Leitura Diária • Jó 9-12




POR ELIÉZER RODRIGUES.

DESTAQUES
  • Jó reconhece a justiça de Deus
  • Jó lamenta sua condição
  • A acusação de Zofar
  • Jó proclama fé na sabedoria e onipotência de Deus.

TEXTO ÁUREO: "Então respondeu Zofar, o naamatita, e disse: ...Às tuas mentiras se hão de calar os homens? E zombarás tu sem que ninguém te envergonhe? Pois dizes: A minha doutrina é pura, e limpo sou aos teus olhos. Mas na verdade, quem dera que Deus falasse e abrisse os seus lábios contra ti!" (Jó 11:1,3-5)

ANÁLISE
Zofar foi enganado pela mesma falsa opinião expressa pelos seus colegas, acerca de que sofrimentos severam comprovam grandes pecados. Como muitas vezes acontece, esse "consolador" legalista e religioso se tornou em uma crítica. Ele continuou repreendendo e denunciando Jó continuou como vão e mentiroso, fingindo ser justo.

Zofar continuou: "Quem dera que Deus falasse e abrisse os seus lábios contra ti!" Deus abriu a boca e falou, mas foi contra estes críticos. Ele disse enfaticamente à Elifaz: "A minha ira se acendeu contra ti, e contra os teus dois amigos, porque não falastes de mim o que era reto, como o meu servo Jó." (Jó 42:7). Isso mostra que o conselho deste homem e de seus amigos foram apenas o raciocínio humano e não o Deus.

Aqui nós vemos que pessoas que expressam uma crítica negativa dos cristãos estão fazendo o trabalho do inimigo. A Palavra de Deus nos adverte que não devemos impor ainda mais dificuldades para aqueles que precisam do nosso conforto. Os críticos religiosos e acusadores dos cristãos, muitas vezes não entendem o método que Deus usa para lidar com seus discípulos.

Não é fácil para orar pelos "falsos consoladores", como fez Jó. Mas nada revela mais claramente o que somos, como a maneira que reagimos a estas críticas dos que nos interpretam mal.

"Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus" (Mateus 5:44)

PENSAMENTO DE HOJE: Cuide como reagir com aqueles que não são amáveis com você.

CRISTO REPRESENTADO
  • Através do mediador (Jó 9:32-33)
  • Cristo é o "mediador entre Deus e os homens" (I Timóteo 2:5)

Texto traduzido e adaptado do blog "Jesus Cristo es la solución"

0 Comentários em "Leitura Diária • Jó 9-12"

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.
ELA É DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA PARA NÓS!

Identifique-se, pois queremos estar sempre em contato direto com nossos leitores!

Obrigado por acompanhar, divulgar e orar pelo blog O Semeador!
Que Deus abençoe sua vida, em nome de Jesus!

Blog Archive

TOP 10