31 de outubro - Halloween

Olá irmãos!
Vou fazer este post em especial para o dia de hoje. Não, não vou falar da nossa "presidenta" Dilma, halloween me parece mais atraente.
Vou usar um texto como base para este post, e o mesmo pode ser encontrado aqui

Dia 31 de outubro comemora-se em grande parte do mundo(ok, ouve-se mais falar nos EUA) o Halloween, festa onde os individuos vão para as ruas fantasiados, as crianças pedem doces de porta em porta com a famosa frase "trick or treat?"(gostosuras ou travessuras?) e os adultos ficam em casa para recbê-las e ofertá-las.
O dia 31 foi escolhido pelo fato de, no calendário celta, ser considerado um dos quatro dias de descanso das bruxas, dia escolhido pelos druidas para os rituais onde um caldeirão simbolizaca a abundância da deusa Samhain, onde a mesma voltava com os espíritos dos mortos para serem apaziguados ou agradados.

Alguns dos grandes simbolos do Halloween são as druidas, bruxas, fantasmas, lua cheia, gatos pretos, morcegos, cabeça de abóbora, a célebre frase "gostosuras ou travessuras", as máscaras e fantasias, fogueiras, as cores laranja e preto em especial... nos quais serão comentados aqui.

- As druidas eram membros de um culto sacerdotal entre os veltas na antiga França, Inglaterra e Irlanda, os quais moravam em florestas e cavernas, diziam prever o futuro através do vôo de pássaros, fogo e de entranhas de animais por eles sacrificados. Alguns druinas realizavam sacrificio humano e tinham a lua, a meia-noite e o gato como sagrados

"Quando entrares na terra que o Senhor teu Deus te dá, não aprenderás a fazer conforme as abominações daqueles povos. Não se achará no meio de ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro, nem encantador, nem quem consulte um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos pois todo aquele que faz estas coisas é abominável ao Senhor, e é por causa destas abominações que o Senhor teu Deus os lança fora de diante de ti.Perfeito serás para com o Senhor teu Deus. Porque estas nações, que hás de possuir, ouvem os prognosticadores e os adivinhadores porém, quanto a ti, o Senhor teu Deus não te permitiu tal coisa." - Deut.18:9-14

- Bruxas e fantasmas, além de fadas, espíritos e duendes eram coisas nas quais os druidas acreditavam que saiam às ruas no dia 31 de outubro para prejudicar as pessoas.

- A lua cheia marcava a época de praticar rituais ocultos

- Gatos eram associados as bruxas por superstição, onde as mesmas poderiam transferir seus espíritos para estes animais(quem aí nunca assistiu "Sabrina, a aprendiz de feiticeira" ou "a feiticeira"?) por serem tidos como um "espirito familiar" (será que é por isso que dizem que gatos têm sete vidas?). Os druinas acreditavam que os gatos eram seres humanos que foram transformados em animais em forma de alguma punição e que seriam representações físicas de espiritos malvados. Engraçado que ainda assim os consideravam seres sagrados o.O
"Quando vos disserem: Consultai os necromantes e os adivinhos, que chilreiam e murmuram, acaso, não consultará o povo ao seu Deus? A favor dos vivos se consultarão os mortos?" (Isa. 8:19)

- O morcego é um bichinho(aham, não sei se é ave e estou com preguiça de procurar no google xD) voador que só sai de noite. O morcego é comparado aos pássaros, simbolo da alma no ocultismo, e ao demônio, por ser um animal noturno. As pessoas na era medieval acreditavam que o demonio se transformava em morcego e o mesmo é consideriderado por possui forças ocultas por perseguir sua presa no escuro.

- A cabeça de abóbora, ou Jack-o-lanterns, é feita com uma abóbora cortada formando uma careta e tem uma lanterna dentro. Reza a lenda que essa criação veio de um homem chamado Jack que lhe foi negada sua entrada no céu, por suas maldades, e no inferno por pregar peças no diabo. Foi condenado a perambular na terra como espírito até o juízo final e por isso colocou uma brasa brilhante em um grande nabo oco, servindo-lhe como lampião para guiar seu caminho de noite. Mais tarde o nabo virou abóbora (oO) e simbolizava uma alma condenada.

- Na cultura celta acreditava-se que para apaziguar os espíritos malignos era necessário deixar-lhes alimentos. Com o tempo, os mendigos adotaram esta idéia e começaram a trocar comida por oração por quaisquer membros mortos da família. Na Irlanda havia uma tradição onde um homem conduzia uma procissão para angariar oferendas de agricultores para que assim suas colheitas não fossem amaldiçoadas por demônios. Estas "chantagens" deram origem á frase Trick or trear? (gostusuras ou travessuras?)

"Fui moço, e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua descendência a mendigar o pão." - Salmos 37:25 "Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar; resisti-lhe firmes na fé, certos de que sofrimentos iguais aos vossos estão-se cumprindo na vossa irmandade espalhada pelo mundo." - 1 Pedro 5:8-9

- Outro ponto importante para a comemoração do Halloween é o uso de máscaras e fantasias. Hã? No carnaval também acontece isso, né?HUMMMM.. vejamos!
Há a superstição de que as máscaras seriam responsáveis por espantar os maus espeíritos ou mudar a personalidade de quem a usa. Pode também ser um meio de cominação entre o mundo dos vivos e dos mortos, como fazem alguns grupos de magia negra e bruxaria.

- O halloween tem suas origens na irlanda, portanto, faz-se algumas análises pensando na lingua irlandesa. Fogueira na irlanda é "Bonfire", que significa bone(osso)+fire(fogo), ou seja, nas celebrações de Vigília de Samhain (31 de outubro), os druinas queimavam vivos os prisioneiros de guerra, criminosos e animais e com isso diziam ver o futuro pela posição dos corpos expostos em chama. E relembrando a história, anos depois mulheres, crianças, filósofos e cientistas foram queimados vivos por católicos, calvinistas e luteranos.

"... Não pratiqueis a adivinhação nem a magia." - Lev. 19:26

"Não vos virareis para os adivinhadores e encantadores; não os busqueis, contaminando-vos com eles. Eu sou o SENHOR vosso Deus." - Lev. 19:31

- Coisas em preto, laranja, roxo e vermelho. Isso é Halloween e bem como todos(ou muitos) sabem, são cores simbolo do ocultismo.

No Brasil ainda não se é tão comemorado, mas o halloween é uma "festa" que têm adquirido cada vez mais seguidores na américa latina. E agora, será você também um novo adepto?


Aspas da colunista: Ok, sou eu sim na última foto, mas não sou seguidora do Halloween,

And here we go again!!
Beijos da Samu

1 Response to "31 de outubro - Halloween"

  1. Não, não vou falar da nossa "presidenta" Dilma, halloween me parece mais atraente. Foi aí que percebi que iria ser um ótimo texto! Hahaha

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.
ELA É DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA PARA NÓS!

Identifique-se, pois queremos estar sempre em contato direto com nossos leitores!

Obrigado por acompanhar, divulgar e orar pelo blog O Semeador!
Que Deus abençoe sua vida, em nome de Jesus!

Blog Archive

TEXTOS MAIS ACESSADOS