Leitura Diária • Eclesiastes 1-4




DESTAQUES

  • A vaidade (vazio) de viver o prazer e ganho material
  • Uma razão para tudo
  • Muitos provérbios da sabedoria.


TEXTO ÁUREO: "E apliquei o meu coração a esquadrinhar, e a informar-me com sabedoria de tudo quanto sucede debaixo do céu... e eis que tudo era vaidade e aflição de espírito." (Eclesiastes 1:13-14)

ANÁLISE
O rei Salomão falou com um descontentamento imperdoável quando disse: "apliquei o meu coração a esquadrinhar, e a informar-me ... de tudo". Ele concluiu dizendo que sabia tudo que havia para ser conhecido, mas preferiu ignorar a Palavra de Deus.


Salomão teve o privilégio incrível de o Senhor lhe aparecer, dizendo: "E se tu andares perante mim... com inteireza de coração... confirmarei... teu reino sobre Israel para sempre..." (I Reis 9:4-5). Mas o "mais sábio" dos homens da terra, tentou substituir a sabedoria de Deus por seu conhecimento (I Reis 11:9-10).


Em busca do prazer, Salomão começou a sua vida com grandes metas, porém mais tarde tornou-se cínico e pessimista, dizendo: "Por isso odiei esta vida... sim, tudo é vaidade e aflição de espírito." (Eclesiastes 2: 17)


A vida de Salomão é um testemunho do fato de que nenhuma das ovelhas de Cristo pode ser satisfeita somente com o conhecimento humano. Eu não podia escapar à realidade de que Deus colocou dentro de cada um do seu povo, uma fome que só pode ser satisfeita por Cristo, o Pão da Vida.


"... Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede." (João 6:35)

PENSAMENTO DE HOJE: Os bens materiais e prazeres deste mundo não podem substituir o Deus a quem devemos a nossa devoção suprema.

CRISTO REVELADO

  • Em Eclesiastes 2:11: "E olhei eu para todas as obras que fizeram as minhas mãos, como também para o trabalho que eu, trabalhando, tinha feito, e eis que tudo era vaidade e aflição de espírito, e que proveito nenhum havia debaixo do sol."
  • Isso nos lembra as palavras de Cristo: "Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?" (Mateus 16:26)


Texto traduzido e adaptado do blog "JesuCristo es la solución"

0 Comentários em "Leitura Diária • Eclesiastes 1-4"

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.
ELA É DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA PARA NÓS!

Identifique-se, pois queremos estar sempre em contato direto com nossos leitores!

Obrigado por acompanhar, divulgar e orar pelo blog O Semeador!
Que Deus abençoe sua vida, em nome de Jesus!

Blog Archive

TEXTOS MAIS ACESSADOS