Guia profissional: MARKETING

Olá pessoal...
Segundo semestre chegando e algumas duvidas começam a surgir...
Qual carreira seguir? Prestar vestibular pra que?
Que profissão eu quero ter? Que especialização devo fazer?
Pensando nisso, resovi dar ínicio ao que chamarei de "Guia Profissional".
Durante algumas semanas falaremos sobre diversas profissões e mercado de trabalho.
Começaremos pelo Marketing!

Marketing

É o conjunto de conhecimentos necessários para estimular a venda de produto se serviços, detectando e aproveitando as oportunidades de mercado, com o objetivo de satisfazer o cliente e obter retorno para determinada marca, empresa ou pessoa. Cabe ao profissional traçar e executar estratégias para alcançar os objetivos que a empresa deseja atingir, como lealdade à marca, boa imagem do produto e lucratividade. Pode atuar em qualquer tipo de organização, desde departamentos de marketing de grandes empresas até institutos de pesquisa e órgãos públicos. Está habilitado também a prestar assessoria a pequenos e médios negócios, nos quais sua principal função é promover a marca e o lançamento de produtos, definindo,por exemplo, as estratégias, o público-alvo e o preço a ser estabelecido. Trabalha ainda com pesquisa de mercado, coletando e analisando dados sobre o perfil do consumidor e o ambiente socioeconômico, na inovação de produtos que já existem e necessitam de atualização e com merchandising.

O mercado de trabalho

Há boas ofertas de emprego em todas as regiões do país. A maioria dos empregadores está nas regiões Sul e Sudeste: São Paulo, Campinas, Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba são os destaques.
No Norte, Nordeste e Centro-Oeste, devido ao crescimento do mercado de consumo dessas regiões, as empresas buscam gestores para os seus departamentos de marketing e vendas. Nas indústrias agropecuária, têxtil, moveleira e de tecnologia – geograficamente dispersas pelo país – sempre surgem oportunidades.


Bacharéis e tecnólogos são solicitados por empresas de diversos portes e pelo setor de serviços para acompanhar o desempenho de seus produtos, se necessário, executar ações de marketing para elevar as vendas. Aumenta a demanda de médias e pequenas empresas por ferramentas e recursos do marketing. Essa mudança, que é estrutural, traz resultados a médio e longo prazo, permitindo o crescimento das ofertas de trabalho. Além disso, as grandes corporações desenvolvem ações mercadológicas cada vez mais complexas e sofisticadas,o que gera oportunidade para os profissionais bem qualificados.
As áreas que mais empregam são as ligadas ao varejo (vendas), ao marketing B2B (business to business – comércio eletrônico associado a operações de compra e venda de informações, produtos e serviços pela internet ou redes privadas de negócios) e as que levam em conta a opinião do consumidor, como pesquisa de mercado.

O curso

Há oferta de cursos de bacharelado em grande parte do Brasil. Desde o começo do curso mesclam-se disciplinas gerais com específicas, como psicologia, sociologia, introdução ao marketing, contabilidade, filosofia e ética profissional. A partir do terceiro ano começam matérias mais peculiares do marketing, como comportamento do consumidor, estatística, finanças, economia, administração estratégica, pesquisa de marketing, comportamentos de compra B2B, além de marketing industrial, de serviços, de varejo, global, corporativo e direto. Estuda-se também produção e leitura de textos e aspectos ligados à gestão em vários segmentos, como gestão de preços,de produtos e de comunicação. No último ano deve-se fazer a opção entre gestão de marketing ou pesquisa de mercado. Na conclusão do curso é exigida a apresentação de um trabalho.

Duração média: quatro anos.

Depois de escolher a ênfase do tecnológico,com muitas ofertas no país, de maneira geral os cursos oferecem disciplinas tanto da área de comunicação como da de finanças. Prepare-se para estudar fundamentos de administração, economia e mercado, contabilidade, técnicas de negociação e matemática. Essas matérias teóricas são mescladas com outras mais ligadas à prática da profissão, como comportamento de compra e consumo, estratégia de vendas, marketing de produtos e serviços, varejo, relações internacionais,gestão de marcas e direito do consumidor.

Duração média: dois anos.

O que você pode fazer

Consultoria
Prestar assessoria a empresas para promover o lançamento de produtos.
Desenvolvimento de produtos
Identificar necessidades dos consumidores e convertê-las em ofertas, produtos ou serviços que os satisfaçam.
Gerência de produto
Planejar as estratégias de venda de um produto desde quando é lançado até sua chegada ao mercado.
Merchandising
Planejar a inserção publicitária dentro do conteúdo de veículos de comunicação e administrar os resultados da ação.
Planejamento estratégico
Coletar, analisar e interpretar dados do mercado para estabelecer estratégias a fim de atingir os objetivos da empresa.
Pesquisa
Obter dados, como renda, escolaridade e hábitos de consumo, que possibilitem conhecer o mercado antes do lançamento de um produto. Avaliar o impacto da chegada desse produto até o consumidor.

FONTE

Espero que tenham gostado!                                       
Alguma sugestão para as próximas postagens?
Quer saber sobre uma profissão ou curso específico?
Mande um e-mail: ca_fdr@hotmail.com
Até a próxima semana!
Fiquem com Deus



[Por: Camila Scherrer]

1 Response to "Guia profissional: MARKETING"

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.
ELA É DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA PARA NÓS!

Identifique-se, pois queremos estar sempre em contato direto com nossos leitores!

Obrigado por acompanhar, divulgar e orar pelo blog O Semeador!
Que Deus abençoe sua vida, em nome de Jesus!

Blog Archive

TOP 10