Leitura Diária • Provérbios 16-19



POR ELIÉZER RODRIGUES.

DESTAQUE

  • O valor de agradar ao Senhor e escolher a sabedoria.


TEXTO ÁUREO: "Do homem são as preparações do coração, mas do SENHOR a resposta da língua... Pela misericórdia e verdade a iniquidade é perdoada, e pelo temor do SENHOR os homens se desviam do pecado." (Provérbios 16:1,6)


ANÁLISE
Quando a terra era "sem forma e vazia, e havia trevas sobre a face do abismo" (Gênesis 1:2), a terra não estava preparado para "receber " sementes. Havia uma necessidade de preparação antes que estivesse pronta para a produção de ervas que desse sementes de acordo com sua natureza (Gênesis 1:12).


O coração do homem, em sua condição decaída, é como a terra antes que o Espírito de Deus pairasse sobre a face da água (Gênesis 1:2). O coração espiritual precisa da Palavra, porque "do Senhor é a resposta da língua".


O Dia do Julgamento de Cristo pode revelar que o dano causado por palavras ociosas talvez superou qualquer outro dano. Uma vez que as palavras que saíram da boca, não pode ser recuperadas. Aquelas palavras más, vão de boca em boca espalhando danos em seus caminhos. Podemos nos arrepender e sermos perdoados, mas ninguém pode corrigir as palavras que foram liberadas. Palavras ociosas da língua desencadeiam uma força destrutiva, que se não for controlada, nunca cessará.


Muitas palavras faladas descuidadamente no passado foram "conversa ociosa", mas já não são ociosas, porém ainda estão a causar grande dano.


Quando "Pela misericórdia e verdade a iniquidade é perdoada", a língua pode ter uma influência curadora moral e espiritual. Ela ensina a paz à consciência perturbada e alivia o sofrimento dos afligido. Acalma as paixões de ira e conserta divisões. Quando a lingua expressa o poder salvífico de Deus, a vida eterna se manifesta na ovelha perdida e moribunda.


"O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem." (Mateus 15:11)

PENSAMENTO DE HOJE: Devemos nos manter alertas e nos separar de toda parceria envolvendo palavras ociosas, por que desta forma seremos instrumentos vivos e limpos para o Senhor.

CRISTO REVELADO

  • Como aquele que pune os orgulhosos (Provérbios 16:5).
  • "Pois quem se exalta será humilhado e quem se humilha será exaltado" (Lucas 14:11).
  • Como o "amigo mais chegado do que um irmão" (Provérbios 18:24).
  • Jesus é nosso amigo (João 15:14-15) e nunca se afastará de nós (Hebreus 13:5).


Texto traduzido e adaptado do blog "JesuCristo es la solución"

1 Response to "Leitura Diária • Provérbios 16-19"

  1. Então, que sejam poucas as palavras da nosso boca :/ "quem muito fala muito erra"

    Parabéns pelo blog *----------*

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.
ELA É DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA PARA NÓS!

Identifique-se, pois queremos estar sempre em contato direto com nossos leitores!

Obrigado por acompanhar, divulgar e orar pelo blog O Semeador!
Que Deus abençoe sua vida, em nome de Jesus!

Blog Archive

TOP 10