Leitura Diária • Jó 5-8

Muitas são as aflições do justo, mas o SENHOR o livra de todas. (Sl 34:19)


POR ELIÉZER RODRIGUES.

DESTAQUES
  • Continua repreensão de Elifaz contra Jó
  • A resposta de Jó
  • Jó acusa seus amigos
  • Teoria de Bildade sobre a agonia de Jó.

TEXTO ÁUREO: "Oh! se a minha mágoa retamente se pesasse, e a minha miséria juntamente se pusesse numa balança!... Porque as flechas do Todo-Poderoso estão em mim... " (Jó 6:2,4)

ANÁLISE
Depois de contemplar por uma semana em silêncio o sofrimento de Jó, Elifaz, o mais velho de seus quatro amigos, foi o primeiro a falar. Seus muitos anos de observação levou-o a crer que todo sofrimento era resultado do pecado. Portanto, disse a Jó: Segundo eu tenho visto, os que lavram iniquidade, e semeiam mal, segam o mesmo." (Jó 4:8). Elifaz tentou convencer a Jó que confessasse seu pecado.

Bildade e Zofar, concordaram com a opinião de Elifaz. Ignorando a sugestão de ser um hipócrita, Jó apelou para uma análise mais aprofundada de seu caráter, dizendo: "Oh! se a minha mágoa retamente se pesasse, e a minha miséria juntamente se pusesse numa balança." (Jó 6:2)

Jó sentiu o dardo amargo da condenação de Elifaz e, pior, parecia que ele tinha sido abatido "pelas flechas do Todo-Poderoso". (Jó 6:4)

As experiências de Jó nos ajudam a permanecer fiéis, sem importar as adversidades. Através do sofrimento de Jó, podemos aprender não somente que Deus está no controle total, mas também que Ele está fazendo a Sua vontade perfeita através de nós. Isso explica a declaração: "Porque a vós vos foi concedido, em relação a Cristo, não somente crer nele, como também padecer por ele" (Filipenses 1:29).

Então não devemos nos surpreender se nos interpretarem mal ou se enfrentarmos pesares e sofrimentos.

"Amados, não estranheis a ardente prova que vem sobre vós para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse; Mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis." (I Pedro 4:12-13)

PENSAMENTO DE HOJE: Deus nunca se esquece de nenhum de seus filhos.

CRISTO REVELADO
  • Por meio da condição lastimável de Jó (Jó 7:1-6).
  • Cristo foi conhecido como "homem de dores, e experimentado nos trabalhos" (Isaías 53:3).

Texto traduzido e adaptado do blog "Jesus Cristo es la solución"

0 Comentários em "Leitura Diária • Jó 5-8"

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.
ELA É DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA PARA NÓS!

Identifique-se, pois queremos estar sempre em contato direto com nossos leitores!

Obrigado por acompanhar, divulgar e orar pelo blog O Semeador!
Que Deus abençoe sua vida, em nome de Jesus!

Blog Archive

TEXTOS MAIS ACESSADOS