Guia Profissional: ESTÉTICA

Olá pessoal!
Mais um assunto para o nosso Guia Profissional :

Estética

O bacharel em estética é especialista nos cuidados com o corpo e o rosto, visando a manutenção da saúde, beleza e bem-estar. Por meio do uso de cosméticos e aparelhos de alta tecnologia promove o melhoramento do aspecto da pele. Com conhecimentos anatômicos do corpo humano, realiza massagens, como drenagem linfática e modeladora, a fim de amenizar celulite, gordura localizada e outros problemas que afetam o contorno corporal. Faz limpeza facial, depilação, hidratação, peeling e revitalização da pele. No consultório, atua em parceria com o dermatologista ou o cirurgião plástico, tanto em tratamentos preventivos como no acompanhamento pós-cirúrgico. No dia-a-dia tem capacidade para apontar os problemas de pele e encaminhar o paciente para o médico especialista. O profissional pode fazer o atendimento domiciliar, em spas, clínicas estéticas, salão de cabeleireiros, consultórios, hotéis e até navios.

O mercado de trabalho
O mercado de trabalho encontra-se em alta para bacharéis e tecnólogos. Apesar da  regulamentação da profissão ainda não ter acontecido, dados da Associação Brasileira dos Produtos de Higiene, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec) informam que o setor cresceu 11% entre 2007e 2008.
A razão desse crescimento pode ser explicada por diversos fatores, como a participação crescente da mulher brasileira no mercado de trabalho; a utilização de tecnologia de ponta e o consequente aumento da produtividade, favorecendo os preços praticados pelo setor, que tem aumentos menores do que os índices de preços da economia em geral; e o aumento da expectativa de vida da população.
As áreas de atuação com mais espaço são estética pré e pós-operatória e facial e corporal (com destaque para as terapias corporais).


O curso
Desde o primeiro ano são mescladas disciplinas teóricas – das áreas de marketing e gestão de negócios de beleza e saúde– com as práticas, nas quais os alunos treinam a aplicação dos tratamentos estéticos. Também se aprendem anatomia do corpo humano, princípios ativos de cada cosmético, técnicas usadas antes e após cirurgias e procedimentos clínicos (para atuar ao lado de médicos). O estágio é obrigatório, assim como a entrega de um trabalho de conclusão do curso.
Duração média: três anos.

Há muitos cursos tecnológicos na área de estética. No momento de optar pela faculdade, é preciso definir qual a área de atuação, pois cada um tem um enfoque diferente. A maioria, porém, inclui disciplinas básicas, como anatomia, química, bioquímica, psicologia aplicada, nutrição e princípios de avaliação estética. Entre as específicas estão cosmetologia, massoterapia e eletroterapia. Por fim, com as matérias profissionalizantes, o aluno começa a pôr a mão na massa, praticando estética facial, corporal e capilar, terapias alternativa se podologia. Algumas universidades exigem a realização de estágio e a apresentação de um trabalho de conclusão de curso.
Duração média: dois anos.

O que você pode fazer
Estética facial
Aplicar tratamentos e técnicas para prevenir o envelhecimento precoce, amenizar manchas e rugas no rosto.
Estética corporal
Aplicar tratamentos (com cremes ou aparelhos) que visem melhorar o contorno corporal e amenizar sinais de celulite e gordura localizada, por exemplo.
Massagens corporais
Aplicar massagens, como drenagem linfática e massagem modeladora para promover a beleza do paciente.
Acompanhamento
Atuar em parceria com o médico para acompanhar o paciente depois de cirurgias plásticas ou reparadoras.

FONTE


Por hoje é só =)
Dúvidas, sugestões, críticas, reclamações: ca_fdr@hotmail.com
Fiquem com Deus !
bjO

0 Comentários em "Guia Profissional: ESTÉTICA"

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.
ELA É DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA PARA NÓS!

Identifique-se, pois queremos estar sempre em contato direto com nossos leitores!

Obrigado por acompanhar, divulgar e orar pelo blog O Semeador!
Que Deus abençoe sua vida, em nome de Jesus!

Blog Archive

TEXTOS MAIS ACESSADOS