Manjares

Manjar branco: um dos doces preferidos de meu pai (e meu!)

A Paz de Cristo esteja contigo!
Hoje eu quero compartilhar contigo algo que estávamos compartilhando no culto dos jovens, ontem. Eu contava de uma lembrança minha de infância:
Certa vez, eu era pequeno - uns 3 ou 4 anos - e meu pai estava de aniversário. Minha mãe estava terminando de tirar da geladeira um doce que acabara de fazer. Eu perguntei a ela que doce era aquele, e ela disse que se chamava "manjar branco".
Que era branco, eu via... Mas não conhecia a palavra "manjar"...
- O que é "manjar", mãe?
- É uma comida especial, feita prá pessoas especiais, como os reis.
Nunca mais esqueci este conceito! E achei muito bonito da parte da minha mãe preparar um "manjar" para meu pai!
Tem que ser muito importante para receber um "manjar"! Afinal, é uma comida especial para pessoas especiais! Alguém que recebe um "manjar" deve ser, realmente, privilegiado!
Estranhamente, encontramos na Bíblia a história de quatro jovens que rejeitaram os manjares! Que estranho!
Afinal, deveriam ter aceitado, né? Era uma honra! Um privilégio! No entanto, estes quatro jovens, incentivado por um deles, se negaram a comer manjares e preferiram refeições bem simples...
Por quê será?
Os jovens que se negaram a comer os majares chamavam-se: Daniel, Hananias, Misael e Azarias. Veja esta história, abrindo sua Bíblia no livro de Daniel, no primeiro capítulo, dos versículos 8 à 20.
(Te convido a ler Daniel 1.8-20 agora, e depois siga lendo este texto...)
O que vemos da parte de Daniel e seus colegas é que eles se negaram a SE CONTAMINAR com o manjar dos reis!
A Bíblia não explicita o que compunha estes manjares, exceto que havia também vinho. Vinho era, na época, a principal droga psicotrópica... Não sou teólogo, nem historiador, mas creio ser lícito poder dizer que o que Daniel e seus colegas estavam fazendo era: se guardando de alimentos sacrificados a ídolos (manjares do rei) e de drogas (vinho).
O que tem a ver isso com nossos dias? Tem a ver que todos nós temos recebido, diariamente, ofertas para que nos contaminemos com manjares!
Em diversos trechos, Jesus chama satanás de "príncipe deste mundo" (Exemplo: João 16.11). Este "principado" de satanás sobre o mundo não foi um direito legítimo, mas porque ele usurpou este direito de Adão! Mas o resultado dessa usurpação é que satanás acabou adquirindo ilegitimamente o principado sobre o mundo... E para tentar criar discípulos - discípulos de satanás! - como o rei Nabucodonosor (Daniel 1.5), satanás tenta manipular os costumes e oferecer manjares. Isso faz parte do "doutrinamento" do inferno: ao aceitar-se essas condições, está-se moldando ao que o inimigo quer!
Que manjares são estes e como satanás nos os oferece?
Os manjares são coisas que, aparentemente, são prazerosas e até honrosas, mas que nos afastam dos propósitos de Deus!
Citando alguns desses "manjares" de satanás: adultério, prostituição, lascívia, drogas, corrupção, vaidades, orgulho... Até a ira é um manjar que satanás oferece!
Ira, um manjar???
Sim!!! Até aparece nos ditados populares: "A vingança é um prato que se come frio...", ou "doce vingança"!
Lendo o livro de Daniel, vamos descobrir que estes jovens eram dez vezes mais sábios que todos os sábios do reino (v20). Quando adultos, assumiram altos postos no governo daquele povo! Daniel, por exemplo, permaneceu no governo apesar dos reis serem depostos (v21): os reis mudavam, mas o sábio Daniel permanecia!!! Ou seja, os quatro que se mantiveram consagrados prosperaram - e muito! - na vida! Não quer dizer que eles viveram um "mar de rosas", e nunca tiveram problemas: enfrentaram muitos problemas, até perigos de morte... Mas superaram todos!
Será que entre os leitores há alguém que deseje prosperar na vida?
Será que entre os leitores há alguém que deseje ser ungido por Deus com grande sabedoria?
Será que entre os leitores há alguém que deseje superar todas as dificuldades e perigos que surgir?
Se sim, o caminho é o mesmo: consagração!
Rejeite os "manjares" que o "príncipe deste século" oferece!
Não se pode, ao mesmo tempo, brilhar diante dos homens sob o reflexo da Glória de Deus, e se contaminar com os manjares do rei! Ou uma coisa, ou outra!
Não se pode, ao mesmo tempo, buscar a bênção de Deus e ter compromisso com a carnalidade e com o mundanismo! Ou uma coisa, ou outra!
Faça a sua escolha! O Reino de Deus espera que pessoas de coragem tomem a mesma atitude de Daniel e seus colegas!
Coragem, sim! Porque não é fácil assumir uma atitude de consagração: todos que o fizeram sofreram resistências, perseguições e discriminações!
Mas vale a pena pagar este preço, pois o galardão é alto!
Quem sabe, num tempo futuro, alguém possa escrever ao teu respeito, como escreveram a respeito de Daniel:
"Teve...(seu nome)... em seu coração não se contaminar com os manjares do príncipe das trevas, e se manteve em consagração. E Deus ungiu... (seu nome)... de sabedoria dez vezes mais que qualquer outro, e prosperou ... (seu nome)... em tudo, e deu-lhe vitória sobre todos seus inimigos!"
Amém?
Que Deus te conserve guardado em consagração, que Seu Santo Espírito te conduza e Sua Mão te abençoe, em Nome de Jesus!
Abraço!
Ev. Danielson

8 Responses to "Manjares"

  1. Gostei do texto Manjares. Já li o texto que fala sobre Daniel e seus amigos ali no palácio de rei, mesmo em meio a realeza não se contaminou com suas iguarias, antes mostrou ser diferente se portando sabiamente. Hoje não é diferente, precisamos está atento as sutilezas do inimigo para nos atrair ao pecado, como Daniel devemos pedir a Deus sabedoria e discernimento para vivermos uma vida de santidade na presença do Senhor.

    ResponderExcluir
  2. DEUS O ABENÇOE PELA PALAVRA!

    Querido Pastor (sim... na estrutura de sua igreja não, mas para Deus és!)

    Esta Palavra que ministrou em seu Blog me abençoou muito hoje... ando observando os Jovens da minha igreja no Facebook fazendo apologia a homossexualismo (acredite)em nome de campanhas contra o preconceito, os vejo incentivando e levando correntes a favor de tatuagem, apoiando o "ficar" nos relacionamentos... o "colar" nas escolas entre outras e assim, eu fico assistindo o caminho deles... vão desviando. Quem está na liderança não vê "nada de mais", "são jovens irmão" e cada dia mais eles estão mundanos nas atitudes, no jeito de ser, não se vê mais pastor, aquele brilho no olhar "AQUELE" sabe? Vê-se agressividade, bipolaridade e depressão.

    E como agente procura sempre, com muito carinho, conversar, olha: A Palavra fala assim disso ou daquilo amado(a), olha não faça isso pq a Bíblia nos mostra... Não entristeça o Espírito de Deus meu querido(a), por fazer estas coisas agente fica como o CHATO!

    Afinal, grande parte das lideranças hoje são indiferentes e não cobram mais posturas, se aceita negociar valores nestes dias!

    Não sou da ala do radicalismo, porém, a minha Bíblia me dá poucas opções, do tipo: Ou vc eh quente ou vc eh frio... / Ou vc serve a Deus ou vc serve ao diabo... / Ou vc vai para o Céu ou vc vai para o inferno...

    Se eh assim, a Bíblia é radical e eu também!

    Os Cristão de verdade (q tem a Marca da Promessa) realmente sofrem preconceito, até dentro da sua própria igreja. Mas como o sr falou, VALE A PENA TUDO ISSO!

    Deus o abençoe viu.

    DionyMacfly
    www.dionymacfly.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá Ev. Danielson,

    Recebi seu texto em resposta a minha postagem do dia 17/12/11.

    Obrigado pelo comentário deixado meu amado. Eu reitero que seus textos tem me abençoados sobremaneira.

    Att,

    DionyMacfly

    ResponderExcluir
  4. gostei, me fez refletir sobre muitas coisas que parecem não ser nocivas, mas são

    ResponderExcluir
  5. Deus continue te usando na obra. ..Muito boa a palavra

    ResponderExcluir
  6. Paz Deus abençoe por esse estudo abençoado...

    ResponderExcluir
  7. Paz Deus abençoe por esse estudo abençoado...

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.
ELA É DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA PARA NÓS!

Identifique-se, pois queremos estar sempre em contato direto com nossos leitores!

Obrigado por acompanhar, divulgar e orar pelo blog O Semeador!
Que Deus abençoe sua vida, em nome de Jesus!

Blog Archive

TOP 10