Leitura Diária • Deuteronômio 1-2



POR ELIÉZER RODRIGUES.

DESTAQUES:
  • As ordens para deixar Horebe
  • A nomeação de líderes
  • Fracasso de entrar na Terra Prometida por causa da incredulidade
  • Peregrinação no deserto
  • Israel conquista Siom.

TEXTO ÁUREO: "Além do Jordão, na terra de Moabe, começou Moisés a declarar esta lei..." (Deuteronômio 1:5)

ANÁLISE
A geração mais velha de israelitas que havia deixado o Egito, não tinha reconhecido que as dificuldades no deserto não foram acidentais ou causados por uma liderança fraca, mas que era plano de Deus. A jornada no deserto deveria ter feito que Israel exercitasse sua fé no poder de Deus, não apenas para prover suas necessidades, mas também para orientá-los até a Terra Prometida. No entanto reclamaram. Como resultado de seu pecado de incredulidade, eles não puderam possuir a Terra Prometida. Eles vagaram pelo deserto por 38 anos, talvez, nas planícies de Moabe, perto da fronteira com a Terra Prometida.
Após a geração mais velha morrer (exceto Josué e Calebe), Moisés começou a "declarar" a mensagem original que Deus havia dado aos israelitas 40 anos antes, no Monte Sinai. "Declarar a lei" significava mais do que apenas repeti-la; significava "compenetrar-se" nela, ir profundamente na Palavra de Deus e buscar nela um novo significado. Foi dada uma nova revelação do amor de Deus por Seu povo e repetida quatro vezes (Deuteronômio 4:37, 7:7-8, 10:15, 23:5). Esta nova garantia do amor de Deus foi para fortalecer a fé da nova geração Nele, para guiá-los até a Terra Prometida.
Da mesma forma para o cristão, o desejo e o esforço de "procurar" ou de estudar profundamente a Palavra irá revelar um amor sem fim de Deus e fortalecerá sua fé para confiar Nele em todas as ocasiões.

"Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas." (Apocalípse 22:14)

PENSAMENTO DE HOJE: O Senhor e a Sua vontade são facilmente encontrados quando lemos a Bíblia com o desejo de obedecer à Sua verdade.

CRISTO REPRESENTADO:
  • Por Moisés, que falou aos filhos de Israel conforme tudo o que o Senhor tinha ordenado (Deuteronômio 1:3).
  • Jesus fielmente disse aos povo tudo o que Deus lhe mandou dizer (João 8:28).

0 Comentários em "Leitura Diária • Deuteronômio 1-2"

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.
ELA É DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA PARA NÓS!

Identifique-se, pois queremos estar sempre em contato direto com nossos leitores!

Obrigado por acompanhar, divulgar e orar pelo blog O Semeador!
Que Deus abençoe sua vida, em nome de Jesus!

Blog Archive

TEXTOS MAIS ACESSADOS