Leitura Diária • II Reis 23:21-25

Cativeiro de Judá


POR ELIÉZER RODRIGUES.

DESTAQUES
  • A Páscoa é restabelecida
  • A morte de Josias
  • Jeoacaz é preso
  • Jeoiaquim conquistado e controlado por Nabucodonosor
  • Reinado de Zedequias
  • Queda de Jerusalém
  • Cativeiro de Judá.

TEXTO ÁUREO: "E o rei de babilônia os feriu e os matou em Ribla, na terra de Hamate; e Judá foi levado preso para fora da sua terra." (II Reis 25:21)

ANÁLISE
Apenas 23 anos após a morte de Josias, o Reino do Sul de Judá se rendeu ao controle egípcio. Por causa da infidelidade do povo e a sua contínua desobediência à Palavra de Deus, a nação foi reduzida a ruínas.
Os quatro últimos reis foram apenas marionetes, nomeados e controlados pelo Egito e Babilônia. Durante seus reinados, o país experimentou uma série de conquistas e deportações.
Foi patética a queda de Judá, especialmente considerando que o Reino do Norte também havia caído cerca de 135 anos antes. Judá e o Reino do Norte formaram juntas Israel ser uma das nações mais poderosas do planeta. A partir de um começo muito pequeno, Israel atingiu uma grandeza imperial que atraiu a admiração dos países mais poderosos da época. Mas por causa da idolatria de Salomão, a nação se dividiu.
Mais tarde, em meio ao declínio de Judá, Deus levantou o profeta Jeremias. Se as pessoas tivessem seguido seu conselho, o resultado teria sido muito diferente. Tanto Jeoiaquim como Ezequias poderiam ter desafiado as forças invasoras, mas a nação perdeu seu poder e o privilégio da proteção de Deus.
Com um enorme exército, Nabucodonosor destruiu o norte do país e cercou Jerusalém. Finalmente, a cidade começou a passar fome.
Zedequias, com suas esposas, filhos e guardas fugiram por um buraco na parede (Ezequiel 12:12), mas foram capturados nas planícies de Jericó. Zedequias foi forçado a assistir a morte de sua própria família, então os seus olhos foram arrancados e foi levado preso para a Babilônia. Sua agonizante jornada fez se cumprir duas profecias que pareciam contradizer uma a outra: que Zedequias iria para a Babilônia, mas que ele não veria isso. (Jeremias 32:5; 34:21-- Ezequiel 12:3; 17:20-21).
A destruição do reino de Judá nos ensina que a maior nação do planeta não pode sobreviver se o seu povo sempre rejeita a Deus e a Sua justiça. Riquezas, vastos exércitos e proteção nuclear é uma falsa segurança quando uma nação se afasta de Deus.

"Uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do SENHOR nosso Deus. Uns encurvam-se e caem, mas nós nos levantamos e estamos de pé." (Salmos 20:7,8)

PENSAMENTO DE HOJE: O verdadeiro sucesso de uma nação depende da sua fidelidade a Deus.

CRISTO REVELADO
  • Por meio da Páscoa (II Reis 23:21-23)
  • Tipifica Cristo, nosso Redentor (João 1:29; 1 Coríntios 5:6-7; 1 Pedro 1:18-19).

Texto adaptado e traduzido do blog "Jesus Cristo es la solución".

0 Comentários em "Leitura Diária • II Reis 23:21-25"

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.
ELA É DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA PARA NÓS!

Identifique-se, pois queremos estar sempre em contato direto com nossos leitores!

Obrigado por acompanhar, divulgar e orar pelo blog O Semeador!
Que Deus abençoe sua vida, em nome de Jesus!

Blog Archive

TEXTOS MAIS ACESSADOS