Você que ouviu o louvor acima, pode convidar Rosangela Cristina para cantar em sua igreja ou congresso.

Basta entrar em contato e levar essa levita do Senhor para cultuar a Deus juntamente convosco e, temos por certo, que serão tocados pela unção e pelo mover do Senhor.

Contatos:

Fone: (49) 9992-5202
E-mail: rosinha_foustel@hotmail.com

sábado, 10 de abril de 2010

História da Harpa Cristã


Por Jálisson Soares

Olá, caros irmãos!

Pensando sobre o post de hoje e sobre a música evangélica, veio-me à mente a mais famosa coletânea cristã: A Harpa Cristã. Hoje, vou apresentar-lhes um pouco de uma pesquisa feita por Benaía Vieira de Melo. Ele conta a história do hinário em seu livro Curiosidades da Harpa Cristã. Então, vamos aprender um pouco através dessa pesquisa!

História da Harpa Cristã

No início das atividades da Missão de Fé Apostólica, em 18 de junho de 1911, os missionários Gunnar Vingren e Daniel Berg não contavam com um hinário em português, que refletisse as posições doutrinárias da nova igreja.

A influência do hinário Salmos e Hinos

A exemplo de outras denominações, o hinário Salmos e Hinos foi adotado para ser utilizado nos cultos durante o canto congregacional. A coleção Salmos e Hinos, foi organizada pelo casal Dr. Robert Reid Kalley e Sarah Poulton Kalley, fundadores da Igreja Evangélica Congregacional, a primeira igreja evangélica em língua portuguesa no Brasil no ano de 1855. A primeira edição inglesa, data do ano de 1855, contava com 27 Títulos (10 Salmos e 17 Hinos) e foi editada em Londres. Já a primeira edição brasileira, de 1861, era composta por 50 Títulos (18 Salmos e 32 Hinos), foi usada pela primeira vez em 17 de novembro de 1861, seis anos depois de sua chegada ao Brasil. Esta coleção foi a primeira coletânea de hinos evangélicos em língua portuguesa organizada no Brasil. também foi primeiro hinário usado por diversas denominações. Hoje com aproximadamente 150 anos, e com mais de 500 hinos é considerada uma das mais belas coleções de hinos já produzida. Com relação a este hinário, cuja influência no cenário protestante no Brasil podem ser sentidos até os dias de hoje, faz-se necessário esclarecer que existem 3 edições de número 4, a saber:

1) 4ª Edição (Brasileira) de 1873 - Com 130 Títulos (25 Salmos e 105 Hinos);
2) 4ª Edição (Escocesa) de 1889 – Com 230 Títulos (25 Salmos e 205 Hinos);
3) 4ª Edição (Brasileira) de 1919 – Com 608 Hinos. Esta edição foi publicada sob a orientação de João Gomes da Rocha.

Portanto, as edições de número 4, respectivamente, de 1873 e 1889, foram publicadas ainda sob a orientação de Sarah Poulton Kalley.
Este esclarecimento é importante porque muitas vezes ouvimos alguém dizer que tal hino constava da 4ª edição do hinário Salmos e Hinos. Entretanto, não sabemos com certeza, qual edição realmente devemos procurar.


O Cantor Pentecostal

Foi neste cenário que em 1921, em Belém do Pará, surge o Cantor Pentecostal, confeccionado sob a orientação editorial de Almeida Sobrinho, contando com 44 hinos e 10 corinhos, impresso pela tipografia Guajarina e distribuído pela Assembléia de Deus de Belém do Pará. Dois anos após a 4ª edição do hinário Salmos e Hinos editado por João Gomes da Rocha.


A primeira Harpa Cristã

No ano seguinte, 1922, sob a orientação editorial do Pastor Adriano Nobre, surge a 1ª edição da Harpa Cristã, com uma tiragem de 1.000 exemplares que foram distribuídos para todo o Brasil pelo missionário Samuel Nyström. Em 1923, no Rio de Janeiro, sai a 2ª edição da Harpa Cristã, já contando com 300 hinos e impresso nas Oficinas Irmãos Pagenti.


O Psaltério Pentecostal

Em Junho de 1931 foi lançado o PSALTÉRIO PENTECOSTAL, para suprir a escassez de Harpa Cristã, tendo como editor responsável: Gunnar Vingren. Este hinário foi impresso pelo Estabelecimento Gráfico Fernandes & Rohe, Rio de Janeiro, 1931. Na elaboração de nossos hinos, muito contribuiu o missionário Samuel Nyström. Como não tivesse perfeito conhecimento da língua portuguesa, ele traduziu, literalmente, diversas letras da riquíssima hinódia escandinava. Para que os poemas fossem adaptados às suas respectivas músicas, foi necessário que o Pastor Paulo Leivas Macalão empreendesse semelhante tarefa. Por isso, tornou-se o Pastor Macalão no principal elaborador e adaptador de nosso hinário oficial.


Harpa Cristã com 400 hinos

Em 1932, a Harpa Cristã já contava com 400 hinos.

Harpa Cristã com música

Em 1937, a Convenção Geral das Assembléias de Deus, reunida em São Paulo, nomeou uma comissão para editar e imprimir a primeira Harpa Cristã com música.
Desta comissão faziam parte: Emílio Conde, Samuel Nystrom, Paulo Leivas Macalão, John Sorhein Nils Kastberg.


A Harpa Cristã com 524 hinos

Com o passar do tempo, outros hinos foram sendo acrescentados até que o nosso hinário oficial atingisse 524 hinos. Número esse que, durante várias décadas, caracterizou a Harpa Cristã. Até 1981, quase todos os hinos da Harpa Cristã já haviam sido revisados. Os mais altos foram transpostos para tons mais acessíveis ao cântico congregacional.


A Harpa Cristã Atualizada

Em 1979, mediante proposta apresentada pelo Pastor Adilson Soares da Fonseca, o Conselho Administrativo da CPAD, cumprindo resolução da Assembléia Geral da CGADB reunida em Porto Alegre, naquele ano, nomeou uma comissão para proceder a uma revisão geral da música e da letra da Harpa Cristã. A comissão era formada pelos seguintes Pastores: Paulo Leivas Macalão, Túlio Barros Ferreira, Nicodemos José Loureiro, Antonio Gilberto, e João Pereira.
Nesta empreitada, também tomou parte ativa o Pastor e consagrado poeta Joanyr de Oliveira. Em termos técnicos, os trabalhos contaram com dois obreiros especializados: João Pereira, na correção e adaptação da música; e Gustavo Kessler, na revisão das letras. Lançada em 1992, a Harpa Cristã Atualizada foi aceita em muitas igrejas, mas a maioria optou por ficar com a Harpa Tradicional. De qualquer forma, a experiência serviu para rever a hinódia pentecostal, tonando-a mais viva e participativa em nossas reuniões.

A Harpa Cristã Ampliada

Tendo em vista as necessidades de nossa igreja, a CPAD, sob a direção executiva de Ronaldo Rodrigues de Souza, compreendeu ser urgente a ampliação da Harpa Cristã tradicional. E, assim, foram acrescentados mais 116 hinos a fim de atender a todas as exigências cerimoniais e litúrgicas da igreja. A Harpa Cristã Ampliada , lançada em 1999, representa mais um avanço da já riquíssima hinódia pentecostal.



CURIOSIDADES DA HARPA CRISTÃ

Autores cegos:
Fanny Jane Crosby
George Matheson

A mais nova autora de hinos: Anna Louisa Walker Coghill, 18 anos. Escreveu o hino 388, CANTA Ó CRENTE, cujo título original é: WORK, FOR THE NIGHT IS COMING, em 1854.

A mais idosa autora de hinos: Fanny Jane Crosby, 95 anos. - Um dia antes de morrer escreveu seu último hino para consolar sua vizinha que havia perdido um filho.

A mais prolífica autora de hinos: Fanny Jane Crosby (Mais de 8.000 hinos)

O mais prolífico tradutor de hinos: Paulo Leivas Macalão. Na Harpa Cristã encontramos pelo menos 244 hinos que levam suas iniciais. Foi também autor, compositor e músico atuante pelas igrejas por onde passou. Participou ativamente da compilação e elaboração dos hinos da Harpa Cristã.

Melodias (música) que são hinos nacionais de países:

1) Hino Nacional Alemão

O hino número 40, A cidade do bom Deus, tem a letra da canção alemã: Einigkeit und Recht und Freiheit/Für das Deutsche Vaterland" (Unidade e justiça e liberdade / Pela Pátria Alemã), que é Das Lied der Deutschen (A Canção dos Alemães) ou Deutschlandlied. A Melodia foi escrita por Josef Haydn, em 1797.

2) Hino Nacional Inglês

Na Harpa Cristã encontramos o hino 185-INVOCAÇÃO E LOUVOR, que já fazia parte da 4ª Edição do Hinário Salmos e Hinos (1919), sob o número 509, com o mesmo título, e letra de A.H.S. (Alfredo Henrique da Silva). A melodia desse hino foi retirada do Hino Nacional Inglês "God Save the Queen".

3) Hino Nacional das Ilhas Fiji

Meda Dau Doka ou God Bless Fiji é o hino nacional das Ilhas Fiji. A música resultou da adaptação de um hino de 1911, de Charles Austin Miles intitulado "Dwelling in Beulah Land", que é o hino 212 da Harpa Cristã: "OS GUERREIROS SE PREPARAM". A letra e a música resultante foram compostas por Michael Francis Alexander Prescott e adotadas após a independência, em 1970. A letra em inglês e em fijiano não são traduções mútuas, tendo, até, poucas semelhanças.

4) Hino Nacional Brasileiro

É o hino número 638 da Harpa Cristã. O Hino Nacional Brasileiro tem letra de Joaquim Osório Duque Estrada (1870-1927) e música de Francisco Manuel da Silva 1795-1865). Foi oficializado em 1 de setembro de 1971. A música foi composta em 1822, por Francisco Manuel da Silva, chamada inicialmente de "Marcha Triunfal" para comemorar a Independência do país. Em 1906 foi realizado um concurso para a escolha da melhor letra que se adaptasse ao hino, e o poema declarado vencedor foi o de Joaquim Osório Duque Estrada, em 1909, que foi oficializado por Decreto do Presidente Epitácio Pessoa em 1922. Antes desta letra o Hino Nacional Brasileiro já teve outros dois textos.

Melodias (música) que foram cânticos populares ou folclóricos:
- Swanee River (036-O EXILADO)
- My bonnie is over the ocean (205-GRAÇA, GRAÇA) -
- Battle Hymn of the Republic (525-VENCENDO VEM JESUS)

Hinos cantados em cerimônias de casamento e funerais importantes:
- CASTELO FORTE
- VENCENDO VEM JESUS
- MAIS PERTO, MEU DEUS DE TI
- ROCHA ETERNA
- TUDO EM CRISTO
- SOSSEGAI!
- MANSO E SUAVE


Por hoje, é isso! =)
Tenha um ótimo fim de semana e até o próximo sábado!

2 comentários:

Anônimo disse...

jesus curou minha mae de cancer de mama.aleluia

Anônimo disse...

a historia da harpa cristã é muito linda e interessante

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.
ELA É DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA PARA NÓS!

Identifique-se, pois queremos estar sempre em contato direto com nossos leitores!

Obrigado por acompanhar, divulgar e orar pelo blog O Semeador!
Que Deus abençoe sua vida, em nome de Jesus!

Somos Afiliados



Vale o clique

Léo Brandão
Undertlight
 
Design por Gerson Bruno