Leitura Diária • II Reis 1-3

Elias é levado ao céu


POR ELIÉZER RODRIGUES.

DESTAQUES
  • A morte de Acazias, rei de Israel
  • Elias é arrebatado num redemoinho
  • Eliseu purifica as águas de Jericó
  • As crianças riem de Eliseu
  • Derrota dos moabitas.

TEXTO ÁUREO: "E caiu Acazias pelas grades de um quarto alto, que tinha em Samaria, e adoeceu; e enviou mensageiros, e disse-lhes: Ide, e perguntai a Baal-Zebube, deus de Ecrom, se sararei desta doença." (II Reis 1:2)

ANÁLISE
Acazias, rei de Israel, estava no pátio do telhado de seu palácio, quando, acidentalmente, caiu da janela do quarto até o piso de marfim no andar de baixo.
O rei enviou mensageiros ao ídolo Baal-Zabube para perguntar se iria ou não se recuperar. No caminho, Elias se encontrou com os mensageiros e disse que o rei morreria em breve.
Os servos de Acazias retornaram e disseram ao rei o que Elias tinha dito. Em vez de se voltar para Deus, Acazias expressou seu ódio contra o profeta, como sua mãe tinha feito. Enviou 50 soldados para trazer Elias a sua presença.
A falta de fidelidade a Deus de Acazias, tinha endurecido o seu coração, e ele não conseguiu ver que a mão de Deus estava em tudo o que aconteceu, primeiro com a morte de seu pai Acabe, depois na profecia da morte violenta de sua mãe Jezebel, e agora neste "acidente". Como não houve nenhum arrependimento, Acazias morreu (II Reis 1:17).
As circunstâncias providenciais de Deus tem colocado cada um de nós onde estamos neste momento, portanto, devemos buscar a Sua mensagem em vez de culpar o mensageiro que ele usa.
Talvez não sejamos responsáveis pelas circunstâncias em que nos encontramos, mas, com certeza, somos responsáveis pelo modo como reagimos nessas circunstâncias.
Podemos ficar zangados com as pessoas que Deus usa para falar conosco ou aceitarmos ao Senhor, que utiliza nossos "acidentes" para nos transformar a imagem de Cristo.

"Porque aqueles, na verdade, por um pouco de tempo, nos corrigiam como bem lhes parecia; mas este, para nosso proveito, para sermos participantes da sua santidade." (Hebreus 12:10)

PENSAMENTO DE HOJE: Ainda que não estamos sempre conscientes da Sua presença, o Senhor está em todas as circunstâncias e Sua graça é suficiente para atender todas as nossas crises e necessidades.

CRISTO REVELADO
  • No arrebatamento de Elias num redemoinho e na queda do manto, símbolo da presença e do poder de Deus, que permanece com os seus servos fiéis (II Reis 2:8-15).
  • Isto tipifica a ascensão do Senhor Jesus Cristo, que enviou o Espírito Santo para habitar nos crentes, capacitando-os para evangelizar o mundo (Lucas 24, Atos 1-2).

Texto adaptado e traduzido do blog "Jesus Cristo es la solución".

0 Comentários em "Leitura Diária • II Reis 1-3"

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.
ELA É DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA PARA NÓS!

Identifique-se, pois queremos estar sempre em contato direto com nossos leitores!

Obrigado por acompanhar, divulgar e orar pelo blog O Semeador!
Que Deus abençoe sua vida, em nome de Jesus!

Blog Archive

TEXTOS MAIS ACESSADOS