O Primeiro Livro de Samuel



POR ELIÉZER RODRIGUES

1 SAMUEL

  • 9° Livro da Bíblia
  • 31 Capítulos
  • 810 Versículos

O livro de 1 Samuel é a continuação do livro de Juízes e aborda a história de Israel desde a época de Eli (capítulos 1-5), até a morte do Rei Saul (Capítulo 31). Registra a transição de Israel de um período de juízes para a monarquia. Durante este período, os israelitas eram frequentemente oprimidos pelos filisteus.
Tanto o profeta Samuel como o juiz Sansão viveram durante esta era corrupta e decadente. A vida de Samuel, que foi de grande fé e fidelidade a Deus, contrasta com a de Sansão. A fraqueza moral da vida de Sansão tipifica a condição espiritual de Israel durante o período dos juízes.
Através de Samuel, as tribos se uniram em um só reino (capítulos 5-8). Mas como Israel cresceu em força e Samuel envelheceu, o povo exigiu um rei que os governasse (1 Samuel 8:5, compare com Atos 13:21).
Samuel sabia que, se o povo elegesse um homem para governar, colocaria sua fé nesse homem e não buscariam mais a direção de Deus. Portanto, Samuel fez forte oposição a esse pedido. Mas, por causa da constante persistência do povo, Deus instruiu Samuel para ungir Saul como rei de Israel (1Samuel 8:22, 1Samuel 10:1; também capítulos 9-15).
O reinado de 40 anos de Saul pode ser expressado muito bem em suas próprias palavras, "Eu procedi loucamente" (1Samuel 26:21). Por causa de sua desobediência e orgulho, "O Espírito do Senhor se retirou de Saul" (1Samuel 16:14), e Deus ordenou a Samuel para ungir Davi como rei.
Davi não era apenas um homem que vivia segundo o coração de Deus, mas também era um poderoso guerreiro (1Samuel 13:14, 1Samuel 18:7; compare Atos 13:22). Ainda jovem, Davi matou um urso e um leão, e derrotou Golias, um gigante do exército filisteu.
Enquanto a popularidade de Davi com o povo crescia, o rei Saul sentia cada vez mais ciúmes. Devido a este ciúme, Saul tentou matar Davi, que foi forçado a viver "fugindo" até a morte de Saul na batalha trágica no Monte Gilboa (capítulos 16-31).
O livro de 1 Samuel enfatiza o fato de que a fé em Deus traz sucesso, enquanto a desobediência traz desastre (1Samuel 2:30).

Texto traduzido e adaptado do blog "Jesus Cristo es la solución"

0 Comentários em "O Primeiro Livro de Samuel"

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.
ELA É DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA PARA NÓS!

Identifique-se, pois queremos estar sempre em contato direto com nossos leitores!

Obrigado por acompanhar, divulgar e orar pelo blog O Semeador!
Que Deus abençoe sua vida, em nome de Jesus!

Blog Archive

TOP 10