Notícias da Semana (05/01/11 a 11/01/11)

Brasil>> Autoescolas trabalham com novas regras em todo o país
As autoescolas já estão trabalhando sob novas regras em todo Brasil. Uma das regulamentações está o índice de aprovação de pelo menos, 65%, dos alunos. Caso o percentual não seja atingido, os centros de formação de condutores poderão ter problemas ao renovar o credenciamento no Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
Por enquanto, o percentual mínimo de aprovação vale, apenas, para as provas teóricas. Depois a medida deverá ser estendida aos exames de direção.

 Cuba registrou a primeira vacina teraupêutica contra o câncer de pulmão, após testar sua eficácia em mais de mil pacientes sem que tenham ocorrido efeitos colaterais, informou esta segunda-feira (10) uma autoridade científica.
"Foram mais de 15 anos de pesquisas", disse ao semanário "Trabajadores" Gisela González, chefe do projeto da vacina - denominada CIMAVAX-EFG -, cujo objetivo é transformar o câncer de pulmão avançado em uma doença crônica controlável.
O registro permite usar a vacina maciçamente no país, bem como nos mil pacientes aos quais foi administrada durante os testes clínicos, e "atualmente seu registro avança em outras nações", disse a especialista.
"Uma vez que o paciente termina o tratamento com radioterapia ou quimioterapia e é considerado um paciente terminal sem alternativa terapêutica, neste momento é aplicada a vacina, que ajuda a controlar o crescimento do tumor sem toxicidade associada, e pode ser usada como um tratamento crônico que aumenta a expectativa e a qualidade de vida do paciente", ressaltou.
A vacina "está baseada em uma proteína que todos temos: o fator de crescimento epidérmico", acrescentou González.
"Igualmente se avalia a forma de empregar o princípio desta vacina em outros tumores sólidos (em próstata, útero e mama), que podem ser alvo deste tipo de terapia. Existem resultados importantes, mas é preciso esperar", concluiu.

Twitter>> Suposto fim do Facebook vai ao topo do Twitter
 Uma brincadeira iniciada por um tablóide americano espalhou uma falsa notícia sobre o fim do Facebook e fez o tema ser o mais discutido do final de semana no Twitter.
A brincadeira foi orginalmente publicada no site do jornal americano Weekly World News e divulgava que o Facebook irá acabar no dia 15 de março.
Conhecido por manchetes escandalosas e falsas, o veículo, que em seu logotipo diz divulgar só “notícias confiáveis”,  inventou declarações do próprio CEO do Facebook, Mark Zukerberg.
Entre várias bobagens, o site afirma  que Zuckerberg decidira tirar as páginas do Facebook do ar em 15 de março por estar estressado com a gestão da empresa que, segundo ele próprio, teria arruinado  sua vida.
"Eu não me importo com o dinheiro e só quero a minha antiga vida de volta", teria dito Zuckerberg, de acordo com a falsa notícia.
Claro que Mark disse coisa nenhuma. Mas a brincadeira rendeu, a ponto de levar o tópico “Facebook Will end” ao topo dos assuntos mais comentados no Brasil em outra famosa rede social, o Twitter.



Em sua primeira visita oficial, a ministra da Cultura, Ana de Hollanda, esteve na manhã desta segunda-feira (10) em dois pontos de cultura do Conjunto de Favelas do Alemão, na Zona Norte do Rio. Durante a visita, a ministra e o governo do estado assinaram convênio para repassar uma verba de R$ 180 mil ao Centro Cultural Oca dos Curumins, na comunidade. O dinheiro será repassado em três parcelas anuais de R$ 60 mil.
Ao todo, 300 pontos de cultura do Rio de Janeiro começam a receber o mesmo valor. De acordo com a secretária estadual de Cultura, Adriana Rattes, apenas 15 pontos ainda não assinaram o convênio por falta de documentação. Um deles é a instituição Raízes em Movimento, do Alemão, que, segundo a secretária, já está providenciando os papéis.
Ao assinar o convênio com a Oca dos Curumins, Ana de Hollanda assistiu a uma apresentação de capoeira de crianças da comunidade e comentou a importância de ter escolhido o Alemão para a sua primeira visita. “O que aconteceu no Alemão reflete para o Brasil todo como a aliança dos moradores com o Estado pode mudar uma situação quase perdida. E a cultura tem que estar sempre presente”, afirmou.
O governador em exercício, Luiz Fernando Pezão, concordou com a ministra. “É principalmente através da cultura que podemos fortalecer a presença do Estado nas comunidades. Vamos ganhar essa guerra principalmente através da cultura”, disse.
A ministra também visitou a estação do teleférico na Fazendinha, no Conjunto de Favelas do Alemão, onde será construído um centro cultural.

Esporte>> Messi e Marta são eleitos os melhores do mundo da Fifa outra vez
O atacante argentino Lionel Messi e a brasileira Marta receberam nesta segunda-feira os prêmios de melhores jogadores de futebol do mundo em 2010, em eleição promovida pela federação internacional e a revista France Football.
Messi, que também foi eleito o melhor do mundo em 2009, desbancou os companheiros de Barcelona Andrés Iniesta e Xavi para conquistar a Bola de Ouro da Fifa.
Os dois concorrentes espanhóis tinham a seu favor o peso do título mundial conquistado com a Espanha na África do Sul, mas Messi levou a melhor apesar da fraca campanha argentina no Mundial deste ano.
O atacante recebeu 22,65 por cento dos votos de técnicos e capitães de seleções nacionais e de jornalistas que participaram da votação. Iniesta ficou em segundo lugar, com 17,36 por cento dos votos, enquanto Xavi recebeu 16,48 por cento.
A brasileira Marta levou o prêmio de melhor do mundo entre as mulheres pela quinta vez consecutiva após ter ajudado o FC Gold Pride a conquistar o título da liga norte- americana em 2010.
Ela recebeu 38,20 por cento dos votos, à frente das alemãs Birgit Prinz e Fatmire Bajramaj, que receberam 15,18 por cento e 9,96 por cento, respectivamente.
Dois jogadores brasileiros entraram na seleção do ano da Fifa, o lateral-direito Maicon e o zagueiro Lúcio, ambos da Inter de Milão. Completaram a seleção o goleiro Iker Casillas, os defensores Carles Puyol e Gerard Piqué, os meias Wesley Sneijder, Xavi e Andrés Iniesta, e os atacantes, Lionel Messi, David Villa e Cristiano Ronaldo.
O jogador turco Hamit Altintop recebeu o prêmio de melhor gol do ano, que tinha o atacante brasileiro Neymar entre os concorrentes.

Esporte>> Flamengo encerra "novela" e, enfim, anuncia Ronaldinho
A novela Ronaldinho chegou ao final. Na noite desta segunda-feira, o Flamengo, enfim, anunciou oficialmente a contratação do craque, depois de praticamente um mês de intensas negociações. A informação foi confirmada pelo site do clube carioca. O jogador, dessa forma, retorna ao Brasil depois de dez anos na Europa, onde alcançou o auge da carreira e também o ostracismo, em virtude de uma queda de rendimento impressionante nos últimos anos.
Para retornar ao Brasil, Ronaldinho foi o protagonista de uma disputa entre três grandes clubes do País. Além do Flamengo, vencedor na briga para contar com o meia-atacante, Palmeiras e Grêmio, clube responsável por revelar o atleta para o mundo, também tentaram um acordo, mas desistiram por conta das exigências impostas por Assis, irmão e empresário do craque.
Com o caminho livre desde o último final de semana, quando gaúchos e paulistas desistiram oficialmente do acordo, o Flamengo acelerou a negociação nos últimos dias e acertou a liberação com o Milan, após reunião envolvendo a presidente Patrícia Amorim e o vice do clube italiano Adriano Galliani. Isto ocorreu nesta segunda-feira, data em que Ronaldinho desembarcou no Rio de Janeiro para assinar o contrato com o time rubro-negro.
Em baixa no continente europeu, o melhor jogador do mundo nos anos de 2004 e 2005 volta para o País com o objetivo de retomar o sorriso fácil pelo qual ficou conhecido nos gramados, tomando uma atitude parecida com o do "xará". Em 2009, Ronaldo assinou com o Corinthians e voltou a atuar em um alto nível, conquistando o Campeonato Paulista e a Copa do Brasil daquele ano.
Encostado no Milan desde o início da atual temporada europeia, por volta de agosto, Ronaldinho não escondia a insatisfação e alimentou um sonho de retorno, o qual parecia impossível. No entanto, a boa relação do craque e do seu irmão e empresário, Assis, com o Milan facilitou a saída do jogador do futebol italiano.
Ronaldinho desembarcou no Milan no ano de 2008, depois de alcançar o auge com a camisa do Barcelona, clube que o ajudou a ser eleito o principal atleta do mundo. Apesar de ter sido recebido com grande festa pela fanática torcida milanista, o meia-atacante não conseguiu retomar o nível apresentado na catalunha.
Ainda assim, o meia-atacante teve lampejos de craque com a camisa rubro-negra. Na temporada 2009 e 2010, Ronaldinho chegou a brilhar por algumas partidas e chegou a ser cotado para defender o Brasil na Copa do Mundo da África do Sul. Contudo, Dunga, ex-técnico da Seleção, não se rendeu ao talento do jogador e ignorou os pedidos populares pelo atleta.
A não convocação para o Mundial desmotivou Ronaldinho aos poucos. O bom início, exemplificado na estreia do Milan na Liga dos Campeões, contra o Auxerre, acabou minado pelos diversos problemas físicos do craque. Fora de forma, o meia perdeu espaço no Milan, especialmente após a chegada do italiano Cassano no final de 2010.
Com o objetivo de se tornar um nome constante nas listas de convocação da Seleção Brasileira, Ronaldinho decidiu retornar ao País. No Rio de Janeiro, o meia encontrará um time em formação, com jovens valores e nomes mais experientes como o goleiro Felipe, ex-Corinthians, o volante chileno Maldonado e o atacante Deivid. 

Da certidão de óbito à alta médica em apenas um dia. Internada por conta de uma crise de bronquite na quarta-feira passada, a aposentada Maria da Conceição Souza, de 92 anos, foi declarada como morta na sexta-feira pelo médico Adler Magalhães da Silva, do Hospital estadual Albert Schweitzer, em Realengo. No sábado, o médico Edson Vieira Alves deu alta para a idosa.
A confusão começou na sexta-feira, quando o neto da aposentada, Rodrigo Garcia Pereira, de 30 anos, recebeu a notícia do falecimento da avó no hospital e foi orientado a registrar o óbito no cartório. Ele acionou a funerária e voltou para o Albert Schweitzer. Ao chegar ao necrotério, a surpresa: não era a sua avó.
— O funcionário do hospital ainda teimou comigo, dizendo que aquela era, sim, a minha avó — disse Rodrigo.
A agonia da família em busca da aposentada pelo hospital durou quase uma hora. O alívio veio quando ela foi encontrada no ambulatório e, sem saber o que acontecia, pediu um beijo carinhoso ao neto.
De acordo com Rodrigo, a diretoria do hospital não deu nenhum auxílio para a família, pelo contrário. A equipe de segurança tentou impedir que os familiares ficassem ao lado da idosa afirmando que ela não tinha direito a acompanhante.
— Jamais deixaria minha avó sozinha naquele lugar depois do que aconteceu. Dispensamos a funerária, o caixão já estava no hospital e o jazigo pronto. Passamos por um sofrimento muito grande à toa.
A preocupação de Rodrigo, agora, é cancelar o registro de óbito para que a aposentadoria da avó Maria da Conceição não seja cancelada. Sobre processar o hospital, ele diz que está estudando a possibilidade.
— Ainda estamos digerindo tudo o que aconteceu. Recebemos ligações de pessoas o dia inteiro perguntando a que horas seria o enterro. Mas penso em procurar a Justiça, sim. Passamos por um constrangimento muito grande.
O neto de Maria da Conceição conta que ninguém explicou como aconteceu a troca de nomes das pacientes, mas que ouviu dizer que o hospital recebeu a visita de autoridades na sexta-feira e que, numa "arrumação" de última hora, a avó foi retirada do leito onde estava sem que os nomes fossem atualizados.
O diretor do Hospital estadual Albert Schweitzer, Dílson Pereira, afirmou que foi aberta uma sindicância para apurar as responsabilidades e punir os envolvidos.
Pereira esclareceu que por questão de rotina a paciente foi transferida de leito na sexta-feira, permanecendo na mesma enfermaria, no 7 andar. No ato da mudança, não foi feita a troca padrão de prontuários, causando a falha de comunicação.
O diretor ressaltou que a família foi acolhida pelo coordenador da emergência, pelo coordenador da clínica médica e pela assistente social da unidade. Ele lamentou o ocorrido e disse que uma reunião com a família foi agenda para esta segunda-feira com intuito de providenciar a emissão dos documentos necessários para anular a certidão de óbito. O nome da paciente morta não foi revelado.
 

É isso aí, galera. Essas são algumas notícias 
que marcaram a semana.

Fiquem todos com Deus e até a próxima!




MSN: cintia-taynara@hotmail.com
Follow me: @cintiatay

0 Comentários em "Notícias da Semana (05/01/11 a 11/01/11)"

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.
ELA É DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA PARA NÓS!

Identifique-se, pois queremos estar sempre em contato direto com nossos leitores!

Obrigado por acompanhar, divulgar e orar pelo blog O Semeador!
Que Deus abençoe sua vida, em nome de Jesus!

Blog Archive

TOP 10