Leitura Diária • 1 Samuel 17-18



POR ELIÉZER RODRIGUES

DESTAQUES
  • Davi e Golias
  • A lealdade de Jônatas a Davi
  • Por ciúmes, Saul tenta matar David
  • O casamento de David com Mical

TEXTO ÁUREO: "... Saul feriu os seus milhares, porém, Davi os seus dez milhares... E, desde aquele dia em diante, Saul tinha Davi em suspeita... E Davi se conduzia com prudência em todos os seus caminhos, e o SENHOR era com ele." (1 Samuel 18:7, 9, 14)

ANÁLISE
David tornou-se muito popular em Israel após sua vitória sobre Golias, o filisteu. Mas sua vitória foi demais para o rei Saul, que era muito orgulhoso. Como Saul percebeu que outro homem ganhava influência e honra, coisa que em outros tempos eram exclusivos para ele, um espírito de ciúmes veio assombrá-lo.
O egoísta Saul governava Israel com um objetivo em mente: "Como isso me afetará?" Cuidava apenas de seu próprio benefício e bem-estar.
Existem muitas pessoas que, como Saul, estão ansiosas para servir a Deus se isso trazer reconhecimento para eles. O sucesso muitas vezes leva a um espírito de auto-suficiência. Muitas pessoas falam sobre o que "eles" conseguiram e não dão glória a Deus por isso. Deus nos dá o privilégio de escolher os seus caminhos, ou os caminhos de nossa carne. Se somos orgulhosos demais para se submeter a Ele, estamos abandonados à nossa própria conta e risco como Saul.

"A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda." (Provérbios 16:18)

PENSAMENTO DE HOJE: O verdadeiro sucesso na vida vem de conhecer e obedecer a Palavra de Deus e não de buscar popularidade ou o reconhecimento dos outros.


CRISTO REPRESENTADO
  • Por Jonathan (1 Samuel 18:3-4), cujo amor por David ilustra o amor que Jesus mostrou para nós.

Texto traduzido e adaptado do blog "Jesus Cristo es la solución"

0 Comentários em "Leitura Diária • 1 Samuel 17-18"

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.
ELA É DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA PARA NÓS!

Identifique-se, pois queremos estar sempre em contato direto com nossos leitores!

Obrigado por acompanhar, divulgar e orar pelo blog O Semeador!
Que Deus abençoe sua vida, em nome de Jesus!

Blog Archive

TOP 10