Leitura Diária • 2 Samuel 10-12




POR ELIÉZER RODRIGUES

DESTAQUES
  • Hanun abusa dos mensageiros de Davi
  • Derrota dos amonitas e sírios
  • Davi e Bete-Sebá
  • Davi ordena matar Urias na batalha
  • Parábola e admoestação de Natã
  • Arrependimento de Davi
  • Nascimento de Salomão

TEXTO ÁUREO: "...No tempo em que os reis saem à guerra...Davi ficou em Jerusalém. E aconteceu que numa tarde Davi se levantou do seu leito, e andava passeando no terraço da casa real, e viu do terraço a uma mulher que se estava lavando..." (2 Samuel 11:1-2).

ANÁLISE
Davi era um homem de caráter excepcional, um homem segundo o coração de Deus (1 Samuel 13:14). Mas nesta ocasião, ele cedeu à concupiscência da carne, em vez de fugir da tentação.
Quando Davi descobriu a bela mulher que tomava banho, soube que era a esposa de um de seus melhores soldados que estava na batalha. Em vez de afastar-se da luxúria que sentia em seu coração, desonrou a relação familiar ordenada por Deus entre Urias e Bate-Seba, roubando a mulher do próximo. Tentando cobrir este crime, Davi cometeu outros pecados.
Bate-Seba podia ter impedido esse mal e todo o sofrimento que se seguiu, se tivesse resistido como Tamar: "Não, meu irmão, não me forces, porque não se faz assim em Israel; não faças tal loucura." (2 Samuel 13:12)
A partir do momento em que Davi desejou esta mulher, aparentemente não houve circunstâncias adversas que pudessem dificultar o seu plano, exceto que ele era "mau aos olhos do Senhor" (2 Samuel 11:27). Quando Davi confessou o seu pecado, Deus o perdoou. Mas o profeta Natã profetizou que as amargas consequências do pecado: o sofrimento, incesto, homicídio, rebelião e guerra civil, continuariam ao longo da vida de Davi (2 Samuel 12:10-12).
Davi soube, em primeiro lugar, que Deus não faz acepção de pessoas. Sua reputação anterior de ser um homem segundo o coração de Deus foi severamente danificada, e muitos outros caíram em pecado por causa de seu péssimo exemplo.
"Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte." (Tiago 1:15)
PENSAMENTO DE HOJE: O pecado raramente termina em um único ato, um pecado geralmente leva à outro pecado.

CRISTO REVELADO
  • Quando o profeta deu o nome Jedidias a Salomão, que significa "amado do Senhor" (2 Samuel 12:25).
  • Cristo era profundamente amado pelo Pai (João 17:24).

Texto traduzido e adaptado do blog "Jesus Cristo es la solución"

0 Comentários em "Leitura Diária • 2 Samuel 10-12"

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.
ELA É DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA PARA NÓS!

Identifique-se, pois queremos estar sempre em contato direto com nossos leitores!

Obrigado por acompanhar, divulgar e orar pelo blog O Semeador!
Que Deus abençoe sua vida, em nome de Jesus!

Blog Archive

TOP 10