DEUS DISSE A NOÉ: FAZ UM BACKUP QUE EU VOU FORMATAR!

Cena do desenho animado: "A Arca de Noé"

A Paz do Senhor Jesus esteja com todos!
É engraçado, às vezes, como Deus revela Suas mensagens...!
Eu estava no MSN, há alguns dias, quando li uma mensagem de status muito cômica, que me chamou a atenção, no MSN do meu amado irmão em Cristo, Daniel Albuquerque... Dizia:
"E disse Deus a Noé: Faz um backup que Eu vou formatar!"
Talvez tu já tenhas visto esta frase antes... Mas foi a primeira vez que a vi! Achei graça!
Mas depois, comecei a "viajar" nela e não resisti: abri minha Bíblia e fui dar uma olhadinha rápida no Livro de Gênesis:

"Então disse Deus a Noé: O fim de toda a carne é vindo perante a minha face; porque a terra está cheia de violência; e eis que os desfarei com a terra. Faze para ti uma arca da madeira de gofer; farás compartimentos na arca e a betumarás por dentro e por fora com betume." (Gênesis 6.13-14)

Deus segue dando explicações detalhadas a Noé de como a arca deveria ser feita. E depois, quais e quantos animais deveriam ser colocados na arca...

"Assim fez Noé; conforme a tudo o que Deus lhe mandou, assim o fez." (Gênesis 6.22)

A primeira coisa que me chamou a atenção foi o SILÊNCIO de Noé: ele não questionou, não redargüiu, não "deu idéias" prá Deus. Simplesmente, ouviu a Palavra do Senhor e a pôs em prática. Puxa, isso mexeu muito comigo!
Sabe por quê? Vou explicar...
É porque eu - talvez mais alguém, até mesmo tu também... - mas eu, Danielson, deveria ser assim, mas nem sempre sou. Em grande parte das vezes que ouço a Palavra do Senhor, eu a questiono, ponho em dúvida ("Será que é de Deus, mesmo, isso???"), eu até "dou sugestões" a Deus: "Mas, Deus... E se..."!
(Espero que tu não sejas assim como eu, mas eu ainda sou assim... Mas não quero ser, quero mudar isso, e vou mudar, em Nome de Jesus!)
Noé não questionou, não sentiu "pena da terra" que seria destruída, não sugeriu nada a Deus... Apenas obedeceu!
Por quê?
Porque Noé CONHECIA o Deus que Ele servia, e sabia que o que Deus faz SEMPRE é o melhor! Que Deus NUNCA se engana, e que Ele é SEMPRE Bom, Justo e Santo! A Fé de Noé era inabalável! Nada quebrava sua firme convicção de Deus É O Senhor, Soberano absoluto!
A fé de Noé agradava ao Senhor Deus Altíssimo... Aliás...:

"Ora, sem fé é impossível agradar-Lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe, e que É galardoador dos que O buscam." (Hebreus 11.6)

Tanto é que, apesar de toda contaminação que havia na terra, Deus se agradou de Noé (Gênesis 8.6), a ponto de não apenas salvá-lo, mas dar um ministério de redenção e salvar, também, sua família! Cumpriu-se, na vida de Noé, o que séculos mais tarde foi escrito: se crermos no Senhor, nossa casa também será salva (Atos 16.31)!
Mas deixe-me voltar a frase cômica, mas filosófica, que vi no MSN do meu irmão: "Faça um backup que Eu vou formatar!"
Sim, é uma excelente forma de interpretar essa passagem: a terra havia se contaminado com vírus de maldade, malícia, corrupção, crueldade e tanta imundícia que estava completamente distante do propósito original de Deus. Nosso Senhor, quando criou a terra e tudo que nela há, "viu que era bom" (Gênesis 1.10b)... Lógicamente que Deus, sendo Bom e Perfeito, não poderia fazer nada que não fosse, também, bom e perfeito! Só que a terra toda, devido a maldade dos homens, se corrompeu, e já não era mais boa e perfeita! O que "contaminou" a terra boa e perfeita que Deus havia criado? As escolhas erradas dos homens! Ao usar mal o livre arbítrio que Deus nos deu, nossos precursores abriram enormes brechas para que o diabo contaminasse a terra!
Assim como um PC que adquirimos... Escolhemos o melhor, montamos a melhor configuração, instalamos o melhor sistema operacional e os programas mais adequados! Tudo "bom" e "perfeito"... Mas começamos a "abrir brechas": visitamos sites duvidosos, pirateamos programas, abrimos arquivos vindos de pendrives infectados... E de repente, nosso "bom" e "perfeito" PC tá travando o tempo todo, devido a vírus e falhas! A ponto de ter que reformatá-lo e começar tudo de novo! Mas mesmo aí, porque houve a infecção de vírus? Por não vigiarmos! Por não sabermos nos proteger...!
Isso aconteceu na terra! O ser humano abandonou toda a Cobertura Espiritual (firewall e antivírus), deixando de lado a Palavra de Deus, desobedecendo as autoridades e entregando-se à suas vãs concupicências! O mundo virou uma "bagunça" tamanha, que não havia mais como "remediá-lo": precisava ser refeito!
Ah, que bom que isso foi lá no começo, né? Agora tudo é diferente: vivemos na Dispensação da Graça de Deus! Oh, aleluias!!!
Ironias à parte, vivemos, SIM, na Dispensação da Graça, mas somos tão tolos que "abusamos" da Graça de Deus! Pois, apesar da revelação da Palavra, do Sacrifício de Cristo, do recebimento do Espírito Santo e da constituição da Igreja, continuamos agindo da mesma forma que o povo narrado em Gênesis hajia!
O Reino de Deus, na verdade, é um território interior e subjetivo (Lucas 17.21). Deus não enviará mais dilúvios à terra, porque Ele não quer mudar a terra, mas o coração individual de cada um daqueles que são chamados a serem Seus filhos!
Deus quer dar fim à toda carne (Gênesis 6.13a), para que vivamos no Espírito!
Aí está uma grande simbologia do Batismo: ao sermos imersos nas águas, o "dilúvio" de Deus chega a nós, e o que levanta das águas é o "backup" que Ele escolheu!
Aliás, Noé não questionou e nem deu idéias de como deveria ser a arca, ou de quem deveria ser a tripulação e passageiros... Não! Ele deixou que Deus escolhesse, "arquivo por arquivo", o que deveria compor o "backup" na "formatação" que Ele estava fazendo no mundo!
Nós aceitamos a Jesus como Senhor e Salvador, nos batizamos, congregamos na igreja... Mas muitas vezes não permitimos que Deus formate-nos, e ainda queremos escolher os arquivos do backup... Temos grande apegos a costumes, ideais e atitudes ("mais" ou "menos" pecaminosas - se é que pecado tenha grau!), das quais não abrimos mão e não queremos permitir que Deus delete-os de nossas vidas!
Quando agimos assim, somos mentirosos ao chamar Jesus de Senhor, porque "Senhor" é aquele que determina as coisas: mas nós não aceitamos, muitas vezes, as determinações de Deus, por Sua Palavra!
Creio que seja por isso que, muitas vezes, nossa vida não alcança o patamar de bênçãos e crescimento que poderia alcançar: porque nossas más escolhas e obstinações nos afastam do que Deus quer dar para nós!
Lembrando: o que Deus quer nos dar SEMPRE é melhor, mais perfeito e mais agradável que nossa capacidade de imaginar!
É um tipo de "burrice" não querer se submeter à vontade de Deus! Não desejar ser reformatado, segundo a Palavra de Deus, pelo Seu Espírito Santo, é uma tolice sem tamanho! Noé não foi assim tolo: se submeteu a vontade de Deus e, como resultado, seu galardão foi sem medida!
Imagine só: não apenas foi salvo, mas recebeu de Deus o ministério de restabelecer o propósito original de Deus, bênção esta que atingiu sua família inteira!
Deus tem bênçãos sem medida a cada um de nós... Mas nossas escolhas erradas nos afastam, cada vez mais, dessas maravilhosas bênçãos!
Deus tem um ministério que quer entregar em nossas mãos... Algo grande, que nem imaginamos! Mas nossa teimosia e soberba impede-O de que vivamos este chamado!
Ainda bem que a misericórdia do Senhor é sem limites, e Deus acolhe a todos que decidem, por livre e espontânea vontade, receber Sua reformatação!
Quando as águas do dilúvio vierem sobre tua vida, o que tu desejas ser: Noé ou "vírus de computador"?
É como Deus te dissesse: "faz um backup, que Eu vou te formatar! E instalarei em ti a Minha Palavra, e o sistema operacional será o Meu Santo Espírito, e grandes coisas tu viverás em Meu Nome!"
O backup que Deus te pede são os "arquivos" que Ele te deu: os frutos do Espírito, os princípios espirituais, os dons e tudo o que Ele te ensinou através de Sua Palavra e de Sua Igreja. O resto... deleta!!!
Deus nos guarde, ilumine, conduza e abençoe, em Nome de Jesus!
Forte abraço!
Ev. Danielson

1 Response to "DEUS DISSE A NOÉ: FAZ UM BACKUP QUE EU VOU FORMATAR!"

  1. Assim como um PC que adquirimos... Escolhemos o melhor, montamos a melhor configuração, instalamos o melhor sistema operacional e os programas mais adequados! Tudo "bom" e "perfeito"... Mas começamos a "abrir brechas": visitamos sites duvidosos, pirateamos programas, abrimos arquivos vindos de pendrives infectados... E de repente, nosso "bom" e "perfeito" PC tá travando o tempo todo, devido a vírus e falhas!
    -- Uma otima conclusão sobre essa frase ... parabéns pelo post Ev. Danielson
    um forte abraço e que Deus Te abençõe !!!

    (Victor.M.)

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.
ELA É DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA PARA NÓS!

Identifique-se, pois queremos estar sempre em contato direto com nossos leitores!

Obrigado por acompanhar, divulgar e orar pelo blog O Semeador!
Que Deus abençoe sua vida, em nome de Jesus!

Blog Archive

TOP 10