Você que ouviu o louvor acima, pode convidar Rosangela Cristina para cantar em sua igreja ou congresso.

Basta entrar em contato e levar essa levita do Senhor para cultuar a Deus juntamente convosco e, temos por certo, que serão tocados pela unção e pelo mover do Senhor.

Contatos:

Fone: (49) 9992-5202
E-mail: rosinha_foustel@hotmail.com

domingo, 23 de maio de 2010

A Última Ceia, de Leonardo da Vinci.

A Santa Ceia, quadro de Leonardo da Vinci


POR ELIÉZER RODRIGUES

Eita lá! Eita lá! Eita lá!
Paz do Senhor, galera!

Eu estava conversando com o Ev. Danielson na manhã de sábado e ele me contou algo bem interessante. Gostaria de repassar pra vocês, NA MINHA VERSÃO, a história do talvez mais famoso quadro do mundo: A Última Ceia.
A Última Ceia [em italiano L'Ultima Cena] é uma pintura de Leonardo da Vinci para o Duque Lodovico Sforza. Representa a cena da última ceia de Jesus com os apóstolos antes de ser preso e crucificado.
O Duque Sforza encomendou essa pintura ao senhor Da Vinci, e o colocou numa sala [o convento Santa Maria delle Grazie, em Milão] para que o artista representasse a última ceia de Cristo.
Prometeu pagar bem e POR DIA de trabalho.
Ele não devia ter feito isso. Tinha tudo pra dar errado!
E deu!
Leonardo da Vinci levou 3 anos pra terminar a obra. Super faturamento existia desde aquela época.
Voltando a história... Conta-se que Da Vinci sentava-se na sala do convento, olhava a parede branca que lhe fora dada para pintar e ficava apenas analisando. 'Não fazia nada', apenas olhava para a parede e ficava pensando.
Depois de alguns dias, o duque colocou um criado seu para "fiscalizar" o trabalho de Da Vinci. Sentavam-se Da Vinci e o criado e ficavam o dia inteiro sem fazer nada, quem sabe Leonardo até contando piadinhas sem graça pro criado, que depois de uns dias começou a ficar intrigado. Afinal, o grande Leonardo da Vinci estava passando o duque Sforza pra trás, não fazendo nada.
Esse criado, depois de vários dias sem ver trabalho, decidiu contar ao duque que ele estava sendo enganado. Disse que Da Vinci não tinha sequer começado a obra, que ficava sentado naquela cadeira o dia inteiro e estava só tirando dinheiro do duque.
Lodovico Sforza ao saber disso ficou enfurecido, correu até o convento onde Da Vinci estava "trabalhando" e constatou que a parede continuava intacta, sem nunhum vestígio de pintura.
Aí já sabem, neh? Deu aquela confusão toda, o duque queria matar Da Vinci, ameaçou confiscar seus bens, ameaçou não pagar nada pelo trabalho [até porque nada havia sido feito], até 'homenagearam' a senhora Da Vinci em alguns insultos. Foi uma coisarada, nêgo!
Leonardo da Vinci, um gênio... com uma aparente tranquilidade, informou que o tempo que ele estava sentado sem pintar, na verdade, estava imaginando o cenário da ceia e que pensava em rostos para os personagens. Relatou até que estava com quase todos os rostos em mente e que faltava apenas o rosto de um: Judas Iscariotes.
O duque alegou que precisava da pintura o quanto antes, pois ele queria usar aquela sala pra enterrar seus mortos e um dos parentes já não estava muito bem de saúde. E ficou aquela discussão tringular: o duque Sforza, o criado e Da Vinci.
Sereno, Da Vinci disse que talvez a obra fosse desvalorizada pela pressa do duque em deixá-la pronta, mas instantaneamente começou a pintar a parede.
Era coisa mais linda de se ver. O cara era mais rápido que o Papa-Léguas fugindo do Coyote.
Era pigmentos misturado com gema de ovo, mais umas tintas a óleo e verniz, tudo isso sendo colocado numa parede já umedecida pelo tempo.
Da Vinci até testou uma nova técnica à solução das tintas com predominância da têmpera pra ver no que ia dar. Bah... ficou uma desgraça só.
E o criado continuava lá, mais chato que o Dunga tentando explicar a convocação da Seleção Brasileira. Queria saber quando ficaria pronta a obra.
Certo dia, estava quase tudo pronto, mas Da Vinci ainda pensava num rosto pra Judas Iscariotes. Acontece que o criado chamou o duque e disse que Da Vinci teria que terminar a obra naquele dia, o pois só faltava colocar o rosto em um personagem.
Da Vinci chega pra trabalhar, 3 anos depois de ser contratado, já tava podre de rico só com a grana que tirou do duque, mas quando começa a imaginar o rosto do tal de Judas, chega o criado acompanhado do duque. Foram apressar ele de novo.
Leonardo da Vinci perdeu a paciência, após mais uma hora trocando insultos, ele tomou uma atitude drástica. Foi até o corpo de Judas Iscariotes [até então sem cabeça] e desenhou a cabeça do criado.
PRONTO!!!
Estava finalizada a mais famosa obra de Leonardo da Vinci.
Estava o duque Lodovico Sforza perplexo, mas feliz com o resultado.
Estava o humilde e delatador criado eternizado na história da arte mundial.


Por hoje seria isso, neh?
Semana que vem eu volto, ou não... vai que me demitam também por ficar enrolando no trabalho.
Mas eu voltando, veremos mais alguma coisa interessante... talvez até envolvendo essas lendas e mitos que o povo conta por aí.
Agora vou descansar meu corpo cansado e tomarei um café, dessa vez com bastante cafeína pra me manter acordado, acordar as 5 horas da manhã em um domingo pra escrever é algo bem complexo. Acho que vou pedir um aumento de salário... too merecendo.
Ótima semana para todos vocês e que Deus vos abençoe, em nome de Jesus.

3 comentários:

Ev.Danielson disse...

Ah, que pesquisa legal! Agora, vou poder contar a história certinha... Kkkk!
Deus te abençoe!

Anônimo disse...

SO falta explicar as verdades por trás do quadro. Sabiam por exemplo que ali sentada a direita de Jesus temos Maria Madalena? Essa imagem foi modificada mas se observarem bem é uma mulher sentada a direita mais próxima de Cristo.

Anônimo disse...

Gosto muito tanto da rádio e do pasto que escreve as mensagens. Vcs estão de parabés.Não consegui fazer minha inscrição por que não escrevo ingles. Até a próxima, estou entrando no site todos os dias. Grata.

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.
ELA É DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA PARA NÓS!

Identifique-se, pois queremos estar sempre em contato direto com nossos leitores!

Obrigado por acompanhar, divulgar e orar pelo blog O Semeador!
Que Deus abençoe sua vida, em nome de Jesus!

Somos Afiliados



Vale o clique

Léo Brandão
Undertlight
 
Design por Gerson Bruno