Corpus Christi

Rede de Mãos Dadas: símbolo de unidade

A Paz do Senhor!
Sem internet por alguns dias, atrasei minha postagem mas estou de volta! Me perdoem!
Lembrei que há alguns dias, a Igreja Católica Apostólica Romana comemorou uma festa em seu calendário litúrgico chamado: "Festa de Corpus Christi", em que celebram a Presença de Jesus através da liturgia eucarística da Santa Ceia. (É, meu amigo: o Danielson foi coroinha, quando criança!). Mas eu quero compartilhar um outro aspecto da celebração do Corpo de Deus, que vai muito além da ICAR, e atinge a cada um de nós, evangélicos. Vejamos:
Uma das coisas que eu acho interessante no blog "O Semeador" é que a equipe é formada por pessoas de denominações evangélicas diferentes...
O assunto que eu vou tratar se verifica em diversos lugares do Brasil e do mundo: divisões no Corpo de Cristo.
Meus leitores sabem o quanto eu gosto de etimologia... Por exemplo, a etimologia da palavra "diabo" indica idéia de "aquilo ou aquele que divide". Dentro dessa idéia, creio que tudo que cause divisão, dissenção, rompimento... é diabólico!
Ouvi uma citação do Pr. Luís Hermínio (ministério MEVAN, em SC) que apreciei e identifiquei MUITO:
"Aquilo que nos une deve ser sempre maior do que aquilo que nos separa!"
A idéia é ótima! É de Deus! Só que, infelizmente, é comum existir algo semelhante entre "competições" entre igrejas evangélicas!
Algumas denominação se arvoram donas de Jesus, únicas portas de salvação e condena e até perseguem outras denominações... Esta não é a vontade de Deus!
Eu posso afirmar categoricamente, com segurança, que igreja cristã que persegue outra igreja cristã não está na direção do Espírito Santo!
Quem me dá esta segurança? A Bíblia:

"Mas, se alguém quiser ser contencioso, nós não temos tal costume, nem as igrejas de Deus. Nisto, porém, que vou dizer-vos não vos louvo; porquanto vos ajuntais, não para melhor, senão para pior. Porque antes de tudo ouço que, quando vos ajuntais na igreja, há entre vós dissensões; e em parte o creio." (I Coríntios 11.16-18)

O Ap. Paulo está afirmando que não é costume das igrejas criar contendas por causa de estilos denominacionais. Nesta época, haviam igrejas em diferentes lugares, e cada igreja tinha um estilo próprio, assim como suas lutas próprias... O Ap. Paulo escrevia cartas incentivando a união e o enquadramento das igrejas dentro do Evangelho. Desde o inicio, a recomendação dos apóstolos é que as igrejas não atentassem para picuínhas, mas vivessem unidas, no amor de Cristo, e buscassem viver a Palavra.
Essa recomendação serve para nossos dias! Só quem ganha com as contendas e dissensões entre o povo de Deus é o inimigo, mesmo! Enquanto as igrejas ficam debatendo picuínhas, o inimigo vai avançando terreno e disseminando o mal!
Enquanto pessoas carecem da Palavra de Deus, ministros da Palavra estão se fechando em si mesmos, pregando dentro de "panelinhas" evangélicas!
Onde está a Igreja que é Luz e Sal para o mundo?
Onde está a noiva de Cristo, que contende contra si mesma?
Um dos grandes ensinamentos de Jesus foi do enfraquecimento pela falta de unidade:

"Jesus, porém, conhecendo os seus pensamentos, disse-lhes: Todo o reino dividido contra si mesmo é devastado; e toda a cidade, ou casa, dividida contra si mesma não subsistirá." (Mateus 12.25)

Quem ganha com a desunião da Igreja é o inimigo da igreja! A vontade de Deus é que sejamos unidos, que haja comunhão real!
Já citei o Salmo 133 em outros textos, onde está a revelação de bênçãos advindas da comunhão... Mas unidade não é apenas "algo bom", mas é a vontade de Nosso Senhor Jesus:

"E não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela sua palavra hão de crer em mim; Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste." (João 17.20-21)

Em alguns lugares há tal competição entre denominações que pastores se aborrecem e se entristecem porque abre-se novas igrejas em sua cidade!
Eu era de outra cidade, e estava sob a liderança de outro pastor, quando, certa vez, alguns irmãos estavam conversando sobre este assunto... Eles diziam que naquela região havia muita igreja. Eu discordei com veemência! E acabei escandalizando ao dizer:
"Enquanto houver um um bordel, ou uma "boca de droga", há lugar para mais uma igreja!"
Mas é no que creio! Na igreja primitiva, havia algria quando se abria novas congregações! Não havia lutas nem contendas... E se, eventualmente, haviam, eram severamente repreendidas! Mas a alegria do Corpo de Cristo sendo edificado predominava:

"Assim, pois, as igrejas em toda a Judéia, e Galiléia e Samaria tinham paz, e eram edificadas; e se multiplicavam, andando no temor do Senhor e consolação do Espírito Santo." (Atos 9.31)

Caso haja algum pastor lendo este texto, por favor: tire este conceito de "fulano está pescando no meu aquário", ou de "beltrano está roubando ovelhas do meu aprisco"! Caro pastor: tu tens um chamado, foste revestido por Deus e tem autoridade, e eu devo à tua pessoa todo respeito, em Nosso Senhor Jesus Cristo... Mas... O "aquário", ou o "aprisco" não é teu! A igreja não é tua: é do Senhor Jesus! As ovelhas, ou peixes, não são teus: são do Senhor Jesus! Como pastor, tu tens a honrosa e grandiosa tarefa de apascentar e liderar as almas que o Senhor te enviou... Mas a igreja não é tua! Me perdoe, mas a verdade tem que ser dita...!
E tem mais: alguém aqui já leu o livro de Josué? (Hehehehe! Claro que sim!!!) Bom, à partir do capítulo 14 do livro de Josué, começa a divisão da herança do Senhor às tribos de Israel. Cada tribo recebia uma porção de terra e com ela, uma tarefa a ser cumprida... Cada tarefa era diferente, relativo à sua porção da herança: pesca, exército, bosques, templos... Mas todos eram povo de Deus, da mesma maneira!
Éfeso, Corinto, Galácia, Judéia, Filipo, Roma... Cada igreja cristã tinha suas características, mas todos eram cristãos!
Temos denominações: Protestantes, Batistas, Pentecostais, Neopentecostais, Missionárias... Cada uma tem sua liturgia, mas todos são cristãos, todos são povo de Deus!
E cada uma das denominações é um pedaço do Corpo de Cristo, com função específica no Reino! O que importa é o Reino de Deus! O que importa é o Reino de Deus!
Pertenço ao ministério Leão de Judá. Claro que eu quero que a IBLJ cresça, mas eu tenho a plena certeza que nem todas as pessoas tem chamado para a IBLJ! Tanto é que, quando evangelizo, sempre oriento a pessoa a buscar uma igreja evangélica! Convido, sim, para a minha igreja... Mas recomendo que procure um pastor evangélico, mesmo que não seja da minha igreja...
(Atenção: é sempre bom conhecer o trabalho da igreja para qual se encaminha uma alma. Eu procuro, sempre que possível, encaminhar para igrejas que eu reconheço um bom trabalho...)
Eu fico feliz com as igrejas que crescem! Quero, sim, que minha denominação cresça... Mas que cresça como parte de algo maior, como parte do Reino de Deus, do qual outras denominações também fazem parte!
Nas ciências da saúde, temos o conceito de "doenças auto-imunes", que é quando o corpo luta contra si mesmo... O câncer, também, é o corpo lutando contra si mesmo. Quando uma denominação contende contra a outra, o Corpo de Cristo está com câncer, ou com uma doença auto-imune! A falta de comunhão interdenominacional é sinal de adoecimento no Corpo de Cristo!

"Para que não haja divisão no corpo, mas antes tenham os membros igual cuidado uns dos outros. De maneira que, se um membro padece, todos os membros padecem com ele; e, se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele. Ora, vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular." (I Coríntios 12.25-27)

Fico feliz quando surgem eventos interdenominacionais, como a Marcha prá Jesus... Mas mais feliz ainda quando as igrejas reconhecem que pertencemos ao mesmo Corpo, e há colaboração constante entre as denominações!
Jesus pediu ao Pai que fôssemos um, como Ele e o Pai são Um...
Ele pediu isso ao Pai...
...mas a decisão de atender a este pedido é nossa!
A união - ou divisão - do Reino de Deus está em nossas mãos!
Deixemos de lado os usos, costumes, liturgias e picuinhas que nos dividem, e nos firmemos na comunhão em Cristo Jesus, que nos une!
Que Deus nos guarde, ilumine, conduza e abençoe, em Nome de Jesus!
Amo vocês!
Abraço, e até a próxima semana, se Deus assim permitir!
Ev. Danielson


PS: É impressão minha ou ninguém tem comentado os textos? Nós, escritores, precisamos do seu feed-back! Participe! E, neste mês, estão concorrendo a livros e CDs! Veja no banner ao lado!

0 Comentários em "Corpus Christi"

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.
ELA É DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA PARA NÓS!

Identifique-se, pois queremos estar sempre em contato direto com nossos leitores!

Obrigado por acompanhar, divulgar e orar pelo blog O Semeador!
Que Deus abençoe sua vida, em nome de Jesus!

Blog Archive

TOP 10