Maturidade Espiritual



POR VINICIUS AGUIAR

Amadurecidos!


1 Coríntios 13:11
“Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, pensava como menino; quando cheguei a ser homem, desisti das coisas próprias de menino.”



Efésios 4:13
“Até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo.”



São dois entre muitos textos que citam a necessidade do crescimento espiritual.

A salvação precisa ser desenvolvida.

Todo aquele que crê precisa de amadurecimento.

A águia ensina seus filhotes os colocando em suas asas e soltando no ar para que voem sozinhos.

Às vezes, Deus impede ou atrasa os sonhos que ele tem para você, porque você não quer crescer, você fica revoltado com o tratamento dele, e então você começa a ver a sua vida dando voltas e voltas e não sai do mesmo lugar.

Tem gente que não agüenta e não quer mais aprender a voar. Muita gente fica magoada com Deus e se sente desprezada.

Eles precisavam de tempo para crescer e então receber a benção sobrenatural, eles não estavam prontos pra receber ainda, eles não tinham maturidade e sendo assim não estavam prontas nem pra dar nem pra receber de Deus.

Vamos entender um pouco mais a fundo as atitudes de criança que a Bíblia cita no texto de 1 Coríntios.

FALAVA COMO MENINO – Fala de comunicação – Criança não consegue se comunicar direito... chora, murmura, reclama, é superficial, faz birra, quer chamar atenção. Como você trata as irmãs? É amor? Meu bem? Princesinha? DEUS CONHECE SE VOCÊ FALA COMO MENINO... você não vai entrar na terra prometida ate ter atitudes maduras. Nós cristãos, como exemplos que somos (ou deveríamos ser) precisamos mudar nosso palavreado, nossa forma de se comunicar. Temos que nos fazer entender e sermos vistos como pessoas maduras, verdadeiros portadores da palavra de Deus, e não uma criança mimada, “reclamona” e chorona que tantas vezes somos.

SENTIA COMO MENINO – Medo, insegurança, inconstância, dependência excessiva de outras pessoas (pastor ora por mim, líder ora por mim, amigo ora por mim) O VERDADEIRO AMOR LANÇA FORA TODO MEDO. Faria uma palavra, um devocional todo apenas falando a respeito disso: Sentimento. A Bíblia nos ensina a guardar nosso coração, sobre tudo que se deve guardar, pois dele procede a fonte da vida. Como temos guardado nosso coração? Sentimentos como os que citei acima não podem tomar conta de nós. É inevitável as vezes se apaixonar, sentir ira de alguém talvez, mas, como diz um velho ditado, deixar que o passarinho pouse sobre nossa cabeça talvez não dependa de nós, mas permitir que ele faça ninho, aí sim depende. Podemos e devemos lutar contra sentimentos que sabemos não vir do Pai, sentimentos de dúvida, que nos leva a falta de fé, de ira que nos leva ao pecado, de paixão que igualmente pode nos levar a pecar, devemos estar “ligados” sempre pois podem ser armas MUITO poderosas contra nós, dentro de nosso coração como um “cavalo de tróia”, isto é, um inimigo dentro de nós mesmos.

DISCORRIA (PENSAVA) COMO MENINO – Falta de fé (será que Deus me perdoa? Será que só um pecadinho leve sem ninguém saber vai me fazer algum mal? Será que Deus pode mesmo me usar pra curar? Será que eu tenho autoridade?) Crianças espirituais, crianças na fé, já tem autoridade porque já servem a Deus, mas eles não sabem que tem autoridade por isso não a usam. Muitos crentes ainda pensam que a cura, o falar em línguas, o expulsar demônios são dons apenas para alguns (E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas; Marcos 16:17). A Bíblia diz que se cremos esses sinais vão nos acompanhar, TODOS NÓS veremos esses sinais, não são para alguns crentes, são para TODOS. Já vi crente ficar com medo de expulsar demônio, já ouvi crente dizendo, depois de 15 ou 20 anos de convertida que nunca falou em línguas por que pensava não ser pra todos. Amados, temos todo o poder que nos foi dado por Deus pra fazer grandes coisas em Seu nome mas enquanto continuarmos pensando como crianças, como meninos, vamos andar com medo, com dúvida, não vamos ser usados. Isso apenas como exemplo, poderia citar tantas mais formas de se pensar como menino, falei a respeito do “pecadinho”. Nós sabemos as conseqüências do pecado, sabemos a consequência da fofoca, da murmuração, da rebeldia, por que tantas vezes continuando agindo assim, pensando assim? Quando vamos crescer?

Se realmente queremos chegar a “terra prometida”, alcançar as promessas de Deus nas nossas vidas temos que CRESCER. Claro, Deus nos molda ate que amadureçamos porem isso depende de nós, querer crescer depende MUITO de nós.

Hebreus 5:7-9
“Ele, Jesus, nos dias da sua carne, tendo oferecido, com forte clamor e lágrimas, orações e súplicas a quem o podia livrar da morte e tendo sido ouvido por causa da sua piedade, embora sendo Filho, aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu e, tendo sido aperfeiçoado, tornou-se o Autor da salvação eterna para todos os que lhe obedecem.”



Ate mesmo Jesus teve que decidir crescer, veja como a Bíblia fala em Hebreus, Jesus, nos dias da sua carne, isto é, quando esteve aqui, como homem, em carne, lutou pra crescer, aprendeu, sofreu, foi aperfeiçoado ate se tornar o Autor da salvação eterna para todos nós (que O obedecem, claro).

Em suma, se queremos ser usados, se queremos chegar ao alvo, onde Deus que nos levar, onde Deus planeja nos levar, precisamos, a exemplo do nosso Senhor e Mestre Jesus Cristo, crescer, nos amadurecer, lutar por isso, pra mudar, pra ser melhor, pra ser maduro e então enfim, deixar de vez pra trás o “velho homem” e as coisas de menino.

Nele, que sendo Deus, também soube aprender, pra nos ensinar e salvar.

1 Response to "Maturidade Espiritual"

  1. Ola sou do minit.Geração Profética RJ,me chamo Gislainne moderadora do blog e de outras redes sociais, somos um ministério novo, que visa unicamente REINO, e estamos a procura de novos amigos em Cristo.Gostei muito do seu blog, e do post em si,(precisamos mesmo de um crescimento espiritual).Queria muito contar com você pra fazer novas amizades e divulgar o Reino do Senhor.
    Se puder fazer uma visita no nosso blog e nos seguir ja estarei muito feliz, tbm vou te seguir e te colocar nos mais visitados em nosso blog, pois estarei sempre por aqui de olho nas novidades.
    Um grande abraço,Graça e paz tenha um ótimo dia , uma ótima semana...

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.
ELA É DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA PARA NÓS!

Identifique-se, pois queremos estar sempre em contato direto com nossos leitores!

Obrigado por acompanhar, divulgar e orar pelo blog O Semeador!
Que Deus abençoe sua vida, em nome de Jesus!

Blog Archive

TEXTOS MAIS ACESSADOS