Roteiro de viagem: Porto de Galinhas - PE

Localizada no município de Ipojuca, a 70 quilômetros de Recife, Porto de Galinhas é emoldurada por piscinas naturais com águas mornas e transparentes repletas de peixes coloridos e jangadas deslizando de um lado para o outro na maré baixa. Mas tem também praias com ondas fortes, perfeitas para a prática de surf - não é à toa que a praia de Maracaípe é um dos cenários do Campeonato Mundial de Surf, sediando as etapas do mês de outubro. Os esportes náuticos, aliás, vêm ganhando cada vez mais adeptos na região, transformando a praia de Muro Alto em point dos apaixonados por esqui aquático, wakeboard e jet-ski.
Apesar das ruas estreitas e da vida correr devagar em Porto de Galinhas, a vila ferve no verão, quando recebe turistas de todas as partes do Brasil, além de estrangeiros dos quatro cantos do planeta. Todos chegam atraídos pelos aquários naturais, entretanto, surpreendem-se com a riqueza de atrativos e opções de lazer da região, como passeios de bugue, de jangada ou a cavalo, quase sempre emoldurados por coqueirais, areias brancas e um mar de nuances ora verdes, ora azuis.No centro da vila, andar a pé é melhor maneira para conferir de perto o artesanato produzido pelos nativos. São galinhas de cerâmica – o souvenir oficial -, bordados, redes, mantas... A gastronomia também ocupa lugar de destaque, com restaurantes que oferecem pratos à base de frutos do mar e também da cozinha regional, como carne-de-sol e galinha cabidela. E Porto de Galinhas ainda tem fôlego para o agito depois que o sol se põe. Nos bares e nas boates itinerantes, montadas na região nos meses de verão, a música rola solta até altas horas.


O que ver e fazer!


Passeio de jangada às piscinas naturais
Jangadas coloridas partem da praia da vila e levam às enormes piscinas formadas na maré baixa, que ficam a 200 metros da costa e a cinco minutos de viagem. Para aproveitar ao máximo o mergulho em meio aos peixes coloridos é bom ter em mãos máscara e snorkel – normalmente, as jangadas já oferecem o kit, incluindo ração para atrair os animais. Os aquários naturais são cercados por bancadas de recifes, sendo aconselhável usar calçados que possam molhar durante o passeio – é a única maneira de evitar machucados ao pisar em corais e ouriços.


Passeio de Catamarã até a Ilha de Santo Aleixo e Praia de Carneiros
O tour marítimo leva a dois interessantes pontos da costa de Pernambuco. A praia de Carneiros é considerada uma das mais bonitas e rústicas do estado, enquanto a ilha de Santo Aleixo é famosa pelas dezenas de naufrágios em seus arredores, atraindo mergulhadores de diversas origens. A ilha oferece ainda piscinas naturais e praias desertas. O passeio dura seis horas.


Passeio de jangada pelo rio Maracaípe
O passeio leva às áreas de mangue e de preservação do cavalo-marinho, um dos símbolos de Porto de Galinhas. No acesso para a praia de Serrambi fica a sede do Projeto Hippocampus, de proteção da espécie. No local há exposição de aquários com cavalos-marinhos encontrados na região.


Passeio de bugue
Para desfrutar a paz e as belezas das praias de Muro Alto e Pontal de Maracaípe faça um passeio de bugue. É a maneira mais ágil, além de mais emocionante, de curtir os cenários mais tranqüilos de Porto de Galinhas.

As principais praias de Porto de Galinhas

Recifes de corais protegem grande parte das praias de Porto Galinhas, formando piscinas naturais que proporcionam relaxantes mergulhos. É o caso de Muro Alto, considerada uma das mais paradisíacas da região. Já a que dá nome à vila é ponto de partida para os passeios de jangadas que levam aos aquários naturais. Ao Sul, os destaques são Serrambi e das Cacimbas, com pequenas grutas escavadas pelas ondas, além de Maracaípe, repleta de surfistas em busca de boas ondas.

Maracaípe
Ponto de encontro da turma do surfe, Maracaípe é agitada, especialmente quando sedia etapas de importantes campeonatos. As ondas, de até dois metros de altura, não afastam os visitantes que lá encontram areia branquinha, coqueiral e cajueiros, além dos bares e restaurantes do pólo gastronômico da Vila de Todos os Santos.

Muro Alto
O conjunto formado por paredão de areia, coqueiros, reserva de Mata Atlântica, recifes e piscinas naturais faz de Muro Alto uma das mais belas praias da região. A maioria dos grandes hotéis e resorts estão instalados na área. As águas calmas atraem os adeptos dos esportes náuticos

Porto de Galinhas
Badalada no verão, a praia da vila tem quatro quilômetros de extensão e é ponto de partida para os passeios de jangadas que levam às imensas piscinas naturais, acessíveis em apenas cinco minutos de viagem. As águas mornas, transparentes e calmas e a infra-estrutura de bares fazem da praia a mais indicada para quem viaja com a família.

Cupe
As ondas fortes atraem os surfistas, que encontram em Cupe uma praia quase deserta, repleta de coqueiros. As boas formações – em especial no verão - fazem da área palco constante de campeonatos de surfe. No canto esquerdo o mar fica mais manso e forma piscinas.

Pontal de Maracaípe
Indicada para quem está com crianças, Pontal tem águas calmas e mornas perfeitas para banhos e passeios de caiaque e de jangada. Nos arredores há trilhas para caminhada e quiosques. Na praia funciona a sede do Projeto Hippocampus, que tem como objetivo preservar o cavalo-marinho.


Atrativos Culturais em Porto de Galinhas

O município de Ipojuca, a 20 quilômetros da vila, guarda construções históricas e religiosas do século XVII que merecem uma visita. Entre os atrativos estão a igreja e o convento de Santo Cristo e a igreja do Outeiro - que exibe um dos mais belos cenários da região, com vista que vai do Cabo de Santo Agostinho ao Cabo de Santo Aleixo. A cidade abriga também interessantes engenhos - o Canoas, construído há mais de duzentos anos, continua produzindo mel, rapadura e cachaça de maneira artesanal. Já o Engenho Gaipió deixou como herança um imponente casarão datado de 1863. Em perfeito estado de conservação e com exposição de mobílias, imagens, louças, cristais e objetos de decoração originais revela como viviam os fazendeiros da região.

FONTE

Dicas, dúvidas, críticas ou sugestões:
ca_fdr@hotmail.com
Bom restinho de semanaa
bjO

0 Comentários em "Roteiro de viagem: Porto de Galinhas - PE"

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.
ELA É DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA PARA NÓS!

Identifique-se, pois queremos estar sempre em contato direto com nossos leitores!

Obrigado por acompanhar, divulgar e orar pelo blog O Semeador!
Que Deus abençoe sua vida, em nome de Jesus!

Blog Archive

TOP 10