Leitura diária • Êxodo 40

Arca da Aliança


Por Eliézer Rodrigues.




Eita lá! Eita lá! Eita lá!
Chegamos ao final do livro do Êxodo aqui na nossa leitura bíblica. Hoje, no capítulo 40 do Êxodo, veremos a finalização da construção do Tabernáculo e também a Arca da Aliança.
Vem comigo! =P

Êxodo 40

DESTAQUES:
  • Tabernáculo construído
  • A consagração de Aarão e seus filhos
  • A glória do Senhor encheu o Tabernáculo.

TEXTO ÁUREO: "... levantarás o Tabernáculo... E porás nele a arca do testemunho, e cobrirás a arca com o véu." (Êxodo 40:2-3)

ANÁLISE
A Arca do Testemunho tinha cerca de 300 metros de comprimento, 135 metros de largura e 135 metros de altura (Êxodo 25:10, 37:1-5). Ela foi feita de madeira com ouro por dentro e por fora, de modo que só o ouro podia ser visto. Era o símbolo visível da presença de Deus. A arca tipificava o Senhor Jesus Cristo.
A madeira e ouro representando as duas naturezas de nosso Senhor, a humana e a divina. As duas tábuas de pedra preservadas na Arca representava a Cristo como a Palavra Viva (Êxodo 25:21-22 e 31:18, Deuteronômio 10:1-2; comparar João 1:1-2).
Também na Arca estava o pote de ouro de maná, alimento que Deus deu a Israel durante sua viagem à Terra Prometida, depois de ser livre da escravidão. Era a representação de Cristo como o Pão da vida, alimento para seu povo fiel.
Ela também guardava a vara de Arão que floresceu (Números 17), como um símbolo da ressurreição de Jesus Cristo.
Depois de deixar o Monte Sinai, a Arca do Testemunho foi levada adiante dos israelitas (Números 10:33), um tipo de Cristo como o líder de seu povo peregrino.
Quando chegaram ao rio Jordão, a presença do Senhor entrou na Arca, dividindo as águas para Israel passar sobre terra seca. Isto simboliza nosso Senhor Jesus Cristo, fazendo o impossível tornar-se possível, fazendo-nos "mais que vencedores" (Romanos 8:37).
A Arca do Testemunho mostrava o caminho quando Israel marchava ao redor das muralhas de Jericó. Isso nos ensina que as fortificações de satanás caem quando o povo de Deus é fiel à Sua Palavra.

"Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele." (João 14:21)

PENSAMENTO DE HOJE: Jesus é realmente o Senhor e Mestre de sua vida, ou é o Senhor Deus somente um nome? Ainda insistes em agradar somente a si mesmo?

CRISTO REPRESENTADO:
Pelo sumo sacerdote (Êxodo 40:13).
"Mas, vindo Cristo, o sumo sacerdote dos bens futuros... para agora comparecer por nós perante a face de Deus" (Hebreus 9:11-24.)

Por hoje é isso, pessoal!
Temos visto nesses últimos dias toda a preparação do Tabernáculo e sua construção.
A Bíblia nos diz que após tudo estar preparado e em ordem, "a nuvem cobriu a tenda da congregação, e a glória do Senhor encheu o Tabernáculo".
É nisso que quero me basear agora.
Prepare sua vida! Deixe-a em ordem!
Assim, você será cheio da presença e da glória de Deus.
Não seremos cheios da glória e do poder de Deus com uma vida bagunçada.
Para que a glória do Senhor enchesse o Tabernáculo, foi preciso que ele estivesse pronto e em ordem.
Para o fogo de Deus descer, Elias precisou reparar o altar que estava quebrado.
Será que pretendemos ser cheios da presença de Deus estando com nossas vidas desarrumadas?

"... Prepara-te, ó Israel, para te encontrares com o teu Deus." (Amós 4:12b)

Amanhã volto com o início de LEVÍTICO.
Que Deus nos abençoe grandemente.

2 Responses to "Leitura diária • Êxodo 40"

  1. Ex25:10 Também farão uma arca de madeira de acácia; o seu comprimento será de dois côvados e meio, e a sua largura de um côvado e meio, e de um côvado e meio a sua altura.
    Um côvado tem perto de 45 cm, as medidas expostas estão erradas....Corrijam rápido, estamos sendo envergonhados por falhas assim, grato.

    ResponderExcluir
  2. 114,30 centímetro de comprimentod. 68,58 centímetros de altura e o mesmo de largura. Cada côvado tem exatos 45,72 centímetros.

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.
ELA É DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA PARA NÓS!

Identifique-se, pois queremos estar sempre em contato direto com nossos leitores!

Obrigado por acompanhar, divulgar e orar pelo blog O Semeador!
Que Deus abençoe sua vida, em nome de Jesus!

Blog Archive

TOP 10