conselho, eu recomendaria: SEJA SÓBRIO, medite a Bíblia e reavalie, pela Bíblia, as doutrinas que tens praticado! A Verdade nos libertará!
(...mas a escolha sempre será tua!)
Que Deus nos ilumine por Sua Palavra, em Nome de Jesus!
Forte abraço!

Ev. Danielson

1 Response to "QUAIS OS FUNDAMENTOS DE TUA FÉ?"

  1. AMADO,

    NÃO!!!
    VOCÊ NÃO PERDERÁ ESTE LEITOR AQUI NÃO!
    ISSO OCORRERÁ SIM, O DIA EM QUE ESCREVER AQUI ALGO FORA DA PALAVRA DE DEUS.

    MEU SONHO É UM DIA PREGAR COM VOCÊ EV. DANIELSON, PORÉM, SE UM DIA VC "ESCORREGAR" (risos) EU NÃO LEREI UMA SÓ PALAVRA QUE ESCREVERES. EU SIGO A JESUS!!!

    POR ISSO EU LOUVO A DEUS, LOUVO PQ A COERÊNCIA DE SEUS TEXTOS (E TENHO LIDO A VÁRIOS)NÃO VEM DE VOCÊ... VEM DO CÉU!

    MAS VC TEM MÉRITO: SE COLOCA À DISPOSIÇÃO SE CONSAGRANDO E LÊ MUITO A BÍBLIA!

    SEI QUE SE EU FALO DE "MÉRITO" CONTIGO, ISSO NÃO VAI TE CORROMPER, SEI DISSO PELO "SEU FRUTO", ENTÃO FALO COM ALEGRIA QUE TENS MUITO ME ABENÇOADO VIU!

    ABRAÇO EM CRISTO JESUS!

    DionyMacfly®
    dionymacfly@hotmail.com

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.
ELA É DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA PARA NÓS!

Identifique-se, pois queremos estar sempre em contato direto com nossos leitores!

Obrigado por acompanhar, divulgar e orar pelo blog O Semeador!
Que Deus abençoe sua vida, em nome de Jesus!

Blog Archive

TOP 10