Leitura Diária • Josué 7-8

Antiga moeda de prata, talvez a tomada por Acã


POR ELIÉZER RODRIGUES.

DESTAQUES
  • O pecado de Acã
  • Os israelitas fogem de Ai
  • Ai é destruída
  • Leitura da Lei no Monte Ebal.

TEXTO ÁUREO: "Assim, subiram lá, do povo, uns três mil homens, os quais fugiram diante dos homens de Ai." (Josué 7:4)

ANÁLISE
Os israelitas tinham visto o Senhor, separar as águas do rio Jordão e derrubar as poderosas muralhas de Jericó. Mas na batalha de Ai, uma cidade muito mais fraca, sofreram humilhação e derrota. Trinta e seis israelitas foram mortos nessa batalha.
Josué não tinha procurado o conselho do Senhor antes de ir para a batalha com Ai, em contrapartida, aceitou o conselho dos seus espiões (Josué 7:2-4) e tomou a sua própria decisão. Mas o mesmo Senhor era seu capitão, o seu comandante-chefe. Só o Senhor poderia dar ordens que resultariam em sucesso (Josué 5:13-15). Isto é confirmado pelo fato de que, nove vezes durante os primeiros seis capítulos do livro de Josué, a Bíblia registra que o Senhor dirigiu a Josué. (Nota Josué 1:1, Js 3:7; Js 4:1,8,10,15, Js 5:2,15, Js 6:2.) Assim, em Josué 7:2-5, Josué e sua comissão (não o Senhor) por unanimidade, decidiram tomar uma atitude, o que resultou em fracasso.
Foram dadas instruções a respeito de onde Josué deveria estar para receber instruções de Deus: "E apresentar-se-á perante Eleazar, o sacerdote, o qual por ele consultará, segundo o juízo de Urim, perante o SENHOR..." (Números 27:21).
É bem verdade que Josué não estava sabendo do pecado de Acã, o que causou a derrota em Ai. Mas, Josué deveria ter pedido o conselho do Senhor "antes" de entrar na batalha, em vez de fazer isso "depois" da morte de 36 pessoas (Josué 7:5-11).
O povo de Deus está em grande perigo quando pensa que não precisa orar para pedir a direção de Deus e confia em seu próprio poder de decisão.

"Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças." (Filipenses 4:6).

PENSAMENTO DE HOJE: Mesmo os mais honrados servos de Deus fracassam quando negligenciam a oração.

CRISTO REVELADO
  • Através das pedras inteiras do altar (Josué 8:31).
  • Daniel viu a Cristo como uma pedra que foi cortada por mãos humanas (Daniel 2:34)
Texto traduzido e adaptado do blog "Jesus Cristo es la solución"

0 Comentários em "Leitura Diária • Josué 7-8"

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.
ELA É DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA PARA NÓS!

Identifique-se, pois queremos estar sempre em contato direto com nossos leitores!

Obrigado por acompanhar, divulgar e orar pelo blog O Semeador!
Que Deus abençoe sua vida, em nome de Jesus!

Blog Archive

TOP 10