O livro de Josué



POR ELIÉZER RODRIGUES.

JOSUÉ

  • 6° livro da Bíblia
  • 24 capítulos
  • 658 versículos

Os cinco livros de Moisés (Gênesis - Deuteronômio) registram aproximadamente 500 anos da história de Israel, desde a era de Abraão até o final dos 40 anos de peregrinação no deserto.
O livro de Josué é a continuação do livro de Deuteronômio. Começa com a comissão de Josué por Deus após a morte de Moisés, e abrange os primeiros 25 a 50 anos da história de Israel em Canaã.
A Terra Prometida era um lugar de conquista e de conflito. Foram realizadas poucas batalhas durante os anos de peregrinação, mas logo que entraram em Canaã, os israelitas, pela fé, tiveram de lutar pela posse da terra. A vitória foi assegurada porque "o Senhor Deus de Israel pelejava por eles (Josué 10:42).
Depois de conquistar a terra, os israelitas começaram a sua ocupação de Canaã. A cada tribo foi atribuída o seu território. A entrada e o estabelecimento de Israel na terra são a prova da fidelidade de Deus em manter sua promessa de aliança com Abraão, assim como com Josué (Josué 1:1-6, Josué 21:43-45).
A terra de Canaã simboliza a vitória espiritual que pode ser desfrutada por todos os crentes aqui na terra, um descanso do medo e do fracasso.
Assim como a Josué foi dada a responsabilidade de levar as tribos para a vitória, Cristo, o Capitão da nossa salvação, dá a vitória para aqueles que agem de acordo com as promessas de Deus. Pela fé, nós conseguimos a vitória contra os "gigantes" de nossas vidas: ciúme, ganância, ódio, luxúria e outras obras da carne (1 João 5:4). O livro de Josué termina com a conclusão do ministério de Josué.

Texto traduzido e adaptado do blog "Jesus Cristo es la solución"

0 Comentários em "O livro de Josué"

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.
ELA É DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA PARA NÓS!

Identifique-se, pois queremos estar sempre em contato direto com nossos leitores!

Obrigado por acompanhar, divulgar e orar pelo blog O Semeador!
Que Deus abençoe sua vida, em nome de Jesus!

Blog Archive

TOP 10