Leitura diária • Êxodo 38-39




Por Eliézer Rodrigues.



Eita lá! Eita lá! Eita lá!
Já chegamos no último dia de março... é, o tempo tá se passando.
Daremos sequência a nossa Leitura Diária analisando os capítulos 38 e 39 do Êxodo. Veremos a finalização do tabernáculo e como ele é semelhante ao nosso corpo que é templo do Espírito Santo.
Vem comigo! =P

ÊXODO 38-39

DESTAQUES:
  • Altar do holocausto
  • O pátio do Tabernáculo
  • As vestes do sacerdote.

TEXTO ÁUREO: "Assim se acabou toda a obra do tabernáculo da tenda da congregação; e os filhos de Israel fizeram conforme a tudo o que o SENHOR ordenara a Moisés; assim o fizeram." (Êxodo 39:32)

ANÁLISE
Absolutamente nada que tenha a ver com o tabernáculo foi deixado para o planejamento humano, porque Deus tinha um projeto preciso para o tabernáculo, O Santo Lugar onde Ele habitaria.
Deus andava com Adão no Jardim do Éden, Ele falava com Abraão, Ele deu a Sua Lei à Moisés, mas o Tabernáculo era pra Deus no deserto, onde pela primeira vez Ele "habitaria" nesta terra.
Mais tarde, Deus através do Seu Filho veio à Terra para habitar entre o Seu povo. "E o Verbo se fez carne e habitou entre nós" (João 1:14).
Depois que Jesus Cristo ascendeu ao céu, o precioso Espírito Santo de Deus veio habitar em todos os que aceitam a Cristo, o Filho de Deus, como Salvador: "... nosso corpo é o templo do Espírito Santo ..." (1 Coríntios 6:19).
Nós somos a morada de Deus, Seu Santo tabernáculo ou templo, "... também juntamente sois edificados para morada de Deus através do Espírito" (Efésios 2:21-22). Portanto, nenhum verdadeiro filho de Deus pode ignorar o fato de que Deus quer que vivamos uma vida diferente do que o mundo vive. A vida que ele quer que vivamos, é muito mais do que manter os Dez Mandamentos, e nunca é o resultado da sabedoria humana. Isto é possível graças à habitação do Espírito Santo em nossas vidas, que ilumina o nosso entendimento a medida que lemos a Palavra de Deus.

"Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade..." (João 16:13a)

PENSAMENTO DE HOJE: Antes de tomar qualquer decisão, considere uma pergunta: "Isto glorifica a Deus?"

CRISTO REVELADO:
  • Assim como o altar de ouro e de incenso representam as orações subindo ao céu, também vemos Cristo orando por nós (Êxodo 39:38; também João 17:9).

Trecho em azul traduzido do blog 'Jesus Cristo es la solución' [em espanhol]

É isso aí, galera!
Assim como o Tabernáculo foi habitação de Deus, o nosso corpo é Templo do Espírito Santo. Mediante a isso, cuidarmos do nosso corpo é de relevante importância tanto na parte física como também para o âmbito espiritual.
E a Bíblia é bem clara dizendo que se profanarmos ou destruirmos nossos corpos, também Deus nos destruirá. Por que isso?
Porque o templo de Deus, que somos nós, tem que ser santo, assim como Deus é Santo. (ver 1 Coríntios 3:17)
Então, analisando tudo que vimos até agora no tabernáculo e vendo que o templo do Espírito Santo não deve ser destruído nem profanado... é de suma importância mantermos uma vida santa e obedecermos os mandamentos de Deus.
Vou tentar resumir a melhor forma de nos mantermos santos e não destruirmos o templo de Deus, que é nosso corpo.

"Não sabeis que os INJUSTOS não hão de herdar o Reino de Deus?
Não erreis: nem os DEVASSOS, nem os EFEMINADOS, nem os SODOMITAS, nem os LADRÕES, nem os AVARENTOS, nem os BÊBADOS, nem os MALDIZENTES, nem os ROUBADORES herdarão o Reino de Deus." (1 Coríntios 6:9-10)

Tente se manter longe das coisas acima descritas que já é meio caminho andado.
E o salmista nos diz: "Deleito-me em fazer a tua vontade, ó Deus meu; sim, a tua lei está dentro do meu coração" (Salmos 40:8)
A Palavra de Deus hoje é: Santificai-vos; não destrua o Templo do Espírito Santo para que você não seja destruído!
Mais uma vez, entenda quem quiser. =)

Amanhã eu volto com o ultimo capítulo do Êxodo.
Fiquem na paz do Senhor Jesus Cristo!

0 Comentários em "Leitura diária • Êxodo 38-39"

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.
ELA É DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA PARA NÓS!

Identifique-se, pois queremos estar sempre em contato direto com nossos leitores!

Obrigado por acompanhar, divulgar e orar pelo blog O Semeador!
Que Deus abençoe sua vida, em nome de Jesus!

Blog Archive

TOP 10