O Segundo Livro de Samuel



POR ELIÉZER RODRIGUES

2 SAMUEL

  • 10° livro da Bíblia
  • 24 capítulos
  • 695 versículos

II Samuel abrange um período de 40 anos durante o reinado de Davi. Imediatamente após a morte do rei Saul, Davi consultou o Senhor e foi dirigido a Hebrom, onde reinou como rei sobre a tribo de Judá (capítulos 1-4).
Abner, líder do exército de Saul, foi responsável por escolher Isbosete, filho de Saul, como novo rei de Israel. Após o assassinato de Isbosete, todas as tribos de Israel foram para Hebrom e ungiram Davi como seu líder, seu pastor-rei (2 Samuel 5:3, comparar com 1 Crônicas 12:18)
Então Davi capturou a cidade de Jebus, mudou seu nome para Jerusalém e fez dela a capital do reino unido de Judá e Israel (capítulos 5-7).
Durante os 40 anos de reinado de Saul, foi dada pouca importância para a arca da aliança. Depois que Davi se tornou rei, ele trouxe a arca para Jerusalém, reconhecendo assim, o Senhor como Governante-Supremo do Reino de Israel e Judá.
Davi lutou com sucesso uma série de guerras e conquistou os inimigos de Israel: os amonitas, os filisteus, os sírios, dos moabitas, os edomitas e os amalequitas. Suas vitórias ampliaram os limites da Terra Prometida do Mar Mediterrâneo até o rio Eufrates (capítulos 8-10). O pecado de Davi (capítulos 11-12), ocorreu no meio do seu reinado de 40 anos. Ele marcou a divisão trágica entre seus maiores sucessos (capítulos 1 -10) e muitas tragédias em sua família e nação (capítulos 13-24).

Texto traduzido e adaptado do blog "Jesus Cristo es la solución"

0 Comentários em "O Segundo Livro de Samuel"

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.
ELA É DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA PARA NÓS!

Identifique-se, pois queremos estar sempre em contato direto com nossos leitores!

Obrigado por acompanhar, divulgar e orar pelo blog O Semeador!
Que Deus abençoe sua vida, em nome de Jesus!

Blog Archive

TEXTOS MAIS ACESSADOS