Péssimas manias que temos quando o assunto é tecnologia

Culpados todos nós somos. Dê uma olhada na lista das piores manias dos usuários em relação à tecnologia e veja quantas delas você também tem.

Quando o assunto é tecnologia, o usuário brasileiro tem manias inconfundíveis. Desorganização, descuido com informações, envio de correntes... Pequenos detalhes que podem viram um grande problema! Com o intuito de melhorar a vida tecnológica e alertar para alguns perigos em relação a estas manias, abaixo esta uma lista com as piores delas para compartilhar com os usuários. É hora de acabar com velhos e incômodos hábitos.

Esquecer-se de fazer back-up

Aqui temos um grande problema. Você pode até achar que seu computador é imbatível e infalível – um verdadeiro Homem de Ferro! Mas não é bem assim. São máquinas que, cedo ou tarde, podem dar um problema e fazer com que a história de sua vida seja perdida.
iStock
É comum alguém perder tudo por conta de vírus, roubo, entre outros. E na hora de conferir seu backup ele tem meses e meses de atrasado. Esse hábito deve ser deixado para trás! Fotos, músicas, vídeos, documentos importantes e todo tipo de informação é armazenada dentro de sua máquina.
Sendo assim, não há uma boa razão para não ter cópias de segurança. E mesmo que seu computador nunca falhe (ok, vamos acreditar nisso), quem é que garante que um ladrão não o leve, sua casa pegue fogo ou seu cachorro derrube-o no chão?
Além disso, é sempre importante lembrar que um backup que fique junto com o computador pode não ter lá sua serventia no caso do ladrão e do fogo em sua casa, certo? Portanto, quanto mais importante for o conteúdo, mais cópias você deve fazer.
Um backup fica em casa, outro na casa de sua avó e outro pode ficar armazenado na internet. Dessa forma, não há defeito, ladrão, fogo ou cachorro que deixe você sem seus valiosos arquivos.

Por que não usar proteção?

No tópico anterior, salientamos que um computador não é uma máquina perfeita. Esse mesmo argumento vale para a próxima mania: não instalar nenhum tipo de proteção em seu computador.
A internet está inundada com todo o tipo de malware que você possa imaginar. Desde coisas mais simples e quase inofensivas até vírus que podem acabar com todo o seu conteúdo. Para isso, você deve estar preparado.
Não adianta reclamar que o antivírus deixa o computador lento, ou que sua licença é muito cara. Existem opções mais leves e gratuitas que podem ajudá-lo a proteger sua máquina – e avisam sempre o que está prejudicando o computador.
iStock
Além disso, uma boa limpeza de tempos em tempos, além de varreduras periódicas, podem evitar futuras dores de cabeça. Aliás: não custa nada lembrar, também, do tal ladrão do tópico anterior. Além de levar seus arquivos, ele também pode acessá-los e sair distribuindo fotos, vídeos e documentos por aí. Senha no computador, já!

Senha única

Ainda falando de segurança, apresentamos outra mania pode ser altamente prejudicial. Sua memória até pode não ser das melhores, mas não há justificativa no mundo que perdoe quem utiliza a mesma senha para vários serviços.
Existem pessoas que chegam ao cúmulo de utilizar até a senha do banco para emails e redes sociais. Não, não e não. Isso é errado. Descobrir uma senha pode ser mais fácil do que você pensa – principalmente se o usuário não possuir nenhum tipo de proteção no computador, certo?
iStock
Sendo assim, descoberta uma senha, descobre-se todas e está pronto o caminho para a desgraça. Você não só perde uma conta, como pode esquecer seus emails, redes sociais, mensageiros instantâneos e até aquele serviço de desconto onde você já gastou muito dinheiro em créditos.
Se precisar, crie um arquivo de segurança com uma boa senha para armazenar suas informações. Mas a mesma senha, nem pensar! Ah, e colocar o seu nome, data de aniversário e nome do cachorro também não vale. A senha deve ser fácil de lembrar somente para você – e para mais ninguém.

Responder emails de SPAM

Quem é que nunca recebeu mensagem de uma lista de emails na qual nunca se cadastrou? Isso é muito comum e, cada vez mais, nossas caixas de entrada ficam lotadas com todo tipo de inutilidade da internet.
A primeira lição é: marque todas as mensagens indesejadas como SPAM e não toque mais nelas. Responder um email – ou até mesmo pedir para remover seu email da lista – pode ter o efeito contrário ao desejado.
SPAM
Como e quando seu email foi conseguido não interessa aqui. Mas, responder a um email duvidoso ou pedir para cancelar seu cadastro pode ter o efeito contrário, avisando o spammerque você existe digitalmente e acessa aquele email.
Portanto, encaminhe tudo para a caixa de SPAM e deixe por lá. Só vale a pena pedir para ser removido de uma lista se esta for de uma empresa conhecida e mais “séria”. Caso contrário, você pode estar alimentando este tipo de praga da internet.

Correntes, vídeos e PowerPoint

A tecnologia mudou. A informação – que antes já era rápida – agora está ainda mais acessível. Sendo assim, a primeira lição é: aquele email superlegal, com um vídeo engraçado, não precisa ser enviado. Ele já foi visto no YouTube por todos os seus contatos - pode ter certeza disso.
Outra péssima mania é enviar correntes com informações duvidosas. Você pode até jurar que é verdade, mas não é. O Hotmail não vai acabar, o Orkut não vai ser pago e o seu MSN não vai ficar colorido se você enviar o mesmo email para vinte pessoas diferentes.
Além disso, imagens e mensagens de autoajuda são bonitas, mas enviar isso para toda sua lista de emails não é legal. Seu chefe, seus amigos, colegas de trabalho e de faculdade: a chance de que todos eles vão abrir (e gostar) deste tipo de mensagem é muito pequena.

Notebook precisa respirar!

A praticidade e mobilidade de um notebook (ou netbook) são fantásticas! Mas não deve ser superestimada. Usar o computador em cima da cama, almofadas e roupas não é uma boa ideia.
iStock
Esta mania deve ser evitada por questões ergonômicas (suas costas agradecem!) e tecnológicas também. Existe uma saída de ar em seu computador que deve (sempre!) ser respeitada. Dessa forma, você evita superaquecimento e aquela dor incômoda pelo corpo.

Nunca desligar o notebook

iStockOutra mania que judia de seu notebook é nunca desligar o pobre aparelho. O simples ato de abaixar a tela não é suficiente para desligá-lo, caso não esteja configurado para hibernar. Sendo assim, sair por aí carregando um notebook ligado pode trazer problemas.
O disco rígido é muito sensível e pode ser danificado ao menor dos movimentos. Ônibus, carro, moto e até aquele tropeço na calçada podem ser responsáveis pela perda de suas informações e pelo mau funcionamento do notebook. Lembre-se disso.
E, caso insista em fazer o transporte do aparelho com ele ligado, é bom lembrar também do primeiro item citado no artigo: a importância de fazer backup do conteúdo de seu computador.

Não organizar arquivos e pastas

A falta de organização é um pecado capital da tecnologia. Ao salvar seus arquivos e pastas em qualquer lugar e com qualquer nome, você corre o risco de ser amaldiçoado e nunca mais encontrar o que precisa.
O serviço de pesquisa do Windows funciona, mas não faz mágica. Caso você possua muitos arquivos, ele pode ser muito útil. Mas se você não sabe o nome do que salvou, nem onde salvou, fica difícil encontrar aquilo que procura.
A organização do computador não é difícil e pode levar apenas alguns minutos. Crie pastas específicas, coloque data e, se possível, nomes que identifiquem o documento. Dessa forma, você não vai perder nada importante, nem mesmo com 1 TB de HD.

A impressora não tem descanso

Que tal pensar no meio ambiente? E se isso não for suficiente, que tal pensar no seu bolso e nas suas gavetas? Sim, imprimir milhares de papéis não é uma atitude sustentável, barata e nem mesmo organizada.
iStock
São poucos os documentos, comprovantes e imagens que você não pode armazenar digitalmente – e com segurança. Contratos, pagamentos, extratos, trabalhos, entre outros: tudo isso pode ficar guardado em seu computador (e no backup!) sem que você precise gastar papel, tinta de impressora e pastas e mais pastas para armazenar tudo isso em sua casa.

Emails desorganizados

Que atire a primeira pedra quem nunca teve (ou tem) uma caixa de entrada completamente lotada de emails? Preguiça, desorganização e muitos emails recebidos ao mesmo tempo. São várias as desculpas de quem tem esta mania.
Vale lembrar que o email é uma importante forma de comunicação – pessoal e profissional – e, portanto, deve ser tratado com o devido respeito. Deixar sua conta de email completamente desorganizada pode ser um grande problema, fazendo com que você se esqueça de ler e responder a mensagens importantes.
Assim como a organização de seus arquivos no computador, cuidar de seus emails pode ser um trabalho que toma pouco tempo e vale a pena. Além disso, também não custa avisar, guardar todos os emails que recebe é outra péssima mania.
Além de lotar sua conta com coisas desnecessárias, pode dificultar a vida na hora de achar aquele email importante. Se não for realmente útil, apague. Menos conteúdo, nesse caso, pode representar mais organização.

Instalar coisas desnecessárias

Colocar coisas desnecessárias no computador é uma péssima mania. E isso quase sempre ocorre na hora de instalar outro programa. É comum baixar aplicativos que tentam hospedar barras e atalhos além dos que você deseja.
Instalação de barra de ferramentas
Sendo assim, tome cuidado na hora de instalar programas em sua máquina: só clicar em “Próximo”, sem ler o que o a instalação informa, pode colocar barras de ferramentas e aplicativos desnecessários em seu computador.

Descuido com informações na internet

Não tomar cuidado com as informações que você coloca na internet é uma péssima mania que já virou clássica. Muitas pessoas inserem qualquer tipo de conteúdo sem atentar para o fato de que qualquer usuário pode acessar o que está lá.
Mesmo que você coloque configurações de privacidade avançadas, não é possível medir o efeito que este tipo de conteúdo vai ter. É sempre bom lembrar que fotos e vídeos podem ser acessados por amigos, inimigos, chefes, colegas de trabalhos ou estudo e até mesmo por sua mãe.
Foursquare
 Atenção especial para os usuários do Foursquare: só stalkers em potencial tem interesse em saber onde você está nesse momento. Por mais legal que seja se tornar o “prefeito” de um lugar, dar o endereço de onde você está ou de sua própria casa para que qualquer um acesse é uma péssima ideia!

Wikipédia?

WikipediaA Wikipédia pode ser ótima para tirar dúvidas rápidas, consultar informações básicas sobre um assunto ou pesquisar imagens. Mas nem pense em entrar em uma discussão importante ou entregar um trabalho de faculdade com informações retiradas de lá.
Por mais tópicos que o site apresente, suas informações nunca são 100% confiáveis e não devem ser utilizadas em documentos importantes. Não esqueça que qualquer usuário pode contribuir colocando informações lá – verdadeiras ou não.

Smartphones sem fones

Abusar do MP3 player de um smartphone é uma das piores manias tecnológicas dos brasileiros. Quem aqui nunca enfrentou aquele ônibus lotado com um ser que simplesmente resolve dispensar o uso do fone de ouvido para ouvir suas músicas?
E, para nosso azar, a chance de que o gosto musical deste indivíduo seja exatamente o oposto do nosso é sempre muito alta. Entendemos que a tecnologia é maravilhosa, que agora é muito mais fácil levar consigo suas músicas favoritas. Mas, por favor, temos que respeitar o resto do mundo, não é mesmo? Ninguém é obrigado a compartilhar com você o último hit do verão.

Desktop lotado

A última péssima mania deste artigo também tem a ver com organização do computador e afeta muitos usuários: desktop lotado de ícones.  Meu Computador, Meus Documentos, Lixeira, Meus Locais de Rede, tabelas, fotos, vídeos, atalhos, programas e mais um monte de coisas que você já nem lembra mais porque estão lá.
Desktop
E quanto maior a tela, maior o número de ícones. Lembre-se: organização é essencial para manter seu computador saudável. Mas, no caso do desktop, é importante lembrar também que não adianta colocar aquele papel de parede superlegal se você não consegue nem mesmo visualizá-lo.
...
Estas são apenas algumas das péssimas manias que temos em relação ao computador, internet e nossos gadgets. Algumas prejudiciais aos nossos aparelhos, outras prejudiciais aos nossos amigos e contatos.
Caso você tenha alguma outra, ou lembre-se de alguma situação que não está nesta lista, use e abuse dos comentários. Vamos tentar acabar com estes males do mundo tecnológico!

0 Comentários em "Péssimas manias que temos quando o assunto é tecnologia"

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.
ELA É DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA PARA NÓS!

Identifique-se, pois queremos estar sempre em contato direto com nossos leitores!

Obrigado por acompanhar, divulgar e orar pelo blog O Semeador!
Que Deus abençoe sua vida, em nome de Jesus!

Blog Archive

TOP 10