SAÚDE DA MULHER


Por: Carol Albini

Olá amadas! A Paz do Senhor!!!

Tudo bem com vocês???
Conversando com o chefinho, ficou definido toda QUINTA-FEIRA a coluna MULHER ser atualizada!
Aguardem... que em breve teremos novidades!!!

Hoje vamos falar um pouco sobre a saúde da Mulher!

A manutenção da boa saúde da mulher exige uma série de cuidados e atitudes preventivas. Cada mulher tem uma história e uma bagagem hereditária que devem ser analisadas cuidadosamente com a supervisão de um médico, para garantir uma vida saudável e sem surpresas.

Alertamos, porém, que nenhuma informação dispensa a confirmação, orientação e o tratamento de um médico especialista. Ainda que o artigo encontrado pareça perfeito para você, não adote nenhum tratamento sem consultar seu médico. Cada pessoa tem sua história e suas características. Só seu médico pode dizer quanto eles podem reagir com qualquer medida que você adotar.

TPM

O QUE É TPM???


Sensação de que o mundo vai acabar antes da menstruação... É isso que a maioria das mulheres que tem TPM sente.

Também chamada de Síndrome disfórica pré-menstrual, ou carinhosamente TPM, atinge aproximadamente 75% das mulheres. No entanto, apenas 8% das mulheres têm sintomas muito intensos.


CAUSAS DA TPM

Muitas hipóteses têm sido feitas a respeito das causas dessa doença, mas, atualmente, o que parece prevalecer é que sejam influências hormonais normais do ciclo menstrual que interfiram no sistema nervoso central.

Parece haver íntima relação entre os hormônios sexuais femininos, as endorfinas (substâncias naturais ligadas à sensação de prazer) e os neurotransmissores, tais como a serotonina.

É importante ressaltar que essa síndrome acompanha a menstruação normal da mulher.


SINTOMAS DA TPM


Leia aqui os sintomas da TPM:

  • depressão, sentimento de desesperança, pensamentos autodepreciativos;
  • ansiedade, tensão, nervosismo, excitação;
  • fraqueza afetiva, tristeza repentina, choro fácil, sentimento de rejeição;
  • raiva ou irritabilidade persistente, aumento dos conflitos interpessoais;
  • diminuição do interesse pelas atividades habituais;
  • sensação de dificuldade de concentração;
  • cansaço, fadiga fácil, falta de energia;
  • acentuada alteração do apetite;
  • distúrbios do sono;
  • sensação de estar fora do próprio controle;
  • inchaço e/ou sensibilidade mamária aumentada;
  • dor de cabeça;
  • dores musculares;
  • ganho de peso ou sensação de inchaço.


    No entanto, para ser considerada doença, e, portanto, sujeita a tratamento, é importante que esses sintomas de fato interfiram nas atividades habituais da mulher e que ocorram na fase pré-menstrual, e não em todo o ciclo.


    COMO ALIVIAR A TPM?


    • realize atividades que proporcionem bem-estar, como passear no parque;

    • faça uma atividade física. Pode ser uma caminhada ao ar livre, andar de bicicleta, nadar ou jogar tênis. Isso ajuda a reduzir a tensão e a melhorar a autoestima;
    • evite agendar compromissos importantes para os dias que antecedem a sua menstruação;
    • procure se arrumar, mesmo que você não vá sair de casa, isso também ajuda a elevar a sua autoestima;
    • afaste os pensamentos negativos, seja otimista e mentalize coisas boas;
    • procure fazer uma alimentação balanceada com verduras, frutas e legumes;
    • diminua o sal, ele ajuda a desencadear os inchaços, pois contribui na retenção de líquidos.


    TRATAMENTO DA TPM


    Por se tratar de uma síndrome, não existem tratamentos específicos, já que os sintomas variam muito de intensidade para cada mulher. Entretanto, há medidas que aliviam os sintomas.

    Resultados não cientificamente comprovados mostram que a vitamina B6 (piridoxina), a vitamina E, o cálcio e o magnésio podem ser usados com melhora dos sintomas.

    Outro medicamento é o ácido gama linoleico, que é um ácido graxo essencial. Pode ser encontrado no óleo de prímula. Existem advertências sérias do FDA americano (Órgão Regulatório dos Estados Unidos) a respeito de medicações alternativas naturais e de possíveis efeitos colaterais graves, portanto, esse, como qualquer outro medicamento, mesmo "natural", só deve ser usado mediante prescrição médica.

    Na verdade, esse é o melhor caminho para o tratamento da TPM: consultar um médico ginecologista e descrever para ele todos os sintomas que a mulher sente antes e depois da menstruação.

    O melhor medicamento é o que, sozinho ou associado, reduza os sintomas. Como essa síndrome está ligada à ovulação, muitas mulheres podem se beneficiar do uso da
    pílula anticoncepcional que suspende a ovulação. Nos Estados Unidos, a FDA aprovou a pílula com drospirenona e etinilestradiol, para mulheres que têm sintomas de TPM e desejam anticoncepção hormonal.

    Já nos casos graves de síndrome disfórica pré-menstrual, é necessária medicação mais específica, sendo que a medicação usada com melhores resultados são os antidepressivos. Estudos recentes mostram que essa medicação usada na menor dose possível e durante a fase de tensão pré-menstrual tem melhorado muito a qualidade de vida das mulheres que experimentam essa disfunção. Também nesses casos a pílula anticoncepcional com drospirenona e etinilestradiol pode ser usada.


    O QUE HÁ DE NOVO PARA A TPM


    O melhor caminho para o tratamento da TPM é consultar um médico ginecologista.

    O ginecologista é o clínico da mulher e, portanto, a pessoa mais indicada para recomendar o melhor tratamento que se adapte às particularidades de cada mulher.


    Dr. Sérgio dos Passos Ramo


    Espero que tenha gostado de nossa coluna e não deixe de participar!!! mulher.equipesemeador@gmail.com com seu e-mail e seu comentários! (NÃO SE ESQUEÇA QUE ESTÁ CONCORRENDO AO PRÊMIO DA PROMOÇÃO DO BANNER AO LADO!!!)



    1 Response to "SAÚDE DA MULHER"

    1. Acompanhando há 12 anos pacientes de psicoterapia que sofrem de TPM, tenho observado que o consumo de laticínios ameniza os sintomas. Várias pacientes relatam que, ao consumirem iogurte diariamente, diminuiram muito os sintomas da TPM. Se tiver algum ginecologista ou nutricionista lendo este blog, por favor, confirmem ou corrijam.

      ResponderExcluir

    Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.
    ELA É DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA PARA NÓS!

    Identifique-se, pois queremos estar sempre em contato direto com nossos leitores!

    Obrigado por acompanhar, divulgar e orar pelo blog O Semeador!
    Que Deus abençoe sua vida, em nome de Jesus!

    Blog Archive

    TOP 10