Leitura Diária • O livro de Neemias




POR ELIÉZER RODRIGUES.

NEEMIAS

  • 16° livro da Bíblia
  • 13 capítulos
  • 406 versículos

Neemias, um judeu, tinha a posição de honra de copeiro de Artaxerxes, rei do poderoso Império Persa.

Cerca de 14 anos após Esdras levar 1.800 homens judeus (cerca de 5.000 pessoas, acrescentando mulheres e crianças) a Jerusalém, Neemias recebeu a notícia de pobreza espiritual e física que ali existia. Aflito, Neemias se queixou durante vários dias, jejuando e orando (Neemias 1:4). O resultado foi que o rei persa concedeu-lhe licença, o nomeou governador de Jerusalém, e lhe deu permissão para reconstruir os muros ao redor da cidade (capítulos 1-2). Há mais de 100 anos, desde que Nabucodonosor invadiu e destruiu a cidade, parecia impossível restaurar os muros de Jerusalém (II Reis 25.8-11).

Neemias enfrentou intensa oposição dos inimigos que cercavam Jerusalém. Algumas pessoas importantes se recusaram a cooperar com ele (Neemias 2:19, 3:05, 4:1-11). Mas, em contínua oração e fé em Deus, Neemias liderou o povo na reconstrução dos muros em um tempo surpreendentemente curto: apenas 52 dias (capítulos 3-7).

Depois que as paredes foram terminadas, "Abriu, Esdras o livro" (Neemias 8:5) e leu as Escrituras desde a manhã até ao meio-dia. No dia seguinte, líderes foram à Esdras para pedir maior compreensão das Escrituras. Isto levou à celebração da Festa dos Tabernáculos.
"E, de dia em dia, Esdras leu no livro da lei de Deus, desde o primeiro dia até ao derradeiro; e celebraram a solenidade da festa sete dias..." (Esdras 8:18). Isso resultou em mais oração, confissão, jejum e uma aliança renovada com Deus (capitulos 8-11). Em seguida, os muros foram dedicados por Esdras e Neemias (capítulo 12).

Depois disso, Neemias continuou como governador de Jerusalém e implementou reformas em diversas áreas. Depois houve um lapso de 12 anos, durante o qual Neemias, provavelmente, retornou à corte persa.

Durante a ausência de Neemias em Jerusalém, muitos eventos contra o Senhor tiveram aceitação, como a aliança de Eliasibe com Tobias, o descaso das pessoas em apoiar os levitas, a violação do sábado e o casamento com pagãos. No entanto, quando Neemias voltou, mais uma vez tirou o país dos caminhos de pecado e restaurou a verdadeira adoração (capítulo 13)

Texto traduzido e adaptado do blog "Jesus Cristo es la solución"

0 Comentários em "Leitura Diária • O livro de Neemias"

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.
ELA É DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA PARA NÓS!

Identifique-se, pois queremos estar sempre em contato direto com nossos leitores!

Obrigado por acompanhar, divulgar e orar pelo blog O Semeador!
Que Deus abençoe sua vida, em nome de Jesus!

Blog Archive

TOP 10