Leitura Diária • Josué 4-6

Faca usada em rituais de circuncisão

POR ELIÉZER RODRIGUES.

DESTAQUES
  • O monumento de 12 pedras
  • A circuncisão é renovada
  • Páscoa em Gilgal
  • Acaba o maná
  • Jericó é sitiada e destruída.

TEXTO ÁUREO: "Naquele tempo disse o SENHOR a Josué: Faze facas de pedra, e torna a circuncidar segunda vez aos filhos de Israel." (Josué 5:2)

ANÁLISE
Quando aproximadamente dois milhões de israelitas cruzaram o rio Jordão, os habitantes cananeus foram apreendidos com o terror (Josué 2:9). Esse pode ter sido o momento perfeito para ir para a batalha e conquistar a terra que Deus lhes havia prometido. Mas eles inda não estavam em uma correta a relação com Deus para tomar posse da Terra Prometida.
Durante os 40 anos de peregrinação no deserto, os israelitas tinham ignorado a prática da circuncisão, um símbolo da relação de aliança com Deus (Jeremias 9: 25-26).
Antes de assumir a liderança como líder de seu povo do pacto designado por Deus, era extremamente importante que o próprio filho de Moisés fosse circuncidado (compare Êxodo 4:24-26 e Gênesis 17:7-14).
Mantendo o pacto de Deus com Abraão, a nova geração tinha de se submeter ao ritual da circuncisão. Sua obediência assegurava-lhes proteção e orientação contínua de Deus.
Podemos assumir o que Deus tem preparado para nós, mas é vital que primeiro nos submetemos voluntariamente à Sua Palavra.

"No qual também estais circuncidados com a circuncisão não feita por mão no despojo do corpo dos pecados da carne, a circuncisão de Cristo; Sepultados com ele no batismo, nele também ressuscitastes pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos." (Colossenses 2:11-12)

PENSAMENTO DE HOJE: Os "atrasos" de Deus são sempre mais úteis que nossas preciptações.

CRISTO REVELADO
  • Como capitão dos exércitos do Senhor (Josué 5:14).
Texto traduzido e adaptado do blog "Jesus Cristo es la solución"

0 Comentários em "Leitura Diária • Josué 4-6"

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.
ELA É DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA PARA NÓS!

Identifique-se, pois queremos estar sempre em contato direto com nossos leitores!

Obrigado por acompanhar, divulgar e orar pelo blog O Semeador!
Que Deus abençoe sua vida, em nome de Jesus!

Blog Archive

TEXTOS MAIS ACESSADOS