As aparências enganam




POR VINÍCIUS AGUIAR.


Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o SENHOR não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração. 1 Samuel 16:7

Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores. Mateus 7:15

Porque eu sei isto que, depois da minha partida, entrarão no meio de vós lobos cruéis, que não pouparão ao rebanho; Atos 20:29



Paz do Senhor Jesus galerinha abençoada.

Passei por uma situação hoje na empresa, e por não ser a primeira vez, me chamou a atenção pra algo. Em quem estamos confiando? As aparências enganam.

Eu e o gerente da empresa onde trabalho somos cristãos, e acabamos ate “inconscientemente” dando mais oportunidades pra cristãos também, e quando encontramos, claro, confiamos mais nesses que aparentam professar a mesma fé que a nossa. Hoje mais uma vez, digo isso por que é a terceira ou quarta vez, nos decepcionamos com pessoas que se dizem seguidoras de Cristo.

Talvez tenha sido redundante por sempre exortar a respeito de tentarmos ser melhores. Nosso testemunho de como vivemos é com certeza muito mais forte do que qualquer coisa que falamos, mas hoje não quero falar sobre como nós nos comportamos exatamente, mas em como vemos as pessoas e os comportamentos delas.

Contei a história acima para ilustrar (vejam bem, história com “h”, de verdade) que hoje em dia realmente não podemos e não devemos nos preocupar com as aparências, como diz o ditado, elas enganam sim, e enganam demais. É uma pena que nem todos os “cristãos” são realmente cristãos, é claro que não somos perfeitos, erramos e erramos feio, eu erro feio, mas infelizmente alguns vivem no erro sem a menor preocupação de tentar acertar. Nossa natureza não nos permite passar um dia sem pecar, aliás, não nos permite passar algumas horas sem pecar, pecamos em atos, omissões, em pensamentos, em intenções, mas muitos não lutam, não se preocupam em tentar ser santos, tentar ser parecidos com Jesus, afinal de contas, ser cristão, no sentido mais óbvio e claro é isso, parecer – se com Cristo, e é exatamente aí, quando entregam os pontos e continuam na “igreja” que nascem os “lobos em pele de ovelha” ou fariseus, religiosos, legalistas, e tantos outros nomes, esses mesmos que perseguiram Jesus.

Acautelai – vos deles, é aí que mora o perigo meus irmãos. Desviamos das pedras grandes e tropeçamos nas pequenas. Pensamos que quem esta no mundo, não pode nos dar conselhos, não pode ter um relacionamento maior com a gente, não pode ter uma amizade muito “profunda”, e então cuidamos do que ouvimos, com quem andamos, porem com os que fazem parte da “igreja”, digo, dizem fazer parte, por que certamente há tempos alguns não fazem, “abaixamos a guarda” pensamos que não pode vir nada de mal deles, afinal uma arvore boa não da frutos ruins, e que garantia temos de que a arvore seja boa? Cantar no ministério de louvor garante que seja uma boa arvore? Você pode conseguir esse ministério simplesmente cantando ou tocando bem, ou mais simplesmente ainda tendo influencia, não sejamos hipócritas, sabemos que isso acontece. Fazer parte de um ministério seja de louvor, dança, teatro, introdução, liderar uma célula ou um grupo de discipulado, não atesta que alguém seja ou não um cristão genuíno, ser cristão de verdade é muito mais e tudo isso.
Pode parecer duro esse discurso, sinto isso ate por que serve primeiramente pra mim, mas me acalma lembrar quantas vezes Jesus confrontou os religiosos os chamando inclusive de hipócritas, não é de hoje que os lobos estão disfarçados de ovelha, vamos abrir os olhos, as aparências enganam.

Precisamos ter amizades, estar cercados de amigos é bom demais e necessário, precisamos mesmo deixar de lado um pouco a internet, deixar de lado MUITO a TV, e estarmos mais cercados de amigos, mas amados, precisamos escolher bem, ou podemos ser tragados por maus conselhos, por rebeldia implícita em discursos como: “O que seu pastor fala não é bem assim”, “a visão de relacionamento não precisa ser assim ao pé da letra”, “a igreja exagera em tal coisa” e tantos outros. Cuidado amados com as conversas as escondidas, com as atitudes que você sabe que não seriam as mesmas com mais gente perto. Cuidado com quem gosta de andar na escuridão, que não deixa tudo “a luz”, esconde, omite, mente.

Para finalizar, devemos realmente nos acautelar, quem são nossos confidentes? Em quem temos confiado, pedido conselhos? Com quem temos andado? A Bíblia esta cheia de advertências com respeito a FALSOS PROFETAS, LOBOS DISFARÇADOS DE OVELHA, FARISEUS, RELIGIOSOS, APOSTATAS, esta mais do que claro que vamos ter problemas com isso, esta mais do que claro que, nem tudo que se vê, é; Esta claro que as aparências enganam, e, se não nos acautelarmos vamos literalmente ser enganados, pode dar tempo de abrir os olhos e voltar, mas, pode não dar tempo e termos que comer o fruto amargo da traição, da decepção, e da morte (espiritual).

Lobos devem ser tratados como lobos, com cautela, com precaução, e com a maior distância possível. Ora, se é admirável o Pastor que sabe carregar aos ombros, com ternura, a ovelha perdida; o que dizer, paradoxalmente, do Pastor que abandona as suas ovelhas fiéis, para ir buscar ao longe um lobo disfarçado de ovelha, carregando docilmente o lobo aos ombros, abrindo a ele mesmo as portas do redil, e com as suas mãos pastorais colocando o lobo voraz entre as ovelhas?

Nele, que nos ensinou a não confiar em homens, mas depositarmos Nele nossa total confiança,

Vinicius Aguiar
@vinyaguiar

2 Responses to "As aparências enganam"

  1. Disse tudo, infelizmente voce tem razao. digo infelizmente pq justo nós cristãos que devemos dar exemplo nós mesmo ou muitos que achamos ser cristãos mesmo agem pior muita vezes do quem não é.
    valeu pela postagem irmão, Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  2. É meu irmão, é infelizmente mesmo. Queria não ver nada disso acontecer mas... os lobos realmente estão entre nós!

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.
ELA É DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA PARA NÓS!

Identifique-se, pois queremos estar sempre em contato direto com nossos leitores!

Obrigado por acompanhar, divulgar e orar pelo blog O Semeador!
Que Deus abençoe sua vida, em nome de Jesus!

Blog Archive

TOP 10