Guia Profissional: MODA

Oláaa pessoal!
Continuando com o "Guia Profissional"...
O tema de hoje é :
MODA

É a arte de criar e comercializar peças de vestuário e acessórios, seguindo estilos e tendências. O profissional de moda desenha roupas e produtos, como joias, cintos e calçados, e define estilos e modelagens. Analisa tendências de comportamento para desenvolver coleções adaptadas ao gosto do público-alvo e promove a comercialização dos artigos. Responsabiliza-se pela aquisição de matérias-primas e desenha estampas nas indústrias têxteis ou modelos nas confecções. Como gestor, pode pesquisar o mercado consumidor, estabelecer estratégias de marketing para campanhas de lançamento de produtos e cuidar da promoção de vendas. Está habilitado também a trabalhar no departamento de compras de grandes magazines. Pode, ainda, prestar assessoria de moda para pessoas ou para grandes lojas. Neste caso, define a disposição dos produtos nas vitrines e escolhe as coleções a serem compradas.

O MERCADO DE TRABALHO

A indústria da moda continua crescendo e busca tanto bacharéis como tecnólogos para atender as mais diversas etapas da cadeia produtiva. A área se profissionaliza desde 1990 em razão da conquista do maior espaço nos mercados nacional e mundial. Com isso, cresceram também o número de cursos de graduação no país. Apesar do mercado ser mais carente de modelistas do que de estilistas, o estilismo também oferece oportunidades tanto para a concepção de roupas, calçados e acessórios, quanto para o desenvolvimento de produtos nas indústrias de matérias-primas, sobretudo na têxtil, em que o graduado atua na criação de estampas e costuras,entre outras atividades.

Outro campo de trabalho que está crescendo é o da consultoria em tendências de moda para objetos de consumo, também chamados de "bens vestíveis", como celulares, handhelds (espécie de palmtop) e players (MP3, por exemplo). O planejamento e o gerenciamento de marcas, baseados em pesquisas de comportamento e consumo, a criação de tendências e a gestão de materiais também são setores fortes para esse graduado. Aumenta ainda a demanda pelos consultores de moda, para orientar pessoas a se apresentar adequadamente em diferentes situações. É grande a procura dos profissionais mais reconhecidos para atendimento pessoal a artistas e personalidades. Além disso, as faculdades oferecem oportunidades, mas para dar aulas no ensino superior é preciso ter pós-graduação.

O CURSO

O currículo do bacharelado varia conforme as habilitações oferecidas pela escola, mas, geralmente, possui disciplinas como história da arte, cultura da moda e criação, desenho e estilismo. Os cursos com ênfase em design e modelagem propõem como trabalho de conclusão a criação ou o desenvolvimento de uma coleção de moda. Já aqueles focados em negócios e gestão de moda exigem dos formandos a elaboração de um plano de negócios com ações para o fortalecimento de marcas e a comercialização de produtos do mundo da moda.
Duração média: quatro anos.

Alguns cursos tecnológicos se voltam especificamente para as atividades industriais, enquanto outros dão maior ênfase à criação de moda. Seja como for, o currículo é carregado de disciplinas práticas, com oficinas nas quais você aprende as diversas técnicas de estilismo, de desenvolvimento de coleções, modelagem, corte e costura. Matérias como administração, gestão de processos produtivos, tecnologia do vestuário e mercadologia visam preparar o aluno para atuar no gerenciamento de todo o processo industrial, da compra de matéria prima à colocação do produto final no mercado. O estágio complementa a formação do aluno.
Duração média: três anos.

O QUE VOCÊ PODERÁ FAZER

Consultoria
Trabalhar como personal stylist, ajudando os clientes a combinar roupas, cores e estilos de acordo com o tipo físico e as características pessoais.
Coordenação
Gerenciar a compra de coleções de roupas para lojas e magazines. Coordenar as equipes de estilos tanto em indústrias e confecções como em magazines e orientá-las para as tendências da moda.
Design
Criar roupas (estilismo), jóias, bijuterias, calçados e bolsas (design de acessórios) ou desenhar estampas e padrões e elaborar novos tecidos para tecelagens (design têxtil).
Fotografia
Acompanhar a produção de fotos de moda para revistas, catálogos, exposições e anúncios.
Gerenciamento
Desenvolver produtos e supervisionar a compra de materiais para sua produção e comercialização. Modelagem
Transpor para moldes os desenhos dos estilistas, desenvolvendo modelos-piloto para orientar a produção.
Produção
Fazer desfiles, catálogos, editoriais de revistas e organizar campanhas publicitárias.

FONTE


Dúvidas, sugestões, críticas -> ca_fdr@hotmail.com
www.twitter.com/camila_scherrer

Até semana que vem!
Fiquem com Deus...


0 Comentários em "Guia Profissional: MODA"

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.
ELA É DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA PARA NÓS!

Identifique-se, pois queremos estar sempre em contato direto com nossos leitores!

Obrigado por acompanhar, divulgar e orar pelo blog O Semeador!
Que Deus abençoe sua vida, em nome de Jesus!

Blog Archive

TOP 10