Leitura Diária • O livro dos Salmos



POR ELIÉZER RODRIGUES.


  • 19º livro da Bíblia
  • 150 capítulos
  • 2.461 versículos


O LIVRO DOS SALMOS


O livro dos Salmos é composto por 150 poemas, a maioria canções de oração e louvor a Deus. A palavra hebraica "salmos" significa "louvor", um termo que reflete grande parte do conteúdo do livro.


O Espírito Santo é o autor que inspirou o rei Davi a escrever mais de 70 salmos. Outros escritores incluem Moisés, Salomão, Asafe, Etã, e os filhos do Corão. Os escritores de cerca de 50 Salmos não são identificados.


Os pensamentos dos salmista frequentemente vão de sentimentos de fracasso total aos sentimentos de complacência, mas geralmente concluem expressões de louvor e gratidão a Deus. Através dos Salmos, o Espírito Santo se manifesta no fato de que cada queixa reflete uma falta de fé em Deus e Suas promessas.


Os salmos fazem distinção entre o pecado e a retidão. As palavras "justiça" e "justo" são utilizadas mais de 130 vezes. As palavras "pecado", "iniquidade" e "ímpio" por mais de 90 vezes.


Os salmos de juízo contra os ímpios revelam o que realmente é o pecado: rebelião contra Deus. Estes Salmos são palavras de pessoas que se identificaram com Deus a odiar o pecado.


Quando o Espírito de Deus levou o salmista a falar de vingança ou juízo sobre os ímpios, o salmista não fez referência a uma vingança pessoal, estava expressando a vontade de Deus sobre todas as injustiças. Estes Salmos são a revelação do Espírito de Deus que o pecado será punido inevitavelmente. A mesma verdade é revelada no Novo Testamento: "Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará." (Gálatas 6:7)


Os salmos nos preparam para orar e meditar, e fornecem orientação para expressar nossa gratidão e louvor. Alguns salmos, como o Salmo 51, nos ensina como confessar o pecado e expressar nosso desejo pelo perdão. Outros, como o Salmo 23, nos ensina que devemos ser felizes com o cuidado de Deus para conosco.


Muitos salmos se referem a Cristo, Seu nascimento, vida, traição, crucificação, ressurreição e ascensão. O próprio Jesus revelou que os Salmos falavam Dele "... convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na lei de Moisés, e nos profetas e nos Salmos." (Lucas 24:44). Consequentemente, aqueles que lêem somente o Novo Testamento limitam seu conhecimento de Cristo, porque o Espírito Santo também fala de Cristo no Antigo Testamento (João 5:39).


O Novo Testamento nos encoraja a "cantar salmos" (Colossenses 3:16). Os Salmos são citadas ou mencionadas cerca de 100 vezes no Novo Testamento, mais do que qualquer outro livro do Antigo Testamento, com a possível exceção de Isaías.

Texto traduzido e adaptado do blog "Jesus Cristo es la solución"

0 Comentários em "Leitura Diária • O livro dos Salmos"

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.
ELA É DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA PARA NÓS!

Identifique-se, pois queremos estar sempre em contato direto com nossos leitores!

Obrigado por acompanhar, divulgar e orar pelo blog O Semeador!
Que Deus abençoe sua vida, em nome de Jesus!

Blog Archive

TOP 10