Leitura Diária • Juízes 1-2

Deuses cananeus, adorados também pelos israelitas


POR ELIÉZER RODRIGUES

DESTAQUES
  • Judá escolhido para liderar a guerra contra os cananeus
  • Fracasso de Israel em expulsar os cananeus
  • Os israelitas são repreendidos por um anjo
  • A morte de Josué
  • A apostasia de Israel.

TEXTO ÁUREO: "E subiu o anjo do SENHOR de Gilgal a Boquim, e disse: Do Egito vos fiz subir, e vos trouxe à terra que a vossos pais tinha jurado e disse: Nunca invalidarei a minha aliança convosco. E, quanto a vós, não fareis acordo com os moradores desta terra, antes derrubareis os seus altares; mas vós não obedecestes à minha voz. Por que fizestes isso?" (Juízes 2:1-2)

ANÁLISE
A libertação do jugo do Egito, os milagres no deserto, e o longo período de disciplina no deserto foram concebidos para preparar Israel para a sua plena herança em Canaã. Mas depois da morte de Josué, todas as tribos se estabeleceram nos respectivos territórios, mas não destruiram os cananeus. "E sucedeu que, quando Israel cobrou mais forças, fez dos cananeus tributários; porém não os expulsou de todo." (Juízes 1:28). No lugar de obedecerem inteiramente do Senhor, acharam melhor transformá-los em escravos e cobrar-lhes impostos.
Por não obecerem a Deus, não é surpreendente ler que Israel cedo estava adorando ídolos. E no meio desta crise, o próprio Senhor apareceu, dizendo: "Por que fizestes isso?"
"... O povo levantou a sua voz e chorou" (Juízes 2:4) Eles ofereceram sacrifícios a Deus, mas não derrotaram o inimigo e nem destruiram os seus ídolos. Nenhuma quantidade de lágrimas e sacrifícios pode substituir a obediência completa.

"... aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação" (1 Pedro 1:17)

PENSAMENTO DE HOJE: Muitas das nossas dificuldades são evitadas se nós obedecemos a Palavra de Deus.

CRISTO REVELADO
  • Por "um anjo do Senhor".
  • "Anjo" significa mensageiro enviado do céu com uma mensagem do amor de Deus. Talvez este seja o próprio Senhor que fez Israel sair do Egito (Juízes 2:1).

Texto traduzido e adaptado do blog "Jesus Criste es la solución"

0 Comentários em "Leitura Diária • Juízes 1-2"

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.
ELA É DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA PARA NÓS!

Identifique-se, pois queremos estar sempre em contato direto com nossos leitores!

Obrigado por acompanhar, divulgar e orar pelo blog O Semeador!
Que Deus abençoe sua vida, em nome de Jesus!

Blog Archive

TOP 10