Leitura Diária • O livro de Esdras




POR ELIÉZER RODRIGUES.

ESDRAS

  • 15° Livro da Bíblia
  • 10 Capítulos
  • 280 Versículos

Devido aos pecados dos israelitas, o profeta Jeremias profetizou: "E toda esta terra virá a ser um deserto e um espanto; e estas nações servirão ao rei de babilônia setenta anos... Porque assim diz o SENHOR: Certamente que passados setenta anos em babilônia, vos visitarei, e cumprirei sobre vós a minha boa palavra, tornando a trazer-vos a este lugar." (Jeremias 25:11; Jeremias 29:10 - compare com II Crônicas 36:22-23; Esdras 1:1-3)

Em cumprimento a profecia, o rei Joaquim foi derrotado por Nabucodonosor, que começou a deportar o povo para a Babilônia. Vinte anos mais tarde, Jerusalém foi derrotada, o Templo foi destruído e a maioria dos israelitas que ficaram, foram levados para a Babilônia.

Finalmente, os medos e os persas se uniram, conquistaram a Babilônia e lá formaram parte do Império Persa.

O livro de Esdras fala sobre um pequeno número de exilados qu foram fiéis e iveram a valentia de voltar a Jerusalém depois que o rei Ciro da Pérsia animou o povo judeu: "edifique a casa do SENHOR Deus de Israel" (Esdras 1:3)

A primeira expedição a Jerusalém (capítulos 1-2), composta de 42.600 judeus e 7.337 servos (Esdras 2:64-65), foi dirigida por Zorobabel, o neto do rei Jeconias (I Crônicas 3:17-19)

Ao chegar em Jerusalém, construíram um altar e cumpriram a celebração da Festa dos Tabernáculos. Em dois anos termiram apenas os fundamentos do Templo. (capítulos 3-4)

Durante este tempo, enfrentaram uma forte oposição dos samaritanos, que finalmente conseguiram um decreto para deter a obra. (Esdras 4:21)

Cerca de 14 anos mais tarde, através da pregação da Palavra de Deus, tal como registrado nos livros de Ageu e Zacarias, novamente, "começaram a construir a casa de Deus" (Esdras 5:1-2) e concluíram em quatro anos, apesar da intensa oposição. (capítulos 5-6)

Entre os capítulos 6 e 7, existe um intervalo de aproximadamente 60 anos. Os eventos ocorridos neste tempo se registram no livro de Ester, assim como as mortes de Zorobabel de Ageu e, possivelmente, de Zacarias.

Cerca de 80 anos depois da expedição de Zorobabel, Esdras dirigiu aproximadamente 1.800 homens judeus (umas 5.000 pessoas, somando-se mulheres e crianças) desde a capital persa até Jerusalém (capítulos 7-8). Quando chegaram, Esdras descobriu que a Lei de Deus havia sido negligenciada e que muitos israelitas haviam se casado com pessoas de nações pagãs. Esdras decidiu corrigir isso imediatamente e começou a dirigir o povo para uma renovação da verdadeira adoração a Deus. (capítulos 9-10)

Texto traduzido e adaptado do blog "Jesus Cristo es la solución"

0 Comentários em "Leitura Diária • O livro de Esdras"

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.
ELA É DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA PARA NÓS!

Identifique-se, pois queremos estar sempre em contato direto com nossos leitores!

Obrigado por acompanhar, divulgar e orar pelo blog O Semeador!
Que Deus abençoe sua vida, em nome de Jesus!

Blog Archive

TEXTOS MAIS ACESSADOS