O livro de Juízes



POR ELIÉZER RODRIGUES

JUÍZES

  • 7° livro da Bíblia
  • 21 capítulos
  • 618 versículos

O livro de Juízes cobre 300 a 400 anos da história de Israel desde o início do período dos juízes até o profeta Samuel.
Após a morte de Josué, "... e outra geração após ela se levantou, que não conhecia ao SENHOR ... Porquanto deixaram ao SENHOR, e serviram a Baal e a Astarote." (Juízes 2:10,13). Isto marcou o início da conquista e controle da terra prometida e mostrou o estado do povo após a morte de Josué (capítulos 1-2).
Eclodiram guerras civis a medida que os próprios interesses enfraqueciam a segurança nacional (Juízes 12:1-6, 20). Seus espíritos independentes podem ser resumidos nas palavras: "cada um fazia o que parecia bem aos seus olhos." (Juízes 17:6; compare Jz 18:1-28, Jz 21:25).
Para evitar a guerra, os israelitas estavam comprometidos com os cananeus e, portanto, deixaram de obedecer à ordem de Deus para expulsá-los (Josué 17:18). Logo os israelenses estavam envolvidos na adoração de ídolos cananeus. Como resultado, o Senhor tirou a sua protecção e os israelitas foram atacados por nações invasoras. Mas cada vez que os filhos de Israel oravam, Deus levantava um juiz, um libertador (capítulos 3-16).
O livro de Juízes se centra em seis períodos em particular em que "os filhos de Israel fizeram o mal aos olhos do Senhor" (Jz 3:7). Embora 12 juízes são mencionados, o livro enfoca os cinco juizes que Deus levantou quando os israelitas oraram e também sobre a violência do governo de Abimeleque.
A morte de Sansão marca o fim do longo período dos juízes. O que se segue nos demais capítulos não é uma continuação da história de Israel, mas uma ilustração do nível moral e espiritual que havia dentro da Terra Prometida (capítulos 17-21)
O livro de Juízes é mais do que um registro das batalhas entre os israelitas e seus inimigos. É um "livro de guerra" onde Deus estava lutando com o mal que estava nos corações de Seu povo. O objetivo mais importante do livro é revelar os resultado inevitáveis de quando o homem rejeita Deus como seu rei e torna-se seu próprio juiz.

Texto traduzido e adaptado do blog "Jesus Criste es la solución"

0 Comentários em "O livro de Juízes"

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.
ELA É DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA PARA NÓS!

Identifique-se, pois queremos estar sempre em contato direto com nossos leitores!

Obrigado por acompanhar, divulgar e orar pelo blog O Semeador!
Que Deus abençoe sua vida, em nome de Jesus!

Blog Archive

TOP 10