Deus ajuda a quem se humilha




I Sm 25:2-44


Nabal, um homem ruim, grosso, coração duro e egoísta. Abigail, uma mulher doce e pacificadora.

Nabal era um homem rico, dirigia seus negócios com prosperidade. Porém era rude, agressivo e maligno. Maltratava sua esposa e consequentemente seus empregados. Seu nome significa louco. O texto diz que ele era filho de Belial (diabo). Ele era também um homem ingrato.

Numa determinada ocasião Davi fez o bem a este homem. Cuidou de suas ovelhas e de seus soldados. Então, num outro dia, era Davi quem precisava da ajuda de Nabal. Estava ele e seus soldados por perto e estavam com sede e fome. Então Davi mandou alguns de seus homens pedirem alimento e água nas terras de Nabal, lembrando-lhe que seria uma retribuição. Mas Nabal era também avarento e não gostava de dividir suas coisas. Nabal destratou os soldados de Davi e os escorraçou de suas terras. A sua retribuição foi de ingratidão. Davi ficou muito chateado com isso e decidiu que invadiria a casa de Nabal e mataria todos os do sexo masculino.

Um dos empregados contou o ocorrido para Abigail, esposa de Nabal. Esta, por ser uma mulher pacificadora, reuniu seus empregados, o máximo de comida que pôde e seguiu em direção ao acampamento de Davi. Ao se aproximar de Davi, prostrou-se diante dele e sutilmente lhe pediu perdão pelo que seu marido havia feito. Ofereceu a comida que havia levado. Abigail era também uma mulher bonita e sensata. Conquistou a atenção e a misericórdia de Davi com sua humildade e intercessão. Ela intercedeu pela sua família, sua casa e ainda deu conselhos de como Davi deveria agir.  Davi então desistiu de destruir a casa de Nabal em consideração a Abigail e dispensou-a.

Abigail volta pra casa e encontra Nabal bêbado e festejando. Com muita sabedoria Abigail não lhe dirigiu a palavra e foi para seus aposentos.

Pela rapidez com que Abigail juntou os alimentos e foi até Davi, vemos que ela era também uma mulher muito ativa e organizada. Voltou pra casa sem nada falar, mostrando que também era uma mulher discreta.

O texto indica que Abigail não era uma mulher amada, tratada com carinho, não ouvia palavras doces de seu marido.

Logo depois desse episódio o texto diz que Nabal morreu. Davi não precisou fazer nada.

E Davi, que admirara Abigail, mandou busca-la para ser sua esposa. E essa mulher, que era sofrida, maltratada e ignorada, passou a ser bem tratada, esposa de Davi. Abigail, de esposa do homem mau, agora era esposa do rei de Israel.

Não importa o sofrimento pelo qual você está passando, mantenha-se fiel, seja doce, uma pessoa de paz, sensata, usando de sabedoria, porque seus dias de esposa de Nabal estão acabando. Deus vai te honrar, vai te ouvir, vai mudar a sua vida como fez com Abigail. O juízo de Deus virá de uma forma ou de outra. Para mudar ou pôr fim no seu sofrimento. Seu Nabal pode ser muitas circunstancias, mas Deus fará algo a respeito. Aja como Abigail, humilhe-se se for necessário, seja discreto, ofereça ajuda a quem precisa de você, amenize os momentos de guerra no meio da sua família.

Não seja como Nabal, atormentando a vida dos outros, mas seja como Abigail, que deixou Deus agir por meio dela, e de mulher ignorada e sofrida passou a ser a esposa de Davi, que veio a ser rei de Israel.


Deus te abençôe!

0 Comentários em "Deus ajuda a quem se humilha"

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.
ELA É DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA PARA NÓS!

Identifique-se, pois queremos estar sempre em contato direto com nossos leitores!

Obrigado por acompanhar, divulgar e orar pelo blog O Semeador!
Que Deus abençoe sua vida, em nome de Jesus!

Blog Archive

TEXTOS MAIS ACESSADOS