DEIXE DE SER FROUXO!!!

Em porta estreita frouxo não passa!!!

A Paz do Senhor!
Há situações em nossas vidas que nos sentimos como que num "aperto"... Mas alguns "apertos" são necessários! E até devemos optar por eles... Vamos pensar um pouco sobre isso, a partir dessa passagem do Evangelho de Lucas:

"22 E percorria as cidades e as aldeias, ensinando, e caminhando para Jerusalém.
23 E disse-lhe um: Senhor, são poucos os que se salvam? E ele lhe respondeu:
24 Porfiai por entrar pela porta estreita; porque eu vos digo que muitos procurarão entrar, e não poderão.
25 Quando o pai de família se levantar e cerrar a porta, e começardes, de fora, a bater à porta, dizendo: Senhor, SENHOR, abre-nos; e, respondendo ele, vos disser: Não sei de onde vós sois;
26 Então começareis a dizer: Temos comido e bebido na tua presença, e tu tens ensinado nas nossas ruas.
27 E ele vos responderá: Digo-vos que não sei de onde vós sois; apartai-vos de mim, vós todos os que praticais a iniqüidade.
28 Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, e Isaque, e Jacó, e todos os profetas no reino de Deus, e vós lançados fora.
29 E virão do oriente, e do ocidente, e do norte, e do sul, e assentar-se-ão à mesa no reino de Deus.
30 E eis que derradeiros há que serão os primeiros; e primeiros há que serão os derradeiros." (Lucas 13.22-30)

Porta estreita. O que é a "porta estreita"?
Primeiramente, o que é uma porta? É uma passagem para um lugar. Não é o próprio lugar em si, mas é a passagem para este lugar.
Jesus nos diz que a porta e o caminho para o Reino de Deus são estreitos... Isso quer dizer que para que façamos parte do Reino de Deus temos que passar por alguns "apertos", pois é porta é muito justa!
O risco de se abordar o termo de "aperto" e "justeza" (= Justiça) é cair em doutrinamento vazio. Exemplificando, durante minha infância e adolescência eu fui doutrinado pela religião de meus pais que eu deveria sofrer para ter direito ao Céu, e que eu deveria ser extremamente justo (correto, irrepreensível, jamais errar) para que Deus me amasse! Se eu não fosse "justo", Deus não me amaria... Se eu não sofresse, não pagaria meus pecados e não teria o Céu... Era isso que a religião de meus pais dizia! Mas isso contraria o conceito da Graça, em Cristo! Como a religião poderia cobrar justiça do homem, se está escrito:

"Pois quê? Somos nós mais excelentes? De maneira nenhuma, pois já dantes demonstramos que, tanto judeus como gregos, todos estão debaixo do pecado; Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer. Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a Deus." (Romanos 3.9-11)

Apesar de não conseguirmos cumprir a Lei, por sermos injustos, pela fé e arrependimento, somos salvos pela Graça conquistada pelo Sangue de Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus:

"Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo." (João 1.17)

Bom, mas se somos salvos pela Graça, então por quê a porta do Reino é estreita? Sendo a Graça um favor desmerecido, não estamos nós salvos em Cristo, mesmo sem merecê-lo?
Sim, todo aquele que nasce de novo da água e do Espírito, será salvo... A pergunta é: quantos, de fato, nascem de novo?
Jesus diz que muitos comem e bebem na presença de Deus, e que ouvem Seus ensinamentos, e mesmo assim não se salvarão (Lucas 13.26-27)! Como pode isso? Que coisa mais "sem graça"!
Aliás, é bem isso: comem e bebem na presença de Deus, ouvem Seus ensinamentos... mas estão fora da Graça!
Estão fora da Graça pois, apesar de viverem uma vida de ritos religiosos e de conhecimento doutrinário-teológico, não assumem a postura de novas criaturas, deixando as coisas passadas e assumindo uma vida nova!

"SE alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas se passaram e eis que tudo se fez novo!" (II Coríntios 5.17)

O "se" indica uma condição: SE, de fato, estamos em Cristo, nossa vida muda! Se, de fato, não há mudança de vida, é porque não estamos, mesmo, em Cristo!
Não basta nascer da água (rito batismal): temos que nascer do Espírito! A Porta do Reino é estreita, e por ela não passa pessoas cheias de bagagens da velha criatura que DEVERIA TER morrido!
A porta do Reino de Deus é estreita, de maneira a não permitir nenhuma bagagem!
Há poucos dias, fui levar umas peças de tecido que estavam na Base Missionária até a casa do meu pastor. Quando descarreguei da "Kombi" as peças, amontoei-as sobre meus ombros e quando fui passar pelo portão da casa do pastor, tive que retirar algumas peças e organizar as que ficaram, senão eu não passaria... O portão era estreito demais para que eu o passasse com tanta carga em meus ombros. Bem, a Porta Estreita do Reino de Deus é ainda mais estreita: nela, só conseguiremos passar se não tivermos NENHUM fardo!
Não podemos passar por ela carregando bagagem das "obras da carne" (Gálatas 5.19-21): adultério, prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes!
Não poderemos passar pela Porta Estreita do Reino de Deus carregando nosso orgulho, nossa soberba, nossas idéias próprias, nossa arrogância, nossa "cultura", nossos costumes... Não passa! Esses fardos devem ser deixados do lado de fora da porta!
Jesus usa o termo "porfia" para dizer o processo pelo qual devemos passar pela Porta: "porfiai por entrar pela porta estreita...".(Lucas 13.24a). Isso denota que deve haver um esforço de nossa parte: temos que lutar contra nós mesmos e sermos "teimosos" em aliviar a carga!
Tu já passaste por um lugar estreito à ponto de ter que passar de lado, e até rasgar a roupa e se esfolar? (Eu já!) Para passar por algo estreito até nosso jeito de andar e nossa posição muda, e frequentemente nos esfolamos... Isso que Jesus sugere que façamos: nem que tenhamos que nos esfolar para passar pela Porta do Reino de Deus, esforcemo-nos em remover toda carga, mudemos nossa posição e forma de andar e esforcemo-nos a passar! Talvez até nossas roupas rasguem, e nossa pele esfole... Mas o importante é que passemos!
Larga é a porta que leva a perdição!
A porta larga da perdição permite que tu comas e bebas na presença de Deus, ouça Seus ensinamentos mas não tenhas nenhum compromisso de mudança! Vá para igreja, assista aos cultos, ore e leia a Bíblia em casa... Mas não abras mãos de teu jeito de pensar, nem agir... Afinal de contas, podes pecar porque Deus te perdoa mesmo! Esta é a porta larga! Está é a porta da perdição!
A porta do Reino de Deus é estreita, e precisamos porfiar para passarmos por ela!
Não fuja, portanto, do aperto: ao contrário, busque-o!
Busque o aperto da Porta Estreita, e lance mão de tudo aquilo que te impede de nascer de novo genuinamente!
Rasgue tua roupa de vaidade, esfola-te em teu orgulho e egoísmo, mas não deixe de passar pela Porta Estreita!
Porque muitos últimos serão os primeiros, e muitos primeiros serão os últimos... Não quer dizer que pelo fato de conhecer a Verdade primeiro, tu recebas a Graça primeiro... Não quer dizer que, só porque está recebendo essa revelação somente hoje, tu demores para receber a Graça!
Não fuja do aperto! Quem foge do aperto é "frouxo", mesmo! Não sejas "frouxo"!!!
Porque do outro lado da Porta estreita, apesar dos esfolões e perda de bagagem, tua Liberdade te espera!
Que Deus nos guarde, ilumine, conduza e abençoe, em Nome de Jesus!
Até semana que vem, se Deus quiser!
Forte abraço!
Ev. Danielson

0 Comentários em "DEIXE DE SER FROUXO!!!"

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.
ELA É DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA PARA NÓS!

Identifique-se, pois queremos estar sempre em contato direto com nossos leitores!

Obrigado por acompanhar, divulgar e orar pelo blog O Semeador!
Que Deus abençoe sua vida, em nome de Jesus!

Blog Archive

TEXTOS MAIS ACESSADOS