O primeiro Livro dos Reis



POR ELIÉZER RODRIGUES

I REIS

  • 11° livro da Bíblia
  • 22 capítulos
  • 816 versículos

O livro de 1 Reis é uma continuação da história de Israel que se narra no livro de 2 Samuel e abrange cerca de 120 anos. Os capítulos iniciais mostram a morte de Davi e a coroação de Salomão (I Reis 1 - 2:12). O resto dos primeiros 11 capítulos é dedicado ao reinado de 40 anos de Salomão (I Reis 2:13-11).
Sob o reinado de Salomão, Israel desfrutou de seus anos de fama mais notáveis. Reis de todo o mundo souberam da sua sabedoria e enviaram seus súditos para ouvi-lo (I Reis 4:34).
No início de seu reinado, Salomão expressou seu desejo de honrar a Deus. Mas suas muitas esposas estrangeiras, sua riqueza e sua grande fama influenciaram para que ele se afastasse de Deus.
Salomão não apenas teve o privilégio de construir o templo, mas também de conhecer plenamente a vontade de Deus, já Deus apareceu-lhe pelo menos duas vezes. Deus também falou com Salomão de uma maneira inconfundível. (Compare I Reis 3:5-14; I Reis 9:2-9; I Reis 11:9-13). No entanto, não houve arrependimento sincero.
Embora Salomão herdando um poderoso reino unido que crescia em riqueza e superioridade global, ele produziu a sua divisão, assim como Deus disse: "Pois que houve isto em ti, que não guardaste a minha aliança e os meus estatutos que te mandei, certamente rasgarei de ti este reino..." (I Reis 11:11)
Não só a nação continuou em declínio espiritual, mas também o povo se ressentiu devido ao pesado fardo de ter que pagar impostos excessivos que eram necessários para sustentar o governo de Salomão e seu estilo de vida luxuoso.
Após a morte de Salomão, as 10 tribos, comumente chamado de Israel ou Reino do Norte rejeitaram imediatamente o filho de Salomão, Roboão e nomearam Jeroboão como seu rei.
Se conhece melhor a Jeroboão como o rei que levou Israel ao pecado de adorar o bezerro de ouro (I Reis 22:52, II Reis 10:29).
O Reino do Sul ou Judá consistia nas tribos de Judá, Benjamim e a maioria dos levitas.
A capital de Israel era Samaria, a capital de Judá era Jerusalém. Os capítulos 12-16 nos mostram os reinos divididos.
Os últimos capítulos (17-22) enfocam principalmente no profeta Elias e em Acabe, o rei mais ímpio de Israel.
O livro de 1 Reis mostra como a vitória ou derrota dos reinos hebreus estavam diretamente relacionadas com a obediencia ou rejeição do povo à vontade de Deus.

Texto traduzido e adaptado do blog "Jesus Cristo es la solución"

0 Comentários em "O primeiro Livro dos Reis"

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.
ELA É DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA PARA NÓS!

Identifique-se, pois queremos estar sempre em contato direto com nossos leitores!

Obrigado por acompanhar, divulgar e orar pelo blog O Semeador!
Que Deus abençoe sua vida, em nome de Jesus!

Blog Archive

TEXTOS MAIS ACESSADOS